/

Cuidados no fim de vida: ULS Braga tem projeto inovador de humanização

Cortesia / ULS Braga

Projeto “Sacos de Memórias” protege o ambiente, tem uma abordagem mais empática e cuidadosa, e fortalece a relação entre instituição e famílias.

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga aposta na humanização dos cuidados de saúde, cuidados no fim de vida. E por isso tem um projeto que se apresenta como inovador.

O projeto chama-se “Sacos de Memórias” e é inspirado no reconhecido Modelo SWAN, desenvolvido pela enfermeira Fiona Murphy. Já foi aplicado em 70 hospitais espalhados pelo planeta.

A prioridade é proporcionar um ambiente de respeito, dignidade e compaixão no processo de luto.

Neste projeto há sacos personalizados para entregar os pertences dos utentes falecidos às suas famílias.

Esses sacos são feitos com reutilização do tecido não tecido, proveniente dos kits cirúrgicos utilizados no Bloco Operatório.

O gesto simbólico, de 2000 sacos personalizados, ajuda o ambiente: foram reutilizadas 1112 folhas de TNT e evitado o descarte de 61 kg de resíduos. Esta (2000 sacos) será a quantidade mínima produzida anualmente.

Em comunicado, a ULS Braga indica que este projeto melhora significativamente a comunicação não-verbal entre profissionais de saúde e familiares, permitindo uma abordagem mais empática e cuidadosa.

Ao mesmo tempo, fortalece a relação entre a instituição e as famílias, reduzindo possíveis insatisfações e promovendo uma cultura institucional baseada na sensibilidade, empatia e acolhimento.

É uma “abordagem mais humanizada e respeitosa nos momentos mais difíceis e com a sustentabilidade ambiental”, explica Marco Sameiro, Coordenador do Gabinete da Qualidade da ULS Braga.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.