Cuba, a “boa aluna” do continente americano, começa a abrir as portas ao turismo

Muitos países, um pouco por todo o mundo, estão a ser obrigados a confinar novamente. Cuba é uma exceção: elogiada pela sua boa gestão da pandemia, está agora a começar a reabrir as portas ao turismo.

De acordo com dados oficiais, citados pela RFI, entre os 12 países do mundo mais atingidos pela pandemia de covid-19, seis situam-se no continente americano. Além disso, a América Latina reúne 31% das vítimas mortais.

Neste panorama, Cuba destaca-se como uma exceção: com 11,2 milhões de habitantes, a ilha registou 7.639 casos de infeção e 131 mortos – números muito inferiores aos registados nos países vizinhos.

Franco Cavalli, presidente da ONG Medicuba Europa, referiu que vários governos europeu consideram que os dados cubanos são tão positivos que só poderiam ser falsos, mas o representante visitou a ilha e confirmou os números.

“Estou muito impressionado, porque pude ver como Cuba alcançou estes resultados. Aqui, todas as pessoas infetadas são hospitalizadas e todos aqueles com quem elas estiveram em contacto são acompanhados pelos serviços sanitários. A realidade europeia é muito diferente”, sublinhou.

Perante o sucesso da boa gestão da pandemia, as autoridades já apresentaram Cuba como uma zona segura para o turismo: o país vai reabrir, aos poucos, para o resto do mundo.

Fechado desde o dia 24 de março, o aeroporto de Havana voltou a receber voos comerciais este fim de semana. Cinco outros aeroportos internacionais do país já haviam sido reabertos a 17 de outubro para relançar a temporada turística, devastada pela pandemia.

O protocolo sanitário prevê que cada turista, cuja temperatura é medida no aeroporto, deve realizar um teste PCR ao entrar no país e limitar as suas deslocações até receber o resultado do exame, que demora 24 horas. Cinco dias depois, a pessoa deve ser submetida a um segundo teste.

ZAP ZAP // RFI

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O vírus é mais difícil de entrar em Cuba, basta olhar para a carroçaria dos carros que por lá existem para compreender serem mais resistentes a tudo. Por outro lado, também parece o vírus ser um pouco alérgico ao comunismo.

  2. Cuba a pesar de ser un país del tercer mundo, de tener una difícil situación económica causada por un bloqueo y embargo económico de más de 60 años, es considerada una “potencia médica mundial”.
    Cuando comenzaron los primeros casos de Covid, toda la población recibió un tratamiento para reforzar el sistema inmunológico con un medicamento producido en Cuba, que todo parece indicar que ha dado resultado. Cuba cuenta ya con tres vacunas en fases de ensayo, la primera de ellas “Soberana 1” con muy buenos resultados. El seguimiento dado a los casos de Covid y las medidas tomadas constituyen un ejemplo a seguir.

    • Bloqueio e embargo, então onde está a força e a solidariedade do mundo comunista? Que mundo obscuro onde nem mesmo com olhos conseguem ver!

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …