Supremo condena cunhado do rei de Espanha a 5 anos e 10 meses de prisão

O cunhado do rei Filipe VI de Espanha, Iñaki Urdangarin, foi condenado a uma pena de prisão de 5 anos e 10 meses por crimes de corrupção. A pena foi reduzida pelo Supremo Tribunal de Espanha na passada terça-feira.

No ano passado, a Justiça espanhola já tinha condenado Iñaki Urdangarin nos tribunais de primeira instância a mais de seis anos de prisão por corrupção. Segundo a RFI, o antigo campeão olímpico de andebol foi acusado de ter desviado mais de 6 milhões de euros dos cofres públicos, entre 2004 e 2006.

A redução da pena acordada pelo Supremo deve-se à absolvição do cunhado do rei de Espanha do crime de falsificação de documento público cometido por um funcionário, uma vez que o seu envolvimento não ficou provado, avança o Jornal de Notícias.

Segundo o inquérito, o marido da infanta Cristina de Borbón, sócio do instituto Noos – uma fundação sem fins lucrativos – utilizava a sua posição para obter licitações nas regiões de Maiorca e Valença, sendo também acusado de peculato, evasão fiscal e tráfico de influências.

O “Caso Noos”, que surgiu em 2011, afetou seriamente a imagem da família real espanhola, acelerando a abdicação, em 2014, do rei Juan Carlos, e a coroação do seu filho mais velho, Felipe VI.

Urdangarin provavelmente será preso nos próximos dias, embora ainda possa recorrer da sentença para o Tribunal Constitucional.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Em Espanha nem a Realeza se safa… !
    Por cá os bandidos e corruptos estão todos bem, obrigado !
    Agora vão de férias …

RESPONDER

A palavra de Costa não pode valer menos que a Constituição

O dirigente e deputado do CDS-PP Pedro Mota Soares defendeu este domingo, a propósito dos impostos sobre os combustíveis, que a palavra do primeiro-ministro, António Costa, não pode valer menos do que a letra da …

Novo teste não invasivo usa a luz para identificar a malária

Um engenheiro informático de 24 anos do Uganda, Brian Gitta, ganhou o Prémio África com um dispositivo inovador que testa a malária sem tirar sangue, o ‘Matibabu’, palavra suaíli para "tratamento". "O Matibabu é um exemplo …

Inglaterra vs Panamá | Goleada histórica para todos

Aqui está a maior goleada do Mundial até ao momento e o resultado inglês mais gordo da sua história no torneio. A Inglaterra fez a festa frente à frágil selecção do Panamá e venceu por concludentes …

Sousa Cintra nomeado presidente da SAD do Sporting

O antigo presidente do Sporting José Sousa Cintra foi nomeado para a presidência da SAD do clube, em substituição de Bruno de Carvalho, anunciou hoje a Comissão de Gestão do clube. O presidente da Comissão de …

Descoberta a primeira obra de Da Vinci (ou talvez não)

O primeiro trabalho pictórico do génio do Renascimento Leonardo da Vinci terá sido um azulejo datado de 1471, no qual está representado o Arcanjo Gabriel, anunciou esta quinta-feira o especialista de arte Ernesto Solari, que …

Deus é um estúpido filho da mãe, diz Duterte

Rodrigo Duterte, o presidente das Filipinas – país em que 86% da população é católica – referiu-se a Deus como um "estúpido filho da mãe" durante uma cimeira na cidade de Davao. Referindo-se ao conceito católico …

32 anos depois, a genealogia genética tramou o assassino de Michella

O mistério da agressão sexual seguida de homicídio de uma adolescente americana em 1986 foi resolvido, 32 anos depois graças a uma técnica inovadora da genealogia genética, anunciaram este domingo as autoridades do estado de …

Estrelas massivas podem obrigar-nos a rever toda a história do Universo

Para entender os padrões que deram forma às galáxias, é necessário estudar estrelas. Ao estudá-las, astrónomos e cientistas conseguem analisar as suas massas, nascimentos e mortes para melhor compreender a história do universo. O Observatório Europeu …

Bruno deixa de ser sócio (e adepto) do Sporting

O presidente do Sporting, destituído em assembleia-geral (AG) no sábado, Bruno de Carvalho, prometeu hoje deixar de ser sócio do clube na sequência daquilo que diz ter sido uma “golpada” que colocou de novo no …

Milhares em Londres pedem um segundo referendo ao brexit

O centro de Londres encheu-se este sábado de milhares de pessoas que se manifestaram  por um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. “Queremos ter a palavra sobre o ‘brexit’”, gritou-se. Dois …