/

Cuba quer pagar dívida da Guerra Fria à República Checa com rum

3

O país fez uma proposta invulgar para pagar à República Checa a dívida multimilionária da altura da Guerra Fria. A ideia era pagar com garrafas de rum mas os checos já deram a entender que preferem o dinheiro.

Cuba deve cerca de 276 milhões de dólares, cerca de 263 milhões de euros, à República Checa, uma dívida referente à época da Guerra Fria.

Segundo a BBC, o país arranjou uma forma original de tentar saldar a dívida: garrafas de rum, a bebida mais característica da ilha.

Os cubanos, que faziam parte do bloco comunista juntamente com os checos, alegam que têm pouco dinheiro mas rum de sobra e, por isso, levaram a proposta em frente. A República Checa, no entanto, já deu a entender que prefere o pagamento tradicional, ou seja, o dinheiro.

Caso o pagamento em rum não seja aceite, os cubanos também ofereceram a possibilidade de saldar a dívida com medicamentos. Essa foi uma ideia que terá agradado mais ao país europeu, que estará disposto a negociar.

De acordo com a emissora britânica, a República Checa aceita receber parte do débito com garrafas de rum e outra parte com os produtos farmacêuticos. No caso dos remédios, há, porém, o entrave de não estarem certificados na União Europeia.

Cuba tem uma dívida externa com vários países, entre eles a Rússia e o México. Em alguns casos, o pagamento está suspenso desde os anos 1980.

A BBC adianta que, caso Praga aceitasse a oferta do álcool, o país teria rum suficiente durante mais de um século.

ZAP / BBC

3 Comments

  1. Pelos vistos os cubanos estão agora a tentar embriagar os checos, estes por seu lado sob o jugo comunista da ex-URSS seriam obrigados a fornecer os cubanos mas agora são livres e sentem-se no direito de reaver as dívidas da monarquia comunista cubana, quanto à divida com os russos autores de todo este imbróglio comunista nestes países penso que os cubanos não só não devem pagar seja o que for mas até exigir uma compensação à Rússia pelos danos e estagnação do país causados pelo regime comunista.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.