Dalai Lama diz que Trump tem uma “falta de princípios morais”

Jan Michael Ihl / Flickr

Dalai Lama

Durante uma entrevista à BBC, Dalai Lama analisou vários temas, desde a presidência de Donald Trump até o Brexit. O líder espiritual tibetano, exilado desde 1959, após uma insurreição fracassada contra o domínio chinês, claramente não é fã das opiniões isolacionistas do Presidente norte-americano.

“Quando [Donald Trump] se tornou presidente, disse: ‘América primeiro’. Isso é errado”, referiu o Dalai Lama. “A América deve assumir a responsabilidade global”, noticiou o Raw Story na quinta-feira, citando o líder tibetano, que descreveu o Presidente norte-americano como alguém descuidado, cujas “emoções” são “um pouco complicadas demais”.

“Um dia ele diz alguma coisa, noutro dia ele diz alguma coisa”, notou Dalai Lama, acrescentando que Donald Trump sofre de uma “falta de princípios morais”.

O líder espiritual tibetano disse igualmente que a decisão do Reino Unido em deixar a União Europeia (UE) foi um erro, identificando-se como um “admirador” do espírito da UE.

O jornalista da BBC responsável pela entrevista, Rajini Vaidyanathan, observou que alguns defensores do Brexit citaram Dalai Lama, ao afirmar que os migrantes “deveriam retornar e reconstruir seus países”. O líder espiritual esclareceu sua posição: “Os países europeus deviam acolher esses refugiados e dar-lhes educação e treino”, com o objetivo de lhes fornecer habilidades valiosas caso decidam “retornar à sua terra”.

Rajini Vaidyanathan perguntou-lhe se esses migrantes deviam poder permanecer na Europa, ao que Dalai Lama respondeu: “Um número limitado, OK. Mas toda a Europa, eventualmente, tornar-se num país muçulmano? Impossível. Ou um país africano, também impossível… Deve-se manter a Europa para os europeus”.

Segundo relatou o Week, esta não é a primeira vez que Donald Trump é criticado por Dalai Lama. Durante uma entrevista em 2016, o líder espiritual fez uma imitação física do então candidato presidencial.

Esta também não é a primeira ou a única figura global a apontar o dedo ao atual Presidente norte-americano. O ditador norte-coreano Kim Jong Un – que, de acordo com o Week, pode não ser o melhor juiz sobre sanidade, dado o seu próprio comportamento -, já opinou sobre o estado mental de Donald Trump em 2017, antes de os dois se encontrarem.

Como noticiou o Guardian, Kim Jong Un criticou-o por este permitir que “palavras excêntricas saíssem da sua boca”, antes de o apontar como “mentalmente perturbado”.

As declarações do líder da Coreia do Norte podem ter sido o resultado da recusa de Donald Trump em contratar um tradutor, mas, frisou o Week, não havia dúvidas quanto ao desprezo por trás dessas observações.

Em junho de 2017, foi divulgado um áudio do então primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, “aparentemente a gozar” com o Presidente norte-americano, durante um jantar anual, que normalmente é mantido fora de registo, indicou a BBC.

“O Donald e eu estamos a vencer e a vencer nas pesquisas. Estamos a vencer muito, estamos a vencer, estamos a vencer como nunca vencemos antes”, disse Malcolm Turnbull. A piada era que tinha acabado de cair dez pontos nas pesquisas de opinião. Este também referiu o suposto conluio de Donald Trump com a Rússia para ser eleito.

Embora o Papa Francisco se abstenha de reprimir ativamente o Presidente norte-americano, durante a campanha presidencial – na qual Donald Trump prometeu construir um muro ao longo da fronteira com o México – afirmou que “uma pessoa que pensa apenas em construir muros, onde quer que esteja, e não construir pontes, não é cristã”.

Numa nota mais pessoal, lê-se no Week, parece ter indicado que Donald Trump era gordo. Durante uma visita ao Vaticano, em 2017, o Papa perguntou a Melania Trump através de um tradutor: “O que você dá para ele comer? Potica?”. Potica é um bolo recheado com nozes da Eslovénia, a terra nativa de Melania Trump.

Já a rainha Isabel II, que geralmente não faz piadas às custas dos líderes mundiais, ao reclamar do barulho de um helicóptero durante as filmagens de uma entrevista com David Attenborough, no ano passado, disse: “Por que sempre dão voltas e voltas quando querem conversar? Soa como o presidente Trump…”. Depois de uma pequena pausa, acrescentou: “Ou presidente Obama”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Trump deve ser, ou está perto de ser, a pessoa mais odiada do planeta. A História dirá dele que governou por impulsos de prepotente, egoísmo e ignorância da condição humana.

RESPONDER

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …

PGR de Angola admite emitir mandado de captura de Isabel dos Santos

No seguimento das revelações do Luanda Leaks, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admite emitir um mandado de captura de Isabel dos Santos. A empresária fala de uma campanha "puramente política". O procurador-geral de Angola …

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …

Cientistas desvendaram alguns dos segredos do icónico "Ídolo de Pachacamac"

Investigadores revelaram novos detalhes sobre o Ídolo de Pachacamac, uma estátua icónica da arqueologia antiga peruana. O Ídolo de Pachacamac é uma estátua de madeira que se acredita representar um dos principais deuses da cultura Inca. …

Novas tabelas de IRS para 2020. Salários até 659 euros isentos de retenção na fonte

As novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos salários em 2020 foram publicadas esta terça-feira em Diário da República. Houve uma atualização das tabelas em 0,3%, mas o Governo desceu o montante da …

Paulo Pedroso deixou de ser militante do PS antes das eleições

O ex-ministro e antigo porta-voz do PS, Paulo Pedroso, disse esta segunda-feira à agência Lusa que deixou de ser militante do Partido Socialista antes das eleições legislativas de outubro, sem querer avançar as razões da …

Descoberto o aparelho digestivo fossilizado mais antigo já conhecido

Cientistas descobriram fósseis com 550 milhões de anos, no deserto do Nevada, nos Estados Unidos, que podem ter os aparelhos digestivos mais antigos já conhecidos. Entre cerca de 580 e 540 milhões de anos atrás, no …

Dois fetos encontrados sem vida em Espinho

Dois fetos foram encontrados esta segunda-feira sem vida em Espinho, adiantaram fontes da PSP à agência Lusa. Uma fonte da PSP de Aveiro avançou ter recebido às 12:22 um alerta para a existência de um …

Infarmed recomenda suspensão de medicamento devido a risco de cancro de pele

O Infarmed recomendou aos profissionais de saúde que deixem de prescrever Picato, um tratamento cutâneo de queratose atínica não-hiperqueratósica e não-hipertrófica, e aos doentes que não o usem. O gel, cuja substância ativa é o mebutato …