Croácia 4-1 Canadá | Goleada croata aniquila sonho canadiano

Ao rubro. Croatas e canadianos protagonizaram uma boa partida, emocionante, embora nem sempre tenha sido bem jogada.

A selecção da América do Norte entrou quase a vencer com um cabeceamento de Alphonso Davies, mas a resposta dos croatas, mais experientes nestas andanças, foi mortífera graças ao acerto de Livaja, de Kramarić, autor de um bis, e de Majer. Com o Canadá já fora das contas, Croácia e Marrocos lideram este Grupo F do Mundial 2022 com quatro pontos e a Bélgica tem menos um. Na derradeira ronda, croatas e belgas vão medir forças e o outro duelo será protagonizado por canadianos e marroquinos.

Poderio croata cilindrou canadianos

Supersónico. Marcava o relógio um minuto e sete segundos quando o Canadá abriu a contagem, naquele que foi o primeiro golo da selecção em fases finais de campeonatos do Mundo. O autor foi a estrela da companhia, Alphonso Davies, ele que tinha desperdiçado uma grande penalidade na estreia frente à Bélgica. Início de sonho dos canadianos, que deixaram os croatas atordoados.

As acelerações de Davies, Larin, Buchanan e David iam deixando os vice-campeões mundiais com os nervos em franja. No entanto, com a passagem dos minutos, a Croácia começava a controlar o encontro graças à superioridade que Brozović, Modrić e Kovačić exerciam na zona central face a Eustáquio e Atiba Hutchinson – que cumpriu neste domingo a 100.º internacionalização. Por isso, não estranhou quando Kramarić empatou o duelo e, em cima dos 45 minutos, Livaja carimbou a remontada.

Mateo Kovačić era o melhor em campo graças a dois passes para finalização, 100% de eficácia (29 passes certos em tantos outros tentados), três conduções progressivas, sete recuperações de posse, quatro desarmes e um GoalPoint Rating de 7.6.

Já sem Stephen Eustaquio, que ficou nos balneários devido a questões físicas, os “canucks” quase empataram, mas o remate de Osorio saiu um pouco por cima do alvo. Na resposta, Borjan defendeu uma tentativa de Kramarić que levava o selo de golo. O duelo estava numa fase louca, instantes depois Livakovic voou e disse não ao tiro de Jonathan David. Parada, resposta, seguiu um período de incerteza que o bis de Kramarić a 20 minutos dos 90 veio dissipar e o golo de Majer (em período de descontos) apenas aumentou o sofrimento dos “rouges”. A Croácia somou o primeiro triunfo neste Mundial 2022, ao passo que os canadianos disseram adeus aos oitavos-de-final de forma inglória.

MVP GoalPoint: Mateo Kovačić

Com as costas protegidas por Brozović, teve liberdade para subir no terreno e foi determinante na reviravolta croata. Mateo Kovačić fez uma exibição notável, repleta de critério e qualidade. Dos números do “box-to-box”, realce para quatro passes para finalização, duas ocasiões flagrantes criadas, um cruzamento, apenas três passes desperdiçados em 42 feitos (eficácia de 93%), seis passes progressivos, nove recuperações de posse, duas acções defensivas no meio-campo adversário e cinco desarmes. Não fossem os três dribles consentidos e a nota – GoalPoint Rating de 8.6 – teria sido ainda mais elevada.

Outros Ratings

Croácia

Kramarić 7.3

Autor de um bis, foi um perigo à solta para Steven Vitória e companhia. Ao todo fez cinco remates, dois cruzamentos e coleccionou oito acções com a bola na área contrária (máximo na partida). As duas ocasiões flagrantes penalizaram-lhe a nota final.

Gvardiol 7.2

Na mira de vários “tubarões”, o jovem central do Leipzig deu mais uma demonstração de todo o talento. Recuperou a posse em sete ocasiões, concluiu três desarmes, duas intercepções e oito alívios.

Canadá

Steven Vitória 5.9

Jogo ingrato para o defesa-central do Desp. Chaves. Face ao poderio croata, destacou-se com cinco recuperações de posse, nove perdidas, dois duelos aéreos defensivos ganhos nos três em que interveio, três desarmes e outros tantos alívios.

Stephen Eustáquio 5.7

Uma lesão traiu o médio do FC Porto, que na primeira parte que jogou coleccionou uma eficácia de 100% no capítulo do passe (26 tentados e 26 realizados com êxito), dois passes progressivos, 35 acções com a bola e cinco alívios.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.