Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar finalistas da Bola de Ouro de 2015

(cv) YouTube

-

O português Cristiano Ronaldo foi anunciado esta segunda-feira como um dos três finalistas da Bola de Ouro de 2015, prémio que distingue o melhor futebolista do ano, em conjunto com o argentino Lionel Messi e o brasileiro Neymar.

O internacional português, de 30 anos, que alinha no Real Madrid, volta a estar entre os três finalistas do prémio atribuído pela FIFA e a revista France Football, que já conquistou por três vezes, em 2008, quando ainda alinhava no Manchester United, 2013 e 2014, já no clube espanhol.

Messi é o grande favorito a ser designado pela quinta vez melhor jogador mundial do ano, o que já aconteceu em 2009, 2010, 2011, 2012, enquanto Neymar figura pela primeira vez entre os três finalistas, num ano em que ambos se sagraram campeões de Espanha e da Europa pelo FC Barcelona.

Enquanto o internacional brasileiro tem como melhor resultado o quinto lugar obtido em 2013, Ronaldo e Messi têm monopolizado nos últimos anos um troféu que apenas mais dois portugueses conseguiram vencer: Eusébio, em 1965, e Luís Figo, em 2000.

Desde 2007, ano em que foi segundo classificado, atrás do brasileiro Kaká, o avançado português apenas uma vez ficou fora dos três melhores, em 2010, tendo ainda terminado na segunda posição em 2009, 2011 e 2012, sempre atrás de Messi.

O internacional argentino, em contrapartida, nunca ficou fora dos três melhores do mundo desde 2007, estreando-se nesse ano com um terceiro lugar e tendo ainda obtido mais três segundas posições, nos anos da consagração de Ronaldo, em 2008, 2013 e 2015.

Único futebolista com quatro troféus conquistados, o avançado do Barcelona pode distanciar-se ainda mais no topo da lista de vencedores, enquanto Ronaldo procura igualar o arquirrival e deixar a companhia dos holandeses Johan Cruyff e Marco van Basten e do francês Michel Platini, todos detentores de três ceptros.

Ronaldo foi o melhor marcador do campeonato espanhol na época passada e Bota de Ouro europeu, com 48 golos, mas ficou em branco a nível coletivo e deve pagar esse preço na votação final, e o desempenho de Neymar também não deve ser suficiente para impedir o penta de Messi.

O avançado argentino é também um dos três candidatos a receber o prémio Puskas, que distingue o melhor golo do ano, em conjunto com italiano Alessandro Florenzi (AS Roma) – graças a um tento marcado ao Barcelona – e o brasileiro Wendell Lira (Goianésia).

Além do vencedor da Bola de Ouro deste ano, a 11 de janeiro de 2016, em Zurique, sede do organismo regulador do futebol mundial, será também anunciado o melhor treinador de 2015, que será discutido entre os espanhóis Luis Enrique (Barcelona) e Pep Guardiola (Bayern Munique) e o argentino Jorge Sampaoli (selecionador do Chile).

Apesar de Guardiola ter conquistado o título alemão e de Sampaoli ter levado a Chile a conquistar a Copa América, batendo na final, precisamente, a Argentina, Luis Enrique, tal como Messi, é o grande favorito a ser designado melhor técnico de 2015.

A melhor jogadora sairá do trio constituído pela norte-americana Carli Lloyd, a japonesa Aya Miyama e a alemã Celia Sasic.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …

Alunos até ao 6.º ano vão poder ficar nas escolas das 9 às 17 horas

O princípio da Escola a Tempo Inteiro (ETI), que permite prolongar o horário escolar dos alunos do 1.º ciclo através de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai ser também alargado aos estudantes do 2.º ciclo. …

Bruno Fernandes corre risco de não fazer o último jogo contra o Benfica

Com a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United quase fechada, o internacional português corre o risco de não alinhar esta sexta-feira no dérbi com o Benfica. A notícia avançada hoje pelo Correio da Manhã …

Carreiras chama "traidor" a Rio (e considera que Passos Coelho voltará a unir o partido)

O autarca de Cascais, Carlos Carreiras, classifica Rui Rio como "traidor" e considera que, "se e quando decidir voltar", Pedro Passos Coelho voltará a unir o PSD. Carlos Carreiras, presidente da maior autarquia social-democrata do país, …

Docentes com mais de 60 anos podem deixar de dar aulas

Tiago Brandão Rodrigues colocou em cima da mesa a opção de docentes com mais de 60 anos poderem deixar de dar aulas e passar a desempenhar outras atividades nas escolas. Na nota de apresentação do Orçamento …