/

NASA publica vídeo da Perseverence a chegar a Marte

4

A agência espacial norte-americana divulgou, esta segunda-feira, novos vídeos da aterragem do rover Perseverance em Marte.

A NASA publicou, nas redes sociais, um vídeo da sonda Perseverance a chegar ao Planeta Vermelho. As imagens foram divulgadas três dias depois de a agência espacial mostrar as fotografias captadas pela câmara a bordo do módulo de aterragem da missão.

Um microfone a bordo do rover permitiu também fornecer a primeira gravação de áudio de Marte.

https://twitter.com/NASAPersevere/status/1363927269505261571

De acordo com o The Verge, as equipas da missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia, recuperaram 30 gigabytes de dados e mais de 23.000 imagens do veículo a descer em direção à superfície marciana.

“Consigo ver estes vídeos durante horas e continuar a observar coisas novas de cada vez que os vejo”, comentou Allen Chen, responsável pela missão.

A Perseverance vai procurar sinais de vida microbiana durante, pelo menos, um ano marciano (cerca de 687 dias terrestres). Além disso, vai estudar a geologia do Planeta Vermeho e testar formas de os astronautas poderem produzir oxigénio a partir do CO2 da atmosfera.

Apesar de ser o quinto rover a aterrar em Marte, esta é a primeira missão da NASA a pesquisar explicitamente “assinaturas biológicas” desde o projeto Viking nos anos 70.

Atualmente, a agência espacial norte-americana mantém em Marte os rovers Curiosity, que pousou em agosto de 2012, e InSight, que chegou ao planeta em novembro de 2018.

Liliana Malainho, ZAP //

4 Comments

  1. Grande noticia (mais uma) para a ciência e a exploração espacial.

    Só falta os politiqueiros esquecerem esta noção de ‘corrida’ e juntarmos (EUA, China, Rússia, India, Israel, Europa) esforços para fazermos mais, melhor e mais rapidamente

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.