Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar finalistas da Bola de Ouro de 2015

(cv) YouTube

-

O português Cristiano Ronaldo foi anunciado esta segunda-feira como um dos três finalistas da Bola de Ouro de 2015, prémio que distingue o melhor futebolista do ano, em conjunto com o argentino Lionel Messi e o brasileiro Neymar.

O internacional português, de 30 anos, que alinha no Real Madrid, volta a estar entre os três finalistas do prémio atribuído pela FIFA e a revista France Football, que já conquistou por três vezes, em 2008, quando ainda alinhava no Manchester United, 2013 e 2014, já no clube espanhol.

Messi é o grande favorito a ser designado pela quinta vez melhor jogador mundial do ano, o que já aconteceu em 2009, 2010, 2011, 2012, enquanto Neymar figura pela primeira vez entre os três finalistas, num ano em que ambos se sagraram campeões de Espanha e da Europa pelo FC Barcelona.

Enquanto o internacional brasileiro tem como melhor resultado o quinto lugar obtido em 2013, Ronaldo e Messi têm monopolizado nos últimos anos um troféu que apenas mais dois portugueses conseguiram vencer: Eusébio, em 1965, e Luís Figo, em 2000.

Desde 2007, ano em que foi segundo classificado, atrás do brasileiro Kaká, o avançado português apenas uma vez ficou fora dos três melhores, em 2010, tendo ainda terminado na segunda posição em 2009, 2011 e 2012, sempre atrás de Messi.

O internacional argentino, em contrapartida, nunca ficou fora dos três melhores do mundo desde 2007, estreando-se nesse ano com um terceiro lugar e tendo ainda obtido mais três segundas posições, nos anos da consagração de Ronaldo, em 2008, 2013 e 2015.

Único futebolista com quatro troféus conquistados, o avançado do Barcelona pode distanciar-se ainda mais no topo da lista de vencedores, enquanto Ronaldo procura igualar o arquirrival e deixar a companhia dos holandeses Johan Cruyff e Marco van Basten e do francês Michel Platini, todos detentores de três ceptros.

Ronaldo foi o melhor marcador do campeonato espanhol na época passada e Bota de Ouro europeu, com 48 golos, mas ficou em branco a nível coletivo e deve pagar esse preço na votação final, e o desempenho de Neymar também não deve ser suficiente para impedir o penta de Messi.

O avançado argentino é também um dos três candidatos a receber o prémio Puskas, que distingue o melhor golo do ano, em conjunto com italiano Alessandro Florenzi (AS Roma) – graças a um tento marcado ao Barcelona – e o brasileiro Wendell Lira (Goianésia).

Além do vencedor da Bola de Ouro deste ano, a 11 de janeiro de 2016, em Zurique, sede do organismo regulador do futebol mundial, será também anunciado o melhor treinador de 2015, que será discutido entre os espanhóis Luis Enrique (Barcelona) e Pep Guardiola (Bayern Munique) e o argentino Jorge Sampaoli (selecionador do Chile).

Apesar de Guardiola ter conquistado o título alemão e de Sampaoli ter levado a Chile a conquistar a Copa América, batendo na final, precisamente, a Argentina, Luis Enrique, tal como Messi, é o grande favorito a ser designado melhor técnico de 2015.

A melhor jogadora sairá do trio constituído pela norte-americana Carli Lloyd, a japonesa Aya Miyama e a alemã Celia Sasic.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …