Cunhado do rei de Espanha apresenta-se na prisão para cumprir pena

Cati Cladera / EPA

A infanta Cristina e o marido Inaki Urdangarin

O irmão da Infanta Cristina de Espanha, Iñaki Urdangarin, entregou-se esta segunda-feira de manhã na prisão de Brieva, em Ávila, para cumprir a pena de cinco anos e dez meses de prisão.

Iñaki Urdangarin deu entrada esta manhã na prisão de Brieva, província de Segóvia. O cunhado de Filipe VI, marido da Infanta Cristina, foi condenado a cinco anos e dez meses de prisão por desvio de fundos, na sequência de uma investigação ao caso Noos.

Segundo a Justiça espanhola, o marido da infanta Cristina de Borbón, sócio do instituto Noos – uma fundação sem fins lucrativos – utilizava a sua posição para obter licitações nas regiões de Maiorca e Valença, sendo também acusado de peculato, evasão fiscal e tráfico de influências.

No ano passado, a Justiça espanhola já tinha condenado Urdangarin nos tribunais de primeira instância a mais de seis anos e três meses de prisão por corrupção. O antigo campeão olímpico de andebol foi acusado de ter desviado mais de 6 milhões de euros dos cofres públicos, entre 2004 e 2006.

A redução da pena acordada pelo Supremo deve-se à absolvição do cunhado do rei do crime de falsificação de documento público cometido por um funcionário, uma vez que o seu envolvimento não ficou provado.

A prisão de Brieva fica a cerca de 108 quilómetros a norte de Madrid e, segundo o Público, terá sido escolhida pelo próprio Urdangarin, de entre os 82 estabelecimentos prisionais que existem em Espanha.

Na terça-feira, a Casa Real reafirmou o “respeito absoluto pela independência do poder judicial”, depois de ter tomado conhecimento da decisão do Supremo Tribuna.

O julgamento colocou um membro da Casa Real espanhola no banco dos réus pela primeira vez na história do país. Cristina de Borbón, acusada de cumplicidade nos delitos fiscais do marido, foi absolvida. O Supremo Tribunal reduziu a quantia que a magistratura de Palma de Maiorca tinha imposto à infanta, de 265.088 euros para 136.950 euros.

O rei Filipe VI retirou à irmã e ao cunhado o título de duques de Palma de Maiorca, tendo reduzido a família real ao núcleo familiar e aos pais, reis eméritos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …