Vídeo do Daesh mostra morte de soldados norte-americanos em emboscada

Quatro meses depois da morte de quatro soldados norte-americanos no Níger, o Daesh divulgou um vídeo de propaganda no qual mostra a alegada emboscada de que os militares foram vítimas, com a aparente ajuda de um outro grupo terrorista que esteve ligado à Al-Qaeda.

O vídeo foi publicado pelo Daesh na aplicação para telemóveis Telegram, reporta a BBC, salientando que as imagens parecem confirmar a aliança entre o auto-proclamado Estado Islâmico e o grupo terrorista Jamaat Nusrat al-Islam wal-Muslimin (JNIM), que esteve ligado à Al-Qaeda.

As “filmagens em bruto” começam com um juramento de fidelidade de combatentes do JNIM a Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do Daesh, escreve a emissora britânica.

O JNIM começou por ser aliado da Al-Qaeda. Esta “alegada troca para o Daesh foi reportada no mês passado, por vários analistas”, mas não tinha ainda sido promovida pelos órgãos de propaganda do grupo terrorista nas redes sociais.

A alegada emboscada de que foram vítimas os quatro soldados norte-americanos no Níger ocorreu em Outubro de 2017. Na altura, o caso deu que falar porque a viúva de um dos militares mortos lamentou que Donald Trump lhe disse, no telefonema de condolências, que o marido “sabia no que se estava a meter”.

Não se percebe porque é que o vídeo só agora é divulgado pelo Daesh, cerca de quatro meses depois das mortes.

“O vídeo consiste, essencialmente, de filmagens em bruto, incluindo imagens aparentemente filmadas usando a câmara do capacete de um dos soldados“, explica a BBC, constatando que “sugere” que o ataque aos militares dos EUA foi perpetrado por militantes do Daesh.

As imagens começam com “vários militantes armados a caminharem e a correrem numa área deserta, aparentemente rumando em direcção a uma emboscada”. “Os soldados são vistos a afastarem-se num veículo branco, com granadas de fumo coloridas a fornecerem cobertura”, relata a BBC.

“Depois de um corte no vídeo”, os soldados norte-americanos “são vistos em torno de outro veículo, com um soldado a conduzir e os outros dois a caminharem ao lado, enquanto parecem disparar contra os seus atacantes”, acrescenta a mesma fonte.

“Depois, um dos soldados cai ao chão” e o militar que tinha a câmara no capacete tenta levantá-lo. O condutor do veículo sai para o ajudar e conseguem esconder-se. Mas o soldado com a câmara acaba por cair ao chão, presumivelmente abatido. A filmagem termina com a câmara parada e com alegados militantes do Daesh a rodearem o soldado e a dispararem à queima-roupa, conclui a BBC.

Este vídeo é divulgado numa altura em que se espera a divulgação dos resultados da investigação do Pentágono à emboscada.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem os mandou ir para o niger??? Tivessem ficado nos eua e brincado aos soldados nos desertos do seu país. O exercito dos eua gosta de matar os outros, mas quando chega a vez deles…….

RESPONDER

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …