Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar finalistas da Bola de Ouro de 2015

(cv) YouTube

-

O português Cristiano Ronaldo foi anunciado esta segunda-feira como um dos três finalistas da Bola de Ouro de 2015, prémio que distingue o melhor futebolista do ano, em conjunto com o argentino Lionel Messi e o brasileiro Neymar.

O internacional português, de 30 anos, que alinha no Real Madrid, volta a estar entre os três finalistas do prémio atribuído pela FIFA e a revista France Football, que já conquistou por três vezes, em 2008, quando ainda alinhava no Manchester United, 2013 e 2014, já no clube espanhol.

Messi é o grande favorito a ser designado pela quinta vez melhor jogador mundial do ano, o que já aconteceu em 2009, 2010, 2011, 2012, enquanto Neymar figura pela primeira vez entre os três finalistas, num ano em que ambos se sagraram campeões de Espanha e da Europa pelo FC Barcelona.

Enquanto o internacional brasileiro tem como melhor resultado o quinto lugar obtido em 2013, Ronaldo e Messi têm monopolizado nos últimos anos um troféu que apenas mais dois portugueses conseguiram vencer: Eusébio, em 1965, e Luís Figo, em 2000.

Desde 2007, ano em que foi segundo classificado, atrás do brasileiro Kaká, o avançado português apenas uma vez ficou fora dos três melhores, em 2010, tendo ainda terminado na segunda posição em 2009, 2011 e 2012, sempre atrás de Messi.

O internacional argentino, em contrapartida, nunca ficou fora dos três melhores do mundo desde 2007, estreando-se nesse ano com um terceiro lugar e tendo ainda obtido mais três segundas posições, nos anos da consagração de Ronaldo, em 2008, 2013 e 2015.

Único futebolista com quatro troféus conquistados, o avançado do Barcelona pode distanciar-se ainda mais no topo da lista de vencedores, enquanto Ronaldo procura igualar o arquirrival e deixar a companhia dos holandeses Johan Cruyff e Marco van Basten e do francês Michel Platini, todos detentores de três ceptros.

Ronaldo foi o melhor marcador do campeonato espanhol na época passada e Bota de Ouro europeu, com 48 golos, mas ficou em branco a nível coletivo e deve pagar esse preço na votação final, e o desempenho de Neymar também não deve ser suficiente para impedir o penta de Messi.

O avançado argentino é também um dos três candidatos a receber o prémio Puskas, que distingue o melhor golo do ano, em conjunto com italiano Alessandro Florenzi (AS Roma) – graças a um tento marcado ao Barcelona – e o brasileiro Wendell Lira (Goianésia).

Além do vencedor da Bola de Ouro deste ano, a 11 de janeiro de 2016, em Zurique, sede do organismo regulador do futebol mundial, será também anunciado o melhor treinador de 2015, que será discutido entre os espanhóis Luis Enrique (Barcelona) e Pep Guardiola (Bayern Munique) e o argentino Jorge Sampaoli (selecionador do Chile).

Apesar de Guardiola ter conquistado o título alemão e de Sampaoli ter levado a Chile a conquistar a Copa América, batendo na final, precisamente, a Argentina, Luis Enrique, tal como Messi, é o grande favorito a ser designado melhor técnico de 2015.

A melhor jogadora sairá do trio constituído pela norte-americana Carli Lloyd, a japonesa Aya Miyama e a alemã Celia Sasic.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em …

Defesa alega que Salgado tem “lapsos de memória” e “desgaste físico e emocional”

Os advogados apresentam um apanhado do que chamam do perfil psicológico do arguido, bem como as condições físicas em que atualmente se encontra. A contestação conta com 191 páginas. Tendo em conta o escrutínio público a …

"Errar é humano". Rui Moreira defende Medina das críticas (mas garante que no Porto não aconteceria algo semelhante)

Depois de Fernando Medina se ver envolvido no casos dos dados dos ativistas russos, Rui Moreira vem defender o seu homólogo dizendo que este não deverá abandonar a autarquia lisboeta. Em entrevista à TVI24, o Presidente …

"Cena de Kafka ou de Orwell". Bielorrússia exibe Protasevich em conferência de imprensa

As autoridades bielorrussas exibiram, esta segunda-feira, o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação". Esta segunda-feira, Roman Protasevich esteve presente numa conferência de imprensa do …

Pipa conhece interesse do Sporting e não descarta transferência

Gonzalo Ávila Gordon, mais conhecido por Pipa, tem sido observado pelo Sporting CP como opção para concorrer pelo lugar de Pedro Porro. "Vi as notícias, sei que o Sporting é o campeão português e um grande …

Fatura da luz vai aumentar já no próximo mês

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou um aumento nos preços da luz para as cerca de 954 mil famílias que são abastecidas no mercado regulado. A revisão entra em vigor a 1 de julho …

Num dia "incrivelmente positivo", Biden lançou avisos a Putin e teve uma reunião "muito boa" com a Turquia

O presidente dos EUA, Joe Biden, considerou a cimeira da NATO, realizada esta segunda-feira em Bruxelas, um dia "incrivelmente positivo", naquela que foi a sua primeira deslocação internacional desde que tomou posse. Joe Biden destacou, durante …

Portugal enfrenta a Hungria à procura de retomar onde Éder nos deixou

A seleção portuguesa de futebol inicia esta terça-feira a defesa do título no Euro2020, com o objetivo de superar a Hungria, 'outsider' do Grupo F, em Budapeste, antes dos complicados embates frente às favoritas Alemanha …

Duarte Cordeiro admite que Lisboa corre o risco de recuar no desconfinamento

O coordenador para a covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo revelou, esta segunda-feira, que o concelho de Lisboa "já está acima do limite" de 240 casos por 100 mil habitantes. "Estamos a sentir um nível …

"Um completo fracasso". Paulo Sousa criticado após derrota no arranque do Euro

O jornal polaco Przeglad Sportowi classificou de "completo fracasso" o trabalho de Paulo Sousa na derrota da Polónia frente à Eslováquia no arranque do Euro2020. A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou da pior …