Cuba quer pagar dívida da Guerra Fria à República Checa com rum

O país fez uma proposta invulgar para pagar à República Checa a dívida multimilionária da altura da Guerra Fria. A ideia era pagar com garrafas de rum mas os checos já deram a entender que preferem o dinheiro.

Cuba deve cerca de 276 milhões de dólares, cerca de 263 milhões de euros, à República Checa, uma dívida referente à época da Guerra Fria.

Segundo a BBC, o país arranjou uma forma original de tentar saldar a dívida: garrafas de rum, a bebida mais característica da ilha.

Os cubanos, que faziam parte do bloco comunista juntamente com os checos, alegam que têm pouco dinheiro mas rum de sobra e, por isso, levaram a proposta em frente. A República Checa, no entanto, já deu a entender que prefere o pagamento tradicional, ou seja, o dinheiro.

Caso o pagamento em rum não seja aceite, os cubanos também ofereceram a possibilidade de saldar a dívida com medicamentos. Essa foi uma ideia que terá agradado mais ao país europeu, que estará disposto a negociar.

De acordo com a emissora britânica, a República Checa aceita receber parte do débito com garrafas de rum e outra parte com os produtos farmacêuticos. No caso dos remédios, há, porém, o entrave de não estarem certificados na União Europeia.

Cuba tem uma dívida externa com vários países, entre eles a Rússia e o México. Em alguns casos, o pagamento está suspenso desde os anos 1980.

A BBC adianta que, caso Praga aceitasse a oferta do álcool, o país teria rum suficiente durante mais de um século.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pelos vistos os cubanos estão agora a tentar embriagar os checos, estes por seu lado sob o jugo comunista da ex-URSS seriam obrigados a fornecer os cubanos mas agora são livres e sentem-se no direito de reaver as dívidas da monarquia comunista cubana, quanto à divida com os russos autores de todo este imbróglio comunista nestes países penso que os cubanos não só não devem pagar seja o que for mas até exigir uma compensação à Rússia pelos danos e estagnação do país causados pelo regime comunista.

RESPONDER

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …