Vídeo do Daesh mostra morte de soldados norte-americanos em emboscada

Quatro meses depois da morte de quatro soldados norte-americanos no Níger, o Daesh divulgou um vídeo de propaganda no qual mostra a alegada emboscada de que os militares foram vítimas, com a aparente ajuda de um outro grupo terrorista que esteve ligado à Al-Qaeda.

O vídeo foi publicado pelo Daesh na aplicação para telemóveis Telegram, reporta a BBC, salientando que as imagens parecem confirmar a aliança entre o auto-proclamado Estado Islâmico e o grupo terrorista Jamaat Nusrat al-Islam wal-Muslimin (JNIM), que esteve ligado à Al-Qaeda.

As “filmagens em bruto” começam com um juramento de fidelidade de combatentes do JNIM a Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do Daesh, escreve a emissora britânica.

O JNIM começou por ser aliado da Al-Qaeda. Esta “alegada troca para o Daesh foi reportada no mês passado, por vários analistas”, mas não tinha ainda sido promovida pelos órgãos de propaganda do grupo terrorista nas redes sociais.

A alegada emboscada de que foram vítimas os quatro soldados norte-americanos no Níger ocorreu em Outubro de 2017. Na altura, o caso deu que falar porque a viúva de um dos militares mortos lamentou que Donald Trump lhe disse, no telefonema de condolências, que o marido “sabia no que se estava a meter”.

Não se percebe porque é que o vídeo só agora é divulgado pelo Daesh, cerca de quatro meses depois das mortes.

“O vídeo consiste, essencialmente, de filmagens em bruto, incluindo imagens aparentemente filmadas usando a câmara do capacete de um dos soldados“, explica a BBC, constatando que “sugere” que o ataque aos militares dos EUA foi perpetrado por militantes do Daesh.

As imagens começam com “vários militantes armados a caminharem e a correrem numa área deserta, aparentemente rumando em direcção a uma emboscada”. “Os soldados são vistos a afastarem-se num veículo branco, com granadas de fumo coloridas a fornecerem cobertura”, relata a BBC.

“Depois de um corte no vídeo”, os soldados norte-americanos “são vistos em torno de outro veículo, com um soldado a conduzir e os outros dois a caminharem ao lado, enquanto parecem disparar contra os seus atacantes”, acrescenta a mesma fonte.

“Depois, um dos soldados cai ao chão” e o militar que tinha a câmara no capacete tenta levantá-lo. O condutor do veículo sai para o ajudar e conseguem esconder-se. Mas o soldado com a câmara acaba por cair ao chão, presumivelmente abatido. A filmagem termina com a câmara parada e com alegados militantes do Daesh a rodearem o soldado e a dispararem à queima-roupa, conclui a BBC.

Este vídeo é divulgado numa altura em que se espera a divulgação dos resultados da investigação do Pentágono à emboscada.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem os mandou ir para o niger??? Tivessem ficado nos eua e brincado aos soldados nos desertos do seu país. O exercito dos eua gosta de matar os outros, mas quando chega a vez deles…….

RESPONDER

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …