Darwin Núñez em atraso. Exigências de última hora e o envolvimento de Paulo Gonçalves

(dr) UD Almería

Darwin Núñez, jogador do UD Almería.

A contratação de Darwin Núñez ao Almería está por um fio e a apresentação do jogador foi adiada devido a divergências entre os clubes envolvidos e a uma exigência de última hora do empresário do jogador.

A notícia foi avançada pelo jornal desportivo A BOLA. A apresentação formal do uruguaio estava prevista acontecer esta quinta-feira, à tarde, no centro de estágio do Seixal. O jogador deverá ser apresentado hoje, afiança o SL Benfica.

O atraso é justificado por uma divergência relativa ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA obriga ao pagamento de verba a rondar um milhão de euros. Normalmente, este valor é assumido pelo clube vendedor, mas o Almería reclamava que a responsabilidade pertencia aos benfiquistas.

O negócio ficou fixado nos 24 milhões de euros, mas caso o emblema da Luz tenha de pagar ao Peñarol e ao Carbonero, os dois clubes da formação do avançado de 21 anos, o acordo será feito por 25 milhões de euros. O Almería fica ainda com uma cláusula de 20% da próxima transferência de Núñez.

Por sua vez, o jornal Record oferece outra justificação para a demora em selar o acordo. Em causa estarão exigências de última hora do empresário do atleta, Edgardo Lasalvia, que solicitou uma comissão superior aos 10% normalmente cobrados. Assim, o agente do jogador quer mais do que os 2,4 milhões de euros previstos.

Os dirigentes encarnados acreditam que este entrave de última hora poderá ser ultrapassado com bom senso, escreve o diário desportivo.

Outro dos aspetos que está a gerar polémica é o envolvimento de Paulo Gonçalves no negócio. O ex-assessor jurídico da SAD benfiquista foi um dos emissários enviados pelo Benfica para entrar em conversações com o jogador, clube e agente.

Em declarações ao MaisFutebol, Paulo Gonçalves confirmou o seu envolvimento. “Confirmo que apresentei o jogador, com o seu empresário, na época passada. Fui informado, já esta época, pelo empresário do Darwin, que o Benfica estava interessado no jogador e que o Benfica contactou diretamente o Almería. Confirmo que represento os interesses do jogador e do empresário”, explicou.

Em reação, João Noronha Lopes, candidato às eleições presidenciais do Benfica, falou numa “coincidência preocupante”.

“Passaram dois anos desde que Paulo Gonçalves deixou o departamento jurídico da SAD para preparar a sua defesa. Mandaria o bom senso – e um mínimo de responsabilidade institucional – que os implicados neste caso optassem por conservar alguma distância nos cargos que desempenham. É por isso espantoso que os negócios do Benfica se continuem a cruzar com os de Paulo Gonçalves, quase sempre em circunstâncias que o comum dos benfiquistas é incapaz de compreender. No mínimo, é uma coincidência preocupante, e continua a causar danos reputacionais”, disse, em comunicado.

“Precisamos urgentemente de pôr fim a este ciclo e dar lugar a novos protagonistas. É o que farei”, acrescentou Noronha Lopes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …