Cuba quer pagar dívida da Guerra Fria à República Checa com rum

O país fez uma proposta invulgar para pagar à República Checa a dívida multimilionária da altura da Guerra Fria. A ideia era pagar com garrafas de rum mas os checos já deram a entender que preferem o dinheiro.

Cuba deve cerca de 276 milhões de dólares, cerca de 263 milhões de euros, à República Checa, uma dívida referente à época da Guerra Fria.

Segundo a BBC, o país arranjou uma forma original de tentar saldar a dívida: garrafas de rum, a bebida mais característica da ilha.

Os cubanos, que faziam parte do bloco comunista juntamente com os checos, alegam que têm pouco dinheiro mas rum de sobra e, por isso, levaram a proposta em frente. A República Checa, no entanto, já deu a entender que prefere o pagamento tradicional, ou seja, o dinheiro.

Caso o pagamento em rum não seja aceite, os cubanos também ofereceram a possibilidade de saldar a dívida com medicamentos. Essa foi uma ideia que terá agradado mais ao país europeu, que estará disposto a negociar.

De acordo com a emissora britânica, a República Checa aceita receber parte do débito com garrafas de rum e outra parte com os produtos farmacêuticos. No caso dos remédios, há, porém, o entrave de não estarem certificados na União Europeia.

Cuba tem uma dívida externa com vários países, entre eles a Rússia e o México. Em alguns casos, o pagamento está suspenso desde os anos 1980.

A BBC adianta que, caso Praga aceitasse a oferta do álcool, o país teria rum suficiente durante mais de um século.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pelos vistos os cubanos estão agora a tentar embriagar os checos, estes por seu lado sob o jugo comunista da ex-URSS seriam obrigados a fornecer os cubanos mas agora são livres e sentem-se no direito de reaver as dívidas da monarquia comunista cubana, quanto à divida com os russos autores de todo este imbróglio comunista nestes países penso que os cubanos não só não devem pagar seja o que for mas até exigir uma compensação à Rússia pelos danos e estagnação do país causados pelo regime comunista.

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …