Cuba, a “boa aluna” do continente americano, começa a abrir as portas ao turismo

Muitos países, um pouco por todo o mundo, estão a ser obrigados a confinar novamente. Cuba é uma exceção: elogiada pela sua boa gestão da pandemia, está agora a começar a reabrir as portas ao turismo.

De acordo com dados oficiais, citados pela RFI, entre os 12 países do mundo mais atingidos pela pandemia de covid-19, seis situam-se no continente americano. Além disso, a América Latina reúne 31% das vítimas mortais.

Neste panorama, Cuba destaca-se como uma exceção: com 11,2 milhões de habitantes, a ilha registou 7.639 casos de infeção e 131 mortos – números muito inferiores aos registados nos países vizinhos.

Franco Cavalli, presidente da ONG Medicuba Europa, referiu que vários governos europeu consideram que os dados cubanos são tão positivos que só poderiam ser falsos, mas o representante visitou a ilha e confirmou os números.

“Estou muito impressionado, porque pude ver como Cuba alcançou estes resultados. Aqui, todas as pessoas infetadas são hospitalizadas e todos aqueles com quem elas estiveram em contacto são acompanhados pelos serviços sanitários. A realidade europeia é muito diferente”, sublinhou.

Perante o sucesso da boa gestão da pandemia, as autoridades já apresentaram Cuba como uma zona segura para o turismo: o país vai reabrir, aos poucos, para o resto do mundo.

Fechado desde o dia 24 de março, o aeroporto de Havana voltou a receber voos comerciais este fim de semana. Cinco outros aeroportos internacionais do país já haviam sido reabertos a 17 de outubro para relançar a temporada turística, devastada pela pandemia.

O protocolo sanitário prevê que cada turista, cuja temperatura é medida no aeroporto, deve realizar um teste PCR ao entrar no país e limitar as suas deslocações até receber o resultado do exame, que demora 24 horas. Cinco dias depois, a pessoa deve ser submetida a um segundo teste.

ZAP // RFI

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O vírus é mais difícil de entrar em Cuba, basta olhar para a carroçaria dos carros que por lá existem para compreender serem mais resistentes a tudo. Por outro lado, também parece o vírus ser um pouco alérgico ao comunismo.

  2. Cuba a pesar de ser un país del tercer mundo, de tener una difícil situación económica causada por un bloqueo y embargo económico de más de 60 años, es considerada una “potencia médica mundial”.
    Cuando comenzaron los primeros casos de Covid, toda la población recibió un tratamiento para reforzar el sistema inmunológico con un medicamento producido en Cuba, que todo parece indicar que ha dado resultado. Cuba cuenta ya con tres vacunas en fases de ensayo, la primera de ellas “Soberana 1” con muy buenos resultados. El seguimiento dado a los casos de Covid y las medidas tomadas constituyen un ejemplo a seguir.

    • Bloqueio e embargo, então onde está a força e a solidariedade do mundo comunista? Que mundo obscuro onde nem mesmo com olhos conseguem ver!

RESPONDER

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …