Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Alessandro Di Marco / EPA

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, Netco Sports e Ernst & Young.

Ronaldo, que fez o hat-trick no top-3 de ligas europeias, soma 21 golos no campeonato, menos cinco do que Quagliarella, que foi considerado o melhor avançado. Nota para o facto de, apesar do domínio interno, a Juventus ter apenas um dos prémios individuais, com a Liga Italiana a optar por distribuir as distinções por várias equipas.

Na sua primeira experiência pós-Real Madrid, o craque português ajudou a Vechia Signora a chegar novamente ao título, revelando-se preponderante em várias vitórias do conjunto de Massimiliano Allegri, treinador italiano que foi pentacampeão pela Juventus e ganhou 11 títulos internos desde 2014, e vai agora deixar o clube de Turim no final da temporada.

“Obrigada, mister. Vivemos apenas um ano juntos, mas foi excecional, porque, para além de ser um grande treinador, é um grande ser humano. Foi um prazer trabalhar contigo”, escreveu o português através das redes sociais.

Distinguidos foram ainda Samir Handanovic (Inter), melhor guarda-redes, Kalidou Koulibaly (Nápoles), melhor defesa, Sergej Milinkovic-Savic (Lazio), melhor médio, e Fabio Quagliarella (Sampdoria), melhor avançado. Nicolò Zaniolo (Roma) foi escolhido o melhor jovem da temporada.

O capitão da seleção é o primeiro jogador a ser campeão em Itália, Espanha e Inglaterra. Nunca antes – pelo menos desde que há registos – um atleta festejou o campeonato nestas três ligas europeias.

É ainda o 12.º português (em 65 que já jogaram na liga italiana) a conquistar o scudetto, depois de Rui Costa, Fernando Couto, Paulo Sousa, Dimas, Paulo Futre, Luís Figo, Sérgio Conceição, Ricardo Quaresma, Maniche e José Mourinho, além de João Cancelo, que também se sagrou campeão este sábado.

Ronaldo é ainda o quarto português a festejar o título italiano com as cores bianconeri, depois de Paulo Sousa, Dimas e João Cancelo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …