//

Daniel Bessa renunciou à presidência da Assembleia Municipal do Porto

RTP / Flickr

O economista e ex-ministro Daniel Bessa

O economista e ex-ministro Daniel Bessa

O presidente da Assembleia Municipal do Porto, Daniel Bessa, renunciou esta segunda-feira ao cargo, alegando motivos pessoais, disse à agência Lusa fonte oficial da Câmara.

A renúncia foi conhecida pouco antes do início da sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, que foi dirigida pela vice-presidente, a socialista e ex-secretária de Estado dos Transportes Ana Paula Vitorino.

Ana Paula Vitorino, que disse ter tido conhecimento da renúncia através de uma carta de Daniel Bessa, adiantou, no início dos trabalhos da assembleia que, “na sessão seguinte, que é a próxima, terá que ser resolvida esta questão”.

Daniel Bessa foi eleito nas últimas autárquicas pela lista independente de Rui Moreira. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo do XIII Governo Constitucional, liderado por António Guterres, entre 25 de Outubro de 1995 e 28 de Março de 1996.

É desde Junho de 2009 director-geral da COTEC Portugal, e administrador e consultor de várias empresas, em regime de profissional liberal. A macroeconomia é a sua área de especialização.

Rui Moreira “apanhado de surpresa” com renúncia

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse segunda-feira ter sido “apanhado de surpresa” pela renúncia de Daniel Bessa da presidência da assembleia municipal, considerando uma “perda” e lamentando que não fique “até ao fim do mandato”.

“Daniel Bessa ligou-me por volta das 20:00 a comunicar-me que, por motivos de ordem pessoal, tinha que apresentar a resignação ao cargo e por essa razão já não podia comparecer na assembleia municipal”, disse Rui Moreira aos jornalistas.

Daniel Bessa saiu por “problemas graves”, diz PSD

O vereador do PSD Amorim Pereira afirmou que a resignação de Daniel Bessa ao cargo de presidente da Assembleia Municipal do Porto “mostra clivagens e problemas graves” no projecto do presidente da Câmara, Rui Moreira.

“Esta é a grande notícia do balanço dos 100 dias de mandato do presidente da Câmara, porque não se pode escamotear que Daniel Bessa era e é, nesse projecto, uma peça fundamental”, afirmou Amorim Pereira.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.