NASA publica vídeo da Perseverence a chegar a Marte

A agência espacial norte-americana divulgou, esta segunda-feira, novos vídeos da aterragem do rover Perseverance em Marte.

A NASA publicou, nas redes sociais, um vídeo da sonda Perseverance a chegar ao Planeta Vermelho. As imagens foram divulgadas três dias depois de a agência espacial mostrar as fotografias captadas pela câmara a bordo do módulo de aterragem da missão.

Um microfone a bordo do rover permitiu também fornecer a primeira gravação de áudio de Marte.

https://twitter.com/NASAPersevere/status/1363927269505261571

De acordo com o The Verge, as equipas da missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia, recuperaram 30 gigabytes de dados e mais de 23.000 imagens do veículo a descer em direção à superfície marciana.

“Consigo ver estes vídeos durante horas e continuar a observar coisas novas de cada vez que os vejo”, comentou Allen Chen, responsável pela missão.

A Perseverance vai procurar sinais de vida microbiana durante, pelo menos, um ano marciano (cerca de 687 dias terrestres). Além disso, vai estudar a geologia do Planeta Vermeho e testar formas de os astronautas poderem produzir oxigénio a partir do CO2 da atmosfera.

Apesar de ser o quinto rover a aterrar em Marte, esta é a primeira missão da NASA a pesquisar explicitamente “assinaturas biológicas” desde o projeto Viking nos anos 70.

Atualmente, a agência espacial norte-americana mantém em Marte os rovers Curiosity, que pousou em agosto de 2012, e InSight, que chegou ao planeta em novembro de 2018.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Grande noticia (mais uma) para a ciência e a exploração espacial.

    Só falta os politiqueiros esquecerem esta noção de ‘corrida’ e juntarmos (EUA, China, Rússia, India, Israel, Europa) esforços para fazermos mais, melhor e mais rapidamente

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …