/

Cunhado do rei de Espanha apresenta-se na prisão para cumprir pena

1

Cati Cladera / EPA

A infanta Cristina e o marido Inaki Urdangarin

O irmão da Infanta Cristina de Espanha, Iñaki Urdangarin, entregou-se esta segunda-feira de manhã na prisão de Brieva, em Ávila, para cumprir a pena de cinco anos e dez meses de prisão.

Iñaki Urdangarin deu entrada esta manhã na prisão de Brieva, província de Segóvia. O cunhado de Filipe VI, marido da Infanta Cristina, foi condenado a cinco anos e dez meses de prisão por desvio de fundos, na sequência de uma investigação ao caso Noos.

Segundo a Justiça espanhola, o marido da infanta Cristina de Borbón, sócio do instituto Noos – uma fundação sem fins lucrativos – utilizava a sua posição para obter licitações nas regiões de Maiorca e Valença, sendo também acusado de peculato, evasão fiscal e tráfico de influências.

No ano passado, a Justiça espanhola já tinha condenado Urdangarin nos tribunais de primeira instância a mais de seis anos e três meses de prisão por corrupção. O antigo campeão olímpico de andebol foi acusado de ter desviado mais de 6 milhões de euros dos cofres públicos, entre 2004 e 2006.

A redução da pena acordada pelo Supremo deve-se à absolvição do cunhado do rei do crime de falsificação de documento público cometido por um funcionário, uma vez que o seu envolvimento não ficou provado.

A prisão de Brieva fica a cerca de 108 quilómetros a norte de Madrid e, segundo o Público, terá sido escolhida pelo próprio Urdangarin, de entre os 82 estabelecimentos prisionais que existem em Espanha.

Na terça-feira, a Casa Real reafirmou o “respeito absoluto pela independência do poder judicial”, depois de ter tomado conhecimento da decisão do Supremo Tribuna.

O julgamento colocou um membro da Casa Real espanhola no banco dos réus pela primeira vez na história do país. Cristina de Borbón, acusada de cumplicidade nos delitos fiscais do marido, foi absolvida. O Supremo Tribunal reduziu a quantia que a magistratura de Palma de Maiorca tinha imposto à infanta, de 265.088 euros para 136.950 euros.

O rei Filipe VI retirou à irmã e ao cunhado o título de duques de Palma de Maiorca, tendo reduzido a família real ao núcleo familiar e aos pais, reis eméritos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.