Custo de vida para jovens estrangeiros em Lisboa ultrapassa mil euros

Roberto Moreno Kozlowski / Flickr

Rua de São Paulo em Lisboa

Um jovem estrangeiro precisa de 1032 euros para se instalar em Lisboa, sendo Lisboa a 57.ª cidade mais cara de uma lista de 80 cidades do mundo. Roménia é a cidade mais barata, de acordo com um ranking da Nestpick.

O ranking realizado pela plataforma de aluguer de apartamentos Nestpick teve por base os destinos mais populares em termos de oportunidades de emprego, onde se encontram as melhores universidades e culturas em ascensão, de acordo com o Dinheiro Vivo.

Para a realização da lista foram avaliados vários parâmetros, como o custo das rendas, alimentação, transporte, comunicações e obtenção de visto. Lisboa classificou-se como a 57ª metrópole mais cada de uma lista que analisa cidades potencialmente interessadas para jovens de todo o mundo.

Segundo o estudo da plataforma da Nestpick, em Lisboa, um apartamento de um quarto com 39 metros quadrados – o espaço mínimo recomendado para uma pessoa –  tem um custo mensal de 529 euros.

A este valor a empresa soma 323 euros para alimentação, 36 para transporte e quase 50 para comunicações, telemóvel e Internet. Os jovens que precisarem de visto de entrada têm ainda de despender mais 94 euros para o documento, tendo que aguardar 56 dias pela sua emissão.

O Dubai está no topo do lista, apresentando-se como a cidade mais cara, com um custo mensal superior a 3600 euros, sendo também a metrópole onde os preços da Internet são mais elevados – cerca de 95 euros.

Já o Cairo, no Egito, é a cidade do ranking mais económica, com preços mensais da ordem dos 560 euros. Esta metrópole tem os custos mais baixos no que se refere a aluguer de casas e transporte.

Segundo o Dinheiro Vivo, a segunda posição na lista é ocupada por Auckland, que exige uma despesa no primeiro mês de 3420 euros. O estudo sublinha também que na Nova Zelândia um visto demora 381 dias a ser emitido, o processo mais longo dos países que integram a lista, e o preço do documento é também o mais elevado do conjunto das urbes analisadas, 1847 euros.

As duas capitais do mundo, Nova Iorque e Londres – muitas vezes denominadas como sendo das cidades mais caras do mundo -, ocupam respetivamente a 4.ª (2879 euros) e a 5.ª (2738 euros) posições.

Londres tem os transportes mais caros do ranking. No top 10 destacam-se ainda três cidades europeias, Oslo (7.º), Zurique (8.º) e Amesterdão (10.º). No top ten surgem ainda Sydney (6º), na Austrália, e Telavive (9º), em Israel.

No fim da lista encontram-se cinco cidades europeias. Um jovem consegue instalar-se em Bucareste, na Roménia, a cidade mais barata do ranking, com um investimento de 644 euros. Segue-se Budapeste (742 euros), na Hungria, Riga, na Letónia, e Sófia, na Bulgária, com preços também atrativos, com as despesas a rondar os 795 e os 812 euros, respetivamente.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …