“Danos incalculáveis”. Turista avança com carro contra vários moai da Ilha de Páscoa

Um turista chileno avançou com um carro, no passado fim-de-semana, contra vários moai da Ilha de Páscoa, no Chile.

A situação, “aparentemente intencional”, causou “danos incalculáveis” nas estátuas, segundo revelou Camilo Rapú presidente da comunidade Mau Henua, órgão responsável conservação dos moai da Ilha de Páscoa, citado pelo jornal espanhol ABC.

O homem foi detido no próprio dia do incidente, estando agora a ser acusado de causar danos a um monumento nacional.

O Ministério Público ordenou que o turista permanecesse em Rapa Nui – nome oficial da Ilha de Páscoa – e que se apresentasse mensalmente numa esquadra da polícia. O infrator poderá ser condenado a pagar uma multa e a enfrentar outras consequências penais.

https://twitter.com/T13/status/1234183042660327425?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1234183042660327425&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.abc.es%2Fcultura%2Fabci-estrellan-camioneta-contra-varios-moai-isla-pascua-causando-dano-incalculable-202003050058_noticia.html

Este incidente mostra que é necessário “rever a estrutura legal que protege o património histórico e cultural dos povos originais”, dando um “sinal categórico em prol da sua defesa e conservação”, disse ainda Rapú.

Nesta terça-feira, o autarca da Ilha de Páscoa, Pedro Edmunds, anunciou que retomará uma iniciativa legal para restringir o acesso de veículos ao local arqueológico. O responsável tentou levar o projeto a cabo há oito anos, mas este acabou por ser chumbado pelas autoridades locais, conta a agência Europa Press.

“Há oito anos, éramos 8.000 pessoas. Hoje, somos mais de 12.000, além dos outros 12.000 turistas que chegam todos os meses. Não fomos ouvidos e este é o resultado”, lamentou Edmunds em entrevista ao jornal El Mercurio.

Rapa Nui, significa “Ilha Grande” e era o nome ancestral do local. Ilha de Páscoa foi a denominação dada pelo explorador holandês Jakob Roggeveen (1659-1729), oficialmente o primeiro europeu a pisar na ilha – como o descobridor chegou num domingo de Páscoa, resolveu dar-lhe esse nome.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …