Daniel Bessa renunciou à presidência da Assembleia Municipal do Porto

RTP / Flickr

O economista e ex-ministro Daniel Bessa

O economista e ex-ministro Daniel Bessa

O presidente da Assembleia Municipal do Porto, Daniel Bessa, renunciou esta segunda-feira ao cargo, alegando motivos pessoais, disse à agência Lusa fonte oficial da Câmara.

A renúncia foi conhecida pouco antes do início da sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, que foi dirigida pela vice-presidente, a socialista e ex-secretária de Estado dos Transportes Ana Paula Vitorino.

Ana Paula Vitorino, que disse ter tido conhecimento da renúncia através de uma carta de Daniel Bessa, adiantou, no início dos trabalhos da assembleia que, “na sessão seguinte, que é a próxima, terá que ser resolvida esta questão”.

Daniel Bessa foi eleito nas últimas autárquicas pela lista independente de Rui Moreira. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo do XIII Governo Constitucional, liderado por António Guterres, entre 25 de Outubro de 1995 e 28 de Março de 1996.

É desde Junho de 2009 director-geral da COTEC Portugal, e administrador e consultor de várias empresas, em regime de profissional liberal. A macroeconomia é a sua área de especialização.

Rui Moreira “apanhado de surpresa” com renúncia

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse segunda-feira ter sido “apanhado de surpresa” pela renúncia de Daniel Bessa da presidência da assembleia municipal, considerando uma “perda” e lamentando que não fique “até ao fim do mandato”.

“Daniel Bessa ligou-me por volta das 20:00 a comunicar-me que, por motivos de ordem pessoal, tinha que apresentar a resignação ao cargo e por essa razão já não podia comparecer na assembleia municipal”, disse Rui Moreira aos jornalistas.

Daniel Bessa saiu por “problemas graves”, diz PSD

O vereador do PSD Amorim Pereira afirmou que a resignação de Daniel Bessa ao cargo de presidente da Assembleia Municipal do Porto “mostra clivagens e problemas graves” no projecto do presidente da Câmara, Rui Moreira.

“Esta é a grande notícia do balanço dos 100 dias de mandato do presidente da Câmara, porque não se pode escamotear que Daniel Bessa era e é, nesse projecto, uma peça fundamental”, afirmou Amorim Pereira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …

"Digam aos accionistas não há nada para ninguém". Marcelo apela à Banca (ou deixa que o Governo suspenda os lucros)

O Presidente da República reúne-se, nesta segunda-feira, com os cinco maiores bancos a actuar em Portugal para apelar à sua "sensatez" para agilizarem os empréstimos às empresas e às famílias depois de terem recebido milhões …

FC Porto à caça em Famalicão por Uros Racic

O FC Porto está atento à possível contratação de Uros Racic. O jogador tem-se destacado ao serviço do Famalicão e pode mudar-se para o Dragão a um preço acessível. Até à interrupção das competições, o Famalicão …

Itália com menor número diário de mortes em 15 dias. Nos EUA, a crise compara-se ao 11 de setembro

No dia em que Itália registou o menor número de óbitos por covid-19 em duas semanas, os Estados Unidos registaram 1.200 mortos. O cirurgião geral do país compara a crise a Pearl Harbor e ao 11 …

Substituição de Carlos Costa em contra-relógio. E já há nomes para "render" Centeno

O jornal Público escreve esta segunda-feira que a substituição de Carlos Costa no Banco de Portugal (BdP) está a ser feita em "contra-relógio", uma vez que seu mandato como governador termina dentro de dois meses …

Pedrinho jogava futsal e agora tenta "agarrar um pouco do que Messi faz" no futebol

Pedrinho vê Messi como o seu ídolo no futebol e diz que tenta replicar um pouco daquilo que o argentino faz em campo. O jovem brasileiro assume ainda que assinar pelo Benfica foi "uma decisão …

Com 400 mortes, Suécia prepara-se para mudar de estratégia e aplicar medidas restritivas

A Suécia pode estar prestes a mudar a sua estratégia para combater a pandemia-de covid-19 e a aplicar medidas restritivas para conter o vírus, no momento em que regista mais de 6.800 casos positivos e …

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …