/

Vídeo do Daesh mostra morte de soldados norte-americanos em emboscada

1

Quatro meses depois da morte de quatro soldados norte-americanos no Níger, o Daesh divulgou um vídeo de propaganda no qual mostra a alegada emboscada de que os militares foram vítimas, com a aparente ajuda de um outro grupo terrorista que esteve ligado à Al-Qaeda.

O vídeo foi publicado pelo Daesh na aplicação para telemóveis Telegram, reporta a BBC, salientando que as imagens parecem confirmar a aliança entre o auto-proclamado Estado Islâmico e o grupo terrorista Jamaat Nusrat al-Islam wal-Muslimin (JNIM), que esteve ligado à Al-Qaeda.

As “filmagens em bruto” começam com um juramento de fidelidade de combatentes do JNIM a Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do Daesh, escreve a emissora britânica.

O JNIM começou por ser aliado da Al-Qaeda. Esta “alegada troca para o Daesh foi reportada no mês passado, por vários analistas”, mas não tinha ainda sido promovida pelos órgãos de propaganda do grupo terrorista nas redes sociais.

A alegada emboscada de que foram vítimas os quatro soldados norte-americanos no Níger ocorreu em Outubro de 2017. Na altura, o caso deu que falar porque a viúva de um dos militares mortos lamentou que Donald Trump lhe disse, no telefonema de condolências, que o marido “sabia no que se estava a meter”.

Não se percebe porque é que o vídeo só agora é divulgado pelo Daesh, cerca de quatro meses depois das mortes.

“O vídeo consiste, essencialmente, de filmagens em bruto, incluindo imagens aparentemente filmadas usando a câmara do capacete de um dos soldados“, explica a BBC, constatando que “sugere” que o ataque aos militares dos EUA foi perpetrado por militantes do Daesh.

As imagens começam com “vários militantes armados a caminharem e a correrem numa área deserta, aparentemente rumando em direcção a uma emboscada”. “Os soldados são vistos a afastarem-se num veículo branco, com granadas de fumo coloridas a fornecerem cobertura”, relata a BBC.

“Depois de um corte no vídeo”, os soldados norte-americanos “são vistos em torno de outro veículo, com um soldado a conduzir e os outros dois a caminharem ao lado, enquanto parecem disparar contra os seus atacantes”, acrescenta a mesma fonte.

“Depois, um dos soldados cai ao chão” e o militar que tinha a câmara no capacete tenta levantá-lo. O condutor do veículo sai para o ajudar e conseguem esconder-se. Mas o soldado com a câmara acaba por cair ao chão, presumivelmente abatido. A filmagem termina com a câmara parada e com alegados militantes do Daesh a rodearem o soldado e a dispararem à queima-roupa, conclui a BBC.

Este vídeo é divulgado numa altura em que se espera a divulgação dos resultados da investigação do Pentágono à emboscada.

SV, ZAP //

1 Comment

  1. Quem os mandou ir para o niger??? Tivessem ficado nos eua e brincado aos soldados nos desertos do seu país. O exercito dos eua gosta de matar os outros, mas quando chega a vez deles…….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.