Cuba quer pagar dívida da Guerra Fria à República Checa com rum

O país fez uma proposta invulgar para pagar à República Checa a dívida multimilionária da altura da Guerra Fria. A ideia era pagar com garrafas de rum mas os checos já deram a entender que preferem o dinheiro.

Cuba deve cerca de 276 milhões de dólares, cerca de 263 milhões de euros, à República Checa, uma dívida referente à época da Guerra Fria.

Segundo a BBC, o país arranjou uma forma original de tentar saldar a dívida: garrafas de rum, a bebida mais característica da ilha.

Os cubanos, que faziam parte do bloco comunista juntamente com os checos, alegam que têm pouco dinheiro mas rum de sobra e, por isso, levaram a proposta em frente. A República Checa, no entanto, já deu a entender que prefere o pagamento tradicional, ou seja, o dinheiro.

Caso o pagamento em rum não seja aceite, os cubanos também ofereceram a possibilidade de saldar a dívida com medicamentos. Essa foi uma ideia que terá agradado mais ao país europeu, que estará disposto a negociar.

De acordo com a emissora britânica, a República Checa aceita receber parte do débito com garrafas de rum e outra parte com os produtos farmacêuticos. No caso dos remédios, há, porém, o entrave de não estarem certificados na União Europeia.

Cuba tem uma dívida externa com vários países, entre eles a Rússia e o México. Em alguns casos, o pagamento está suspenso desde os anos 1980.

A BBC adianta que, caso Praga aceitasse a oferta do álcool, o país teria rum suficiente durante mais de um século.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pelos vistos os cubanos estão agora a tentar embriagar os checos, estes por seu lado sob o jugo comunista da ex-URSS seriam obrigados a fornecer os cubanos mas agora são livres e sentem-se no direito de reaver as dívidas da monarquia comunista cubana, quanto à divida com os russos autores de todo este imbróglio comunista nestes países penso que os cubanos não só não devem pagar seja o que for mas até exigir uma compensação à Rússia pelos danos e estagnação do país causados pelo regime comunista.

RESPONDER

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …