Custo de vida para jovens estrangeiros em Lisboa ultrapassa mil euros

Roberto Moreno Kozlowski / Flickr

Rua de São Paulo em Lisboa

Um jovem estrangeiro precisa de 1032 euros para se instalar em Lisboa, sendo Lisboa a 57.ª cidade mais cara de uma lista de 80 cidades do mundo. Roménia é a cidade mais barata, de acordo com um ranking da Nestpick.

O ranking realizado pela plataforma de aluguer de apartamentos Nestpick teve por base os destinos mais populares em termos de oportunidades de emprego, onde se encontram as melhores universidades e culturas em ascensão, de acordo com o Dinheiro Vivo.

Para a realização da lista foram avaliados vários parâmetros, como o custo das rendas, alimentação, transporte, comunicações e obtenção de visto. Lisboa classificou-se como a 57ª metrópole mais cada de uma lista que analisa cidades potencialmente interessadas para jovens de todo o mundo.

Segundo o estudo da plataforma da Nestpick, em Lisboa, um apartamento de um quarto com 39 metros quadrados – o espaço mínimo recomendado para uma pessoa –  tem um custo mensal de 529 euros.

A este valor a empresa soma 323 euros para alimentação, 36 para transporte e quase 50 para comunicações, telemóvel e Internet. Os jovens que precisarem de visto de entrada têm ainda de despender mais 94 euros para o documento, tendo que aguardar 56 dias pela sua emissão.

O Dubai está no topo do lista, apresentando-se como a cidade mais cara, com um custo mensal superior a 3600 euros, sendo também a metrópole onde os preços da Internet são mais elevados – cerca de 95 euros.

Já o Cairo, no Egito, é a cidade do ranking mais económica, com preços mensais da ordem dos 560 euros. Esta metrópole tem os custos mais baixos no que se refere a aluguer de casas e transporte.

Segundo o Dinheiro Vivo, a segunda posição na lista é ocupada por Auckland, que exige uma despesa no primeiro mês de 3420 euros. O estudo sublinha também que na Nova Zelândia um visto demora 381 dias a ser emitido, o processo mais longo dos países que integram a lista, e o preço do documento é também o mais elevado do conjunto das urbes analisadas, 1847 euros.

As duas capitais do mundo, Nova Iorque e Londres – muitas vezes denominadas como sendo das cidades mais caras do mundo -, ocupam respetivamente a 4.ª (2879 euros) e a 5.ª (2738 euros) posições.

Londres tem os transportes mais caros do ranking. No top 10 destacam-se ainda três cidades europeias, Oslo (7.º), Zurique (8.º) e Amesterdão (10.º). No top ten surgem ainda Sydney (6º), na Austrália, e Telavive (9º), em Israel.

No fim da lista encontram-se cinco cidades europeias. Um jovem consegue instalar-se em Bucareste, na Roménia, a cidade mais barata do ranking, com um investimento de 644 euros. Segue-se Budapeste (742 euros), na Hungria, Riga, na Letónia, e Sófia, na Bulgária, com preços também atrativos, com as despesas a rondar os 795 e os 812 euros, respetivamente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …