Crucifixo viking descoberto na Dinamarca pode mudar a história do cristianismo

(dr) Ladby Viking Museum

Descoberto na Dinamarca o crucifixo viking mais antigo de sempre

Descoberto na Dinamarca o crucifixo viking mais antigo de sempre

Descoberta quase por acaso por um amador com um detector de metais, uma cruz de ouro maciço mostrando Jesus com os braços abertos poderá ser o crucifixo mais antigo jamais encontrado na Dinamarca.

Com mais de 1.100 anos, a peça foi encontrada no passado mês de março num campo na ilha de Funen, na Dinamarca.

De acordo com o Museu Viking da cidade de Ladby, onde a peça foi mostrada ao público, a jóia poderá ter sido usada por uma mulher viking de elevadas posses.

É uma descoberta completamente sensacional, que remonta à primeira metade do século X”, explica Malene Refshauge Beck, curadora e arqueóloga do Østfyns Museum, ao jornal dinamarquês DR Nyheder.

“Este objecto definitivamente estará nos livros de história futuros, uma vez que pode vir a provar que os dinamarqueses se tornaram cristãos muito tempo antes do que se pensava”, diz a arqueóloga.

A descoberta surpreendente foi um puro acaso.

Dennis Fabricius Holm, um habitante de Aunslev, na Dinamarca, cujo passatempo é procurar tesouros com um detector de metais, estava a aproveitar algumas horas de folga a explorar um campo perto de uma igreja medieval.

Inesperadamente, o caçador de tesouros amador encontrou um peculiar pingente de ouro, e publicou uma foto do achado nas redes sociais, onde alguns utilizadores sugeriram que entrasse em contacto com um arqueólogo.

(dr) Ole Holbeck / TV 2 Fyn

Dennis Fabricius Holm com o seu achado, o mais antigo cruxifixo viking da Dinamarca

Dennis Fabricius Holm com o seu achado, o mais antigo cruxifixo viking da Dinamarca

A jóia viking mede cerca de 4,1 centímetros de comprimento e mostra um homem com os braços estendidos. A figura de Jesus é feita de ouro e pesa 13,2 gramas.

A cruz provavelmente pertencia a uma mulher rica, embora, de acordo com o museu, não seja claro se a mulher era cristã ou uma pagã viking que usasse alguns bens roubados.

O acessório viking é raro, de mais do que uma forma – antes de mais, porque é incomum encontrar uma jóia delicada e cara intacta num campo aberto.

Além disso, apesar de alguns arqueólogos já terem encontrado fragmentos de cruzes em cemitérios vikings, elas datam de períodos posteriores, eram feitas de prata e eram menores do que esta.

Tendo sido datado com origem na primeira metade do século X, a nova descoberta antecede as pedras de Jelling – duas pedras rúnicas de 965 dC, encontradas na cidade dinamarquesa de Jelling.

A igreja medieval perto do local onde o crucifixo foi encontrado data dos anos 1200, mas outros objectos raros, entre os quais uma pedra rúnica, já tinham sido anteriormente desenterrados na área .

Isso sugere que a igreja pode ter sido construída perto de um antigo acampamento viking.

Piratas em part-time

Segundo Malene Refshauge Beck, a nova descoberta altera a data a que se atribui a implantação do cristianismo na região.

“Nos últimos anos tem havido cada vez mais sinais de que o Cristianismo se espalhou mais cedo do que se pensava anteriormente – e, até agora, esta descoberta é a prova mais clara disso”, afirmou a curadora.

Os historiadores acreditavam que os piratas vikings pilharam e aterrorizaram a Europa durante séculos – antes de se converterem no século XI ao Cristianismo e passarem a levar uma vida “bem comportada” de orações, agricultura e idas à igreja.

Ao longo das últimas décadas, porém, arqueólogos e historiadores perceberam que a história era na realidade muito mais complexa.

Por exemplo, a maioria dos vikings eram piratas apenas uma parte do tempo – trabalhavam também como agricultores – e as mulheres participavam também nas aventuras dos viking.

Muitos vikings não se limitavam a saquear e fugir, mas estabeleciam centros urbanos que estão ocupados ainda hoje, como as cidades de Dyfflin ou Dublin, que foram fundadas por vikings.

O crucifixo esteve em exposição durante a época da Páscoa no Museu Viking em Ladby, mas foi entretanto recolhido e enviado para trabalhos de preservação.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. É um pássaro, é um avião?.. Não, é Jesus!..
    Alguma alma caridosa me quer explicar onde está o Jesus aqui? Porque é que uma imagem de alguem ou de alguma criatura de braços abertos, há de ser Jesus?..
    Até agora todos os documentos e descobertas históricas indicavam que os Vikings se converteram ao Cristianismo por volta do Século XII. Agora encontraram uma joia de ouro viking do Sec. X com uma figura meia homem, meia sei lá o quê, que por acaso está de braços abertos (e não pregados) e eis que de repente a História muda e os Vikings passam a ser Cristãos desde o Sec. X.
    Não andará o mundo Ocidental numa nova edição propagandística de Cruzadas?… De repente vamos a ver e os Vikings já eram Cristãos antes de pegar num machado… E os próprios Cristãos antes de de o ser, já o eram.

    Epá… Menos!..

  2. Afinal a notícia está errada. Na notícia refere-se o século X mas na verdade é século X antes de cristo. Ou seja, antes da vinda (e ida) de Cristo à terra já os Vikings possuíam objetos com referências à vida terrena de Cristo. Acrescenta-se ainda que no período triássico foram observados 2 dinossauros a sobreporem e cruzarem as suas caudas e a fazerem, assim, deliberadamente uma cruz, o que indicia que já estes eram conhecedores do cristianismo e que já por essa altura fomentavam a evangelização dos pares.

  3. uma Biblia antes de CRISTO,manuscritos da mulher de CRISTO descobertas atras de descobertas,queres ver que agora CRISTO era -VIKING-rissssss,vai-la vaiiiii cada uma que até parecem montes delas iiiiii o certo é que enquanto não me provarem por -A+B =Y??? que existe ou existiu DEUS/JESUS/CRISTO/DEU etcetc eu acredito num PODER UNIVERSAL de CRIAÇÃO EVOLUÇÃO seja DEUS/JESUS,seja o CHICO TABERNEIRO ali da esquina o nome que lhe deram,eu acreditarei–NELE,e nem se fala mais do assunto,é como o VENTO!!!!!!??????……. iiiiiii…….

    A.G.P.

  4. The Cross in Ritual, Architecture, and Art (A Cruz no Ritual, na Arquitetura e na Arte): “É estranho, porém, inquestionavelmente um fato, que em eras muito anteriores ao nascimento de Cristo, e desde então em terras não tocadas pelo ensino da Igreja, a Cruz tenha sido usada como símbolo sagrado. . . . O grego Baco, o tírio Tamuz, o caldeu Bel e o nórdico Odin, para seus devotos eram simbolizados por uma figura cruciforme.” — De G. S. Tyack, Londres, 1900, p. 1.

    ODIN
    Devido ao seu amor pela batalha, é o principal deus da mitologia nórdica – nascida em países do norte da Europa, como Suécia, Dinamarca e Islândia. Odin é o mais velho e sábio dos deuses. Com só um olho bom, ele vive com dois corvos em seus ombros: Huginn (pensamento) e Muninn (memória), que simbolizam a busca pelo conhecimento.

    Esclarecidos sobre o “Cristo” viking?

    http://WWW.JW.ORG

    • Sim. Agora a propaganda às Testemunhas de Jeová é que não. Investiguem aprofundadamente sobre o fundador da vossa igreja e vejam porque o dia do Armagedão já foi alterado várias vezes…Enfim, vale tudo para prender as pessoas a uma religião…

  5. Que relação podem concluir apartir de um simples objecto? Afinal podia ser apenas um artigo roubado de um qualquer saque viking. Ouro é sempre ouro. em qualquer lugar no mundo. Nada se pode concluir sobre a expansão do cristianismo apenas apartir deste objecto.

  6. O artigo, do início ao final, parece-me extremamente parcial, o que só pode ficar mal.
    Não tem isenção.

    Onde é que se pode comprovar que a figura representada na peça de ouro é “Jesus”?

    Porque não editar o texto e colocar assim: “alegadamente representará Jesus”, ou “crê-se que represente Jesus” ?

    Quem é que confirmou a ligação à figura de Jesus? Foi o “caçador de tesouros amador”?

    Que falta de rigor científico.

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …