“Dare mighty things.” Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

(h) NASA / JPL-Caltech / EPA

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte.

Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives da Internet não falharam à chamada.

Depois de a agência espacial ter partilhado um vídeo que detalha o processo de descida e pouso da Perseverance na cratera Jezero, do Planeta Vermelho, os internautas encheram as redes sociais de teorias à volta de uma mensagem codificada no paraquedas, que ajudou o rover a descer a cerca de 20 mil quilómetros por hora.



Alguns destes “detetives” acreditam ter decifrado o enigma. Segundo a agência Lusa, a mensagem secreta nasceu graças a um amante de puzzles da equipa da missão espacial, o engenheiro de sistemas Ian Clark.

Clark usou um código binário para soletrar “Dare Mighty Things” nas faixas vermelhas e brancas do paraquedas de 21 metros, onde incluiu também as coordenadas do GPS para a sede da missão no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, na Califórnia.

“Dare Mighty Things” (“Ouse coisas poderosas”) é uma frase atribuída ao ex-Presidente norte-americano Theodore Roosevelt, e um mantra no Laboratório que adorna muitas das paredes do centro. O truque era “tentar encontrar uma maneira de codificá-lo, mas não torná-lo muito óbvio”, confessou.

Os engenheiros queriam um padrão incomum no tecido de alta tecnologia para saber como o paraquedas era orientado durante a descida. Transformar isso numa mensagem secreta foi “superdivertido”.

Segundo Clark, apenas seis pessoas tinham conhecimento da mensagem codificada antes do Perseverance aterrar, e iam esperar até que as imagens do paraquedas regressassem à Terra para lançar um teaser numa conferencia de imprensa na segunda-feira.

O engenheiro reconheceu que, da próxima vez, terá de ser “um pouco mais criativo”, já que demorou apenas algumas horas para os fãs do Espaço descobrirem o teor da mensagem.

A aterragem da Perseverance foi transmitida no Twitter e YouTube e também na página oficial da NASA, desde as 19:15 em Lisboa. As operações estiveram a ser coordenadas a partir do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, na Califórnia.

O sinal proveniente de Marte demorou pouco mais de dez minutos a chegar à Terra. As amostras recolhidas não deverão chegar ao nosso planeta antes do início da próxima década.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …