//

Custo de vida para jovens estrangeiros em Lisboa ultrapassa mil euros

Roberto Moreno Kozlowski / Flickr

Rua de São Paulo em Lisboa

Um jovem estrangeiro precisa de 1032 euros para se instalar em Lisboa, sendo Lisboa a 57.ª cidade mais cara de uma lista de 80 cidades do mundo. Roménia é a cidade mais barata, de acordo com um ranking da Nestpick.

O ranking realizado pela plataforma de aluguer de apartamentos Nestpick teve por base os destinos mais populares em termos de oportunidades de emprego, onde se encontram as melhores universidades e culturas em ascensão, de acordo com o Dinheiro Vivo.

Para a realização da lista foram avaliados vários parâmetros, como o custo das rendas, alimentação, transporte, comunicações e obtenção de visto. Lisboa classificou-se como a 57ª metrópole mais cada de uma lista que analisa cidades potencialmente interessadas para jovens de todo o mundo.

Segundo o estudo da plataforma da Nestpick, em Lisboa, um apartamento de um quarto com 39 metros quadrados – o espaço mínimo recomendado para uma pessoa –  tem um custo mensal de 529 euros.

A este valor a empresa soma 323 euros para alimentação, 36 para transporte e quase 50 para comunicações, telemóvel e Internet. Os jovens que precisarem de visto de entrada têm ainda de despender mais 94 euros para o documento, tendo que aguardar 56 dias pela sua emissão.

O Dubai está no topo do lista, apresentando-se como a cidade mais cara, com um custo mensal superior a 3600 euros, sendo também a metrópole onde os preços da Internet são mais elevados – cerca de 95 euros.

Já o Cairo, no Egito, é a cidade do ranking mais económica, com preços mensais da ordem dos 560 euros. Esta metrópole tem os custos mais baixos no que se refere a aluguer de casas e transporte.

Segundo o Dinheiro Vivo, a segunda posição na lista é ocupada por Auckland, que exige uma despesa no primeiro mês de 3420 euros. O estudo sublinha também que na Nova Zelândia um visto demora 381 dias a ser emitido, o processo mais longo dos países que integram a lista, e o preço do documento é também o mais elevado do conjunto das urbes analisadas, 1847 euros.

As duas capitais do mundo, Nova Iorque e Londres – muitas vezes denominadas como sendo das cidades mais caras do mundo -, ocupam respetivamente a 4.ª (2879 euros) e a 5.ª (2738 euros) posições.

Londres tem os transportes mais caros do ranking. No top 10 destacam-se ainda três cidades europeias, Oslo (7.º), Zurique (8.º) e Amesterdão (10.º). No top ten surgem ainda Sydney (6º), na Austrália, e Telavive (9º), em Israel.

No fim da lista encontram-se cinco cidades europeias. Um jovem consegue instalar-se em Bucareste, na Roménia, a cidade mais barata do ranking, com um investimento de 644 euros. Segue-se Budapeste (742 euros), na Hungria, Riga, na Letónia, e Sófia, na Bulgária, com preços também atrativos, com as despesas a rondar os 795 e os 812 euros, respetivamente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.