Cuba, a “boa aluna” do continente americano, começa a abrir as portas ao turismo

Muitos países, um pouco por todo o mundo, estão a ser obrigados a confinar novamente. Cuba é uma exceção: elogiada pela sua boa gestão da pandemia, está agora a começar a reabrir as portas ao turismo.

De acordo com dados oficiais, citados pela RFI, entre os 12 países do mundo mais atingidos pela pandemia de covid-19, seis situam-se no continente americano. Além disso, a América Latina reúne 31% das vítimas mortais.

Neste panorama, Cuba destaca-se como uma exceção: com 11,2 milhões de habitantes, a ilha registou 7.639 casos de infeção e 131 mortos – números muito inferiores aos registados nos países vizinhos.

Franco Cavalli, presidente da ONG Medicuba Europa, referiu que vários governos europeu consideram que os dados cubanos são tão positivos que só poderiam ser falsos, mas o representante visitou a ilha e confirmou os números.

“Estou muito impressionado, porque pude ver como Cuba alcançou estes resultados. Aqui, todas as pessoas infetadas são hospitalizadas e todos aqueles com quem elas estiveram em contacto são acompanhados pelos serviços sanitários. A realidade europeia é muito diferente”, sublinhou.

Perante o sucesso da boa gestão da pandemia, as autoridades já apresentaram Cuba como uma zona segura para o turismo: o país vai reabrir, aos poucos, para o resto do mundo.

Fechado desde o dia 24 de março, o aeroporto de Havana voltou a receber voos comerciais este fim de semana. Cinco outros aeroportos internacionais do país já haviam sido reabertos a 17 de outubro para relançar a temporada turística, devastada pela pandemia.

O protocolo sanitário prevê que cada turista, cuja temperatura é medida no aeroporto, deve realizar um teste PCR ao entrar no país e limitar as suas deslocações até receber o resultado do exame, que demora 24 horas. Cinco dias depois, a pessoa deve ser submetida a um segundo teste.

ZAP ZAP // RFI

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O vírus é mais difícil de entrar em Cuba, basta olhar para a carroçaria dos carros que por lá existem para compreender serem mais resistentes a tudo. Por outro lado, também parece o vírus ser um pouco alérgico ao comunismo.

  2. Cuba a pesar de ser un país del tercer mundo, de tener una difícil situación económica causada por un bloqueo y embargo económico de más de 60 años, es considerada una “potencia médica mundial”.
    Cuando comenzaron los primeros casos de Covid, toda la población recibió un tratamiento para reforzar el sistema inmunológico con un medicamento producido en Cuba, que todo parece indicar que ha dado resultado. Cuba cuenta ya con tres vacunas en fases de ensayo, la primera de ellas “Soberana 1” con muy buenos resultados. El seguimiento dado a los casos de Covid y las medidas tomadas constituyen un ejemplo a seguir.

    • Bloqueio e embargo, então onde está a força e a solidariedade do mundo comunista? Que mundo obscuro onde nem mesmo com olhos conseguem ver!

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …