/

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Alessandro Di Marco / EPA

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, Netco Sports e Ernst & Young.

Ronaldo, que fez o hat-trick no top-3 de ligas europeias, soma 21 golos no campeonato, menos cinco do que Quagliarella, que foi considerado o melhor avançado. Nota para o facto de, apesar do domínio interno, a Juventus ter apenas um dos prémios individuais, com a Liga Italiana a optar por distribuir as distinções por várias equipas.

Na sua primeira experiência pós-Real Madrid, o craque português ajudou a Vechia Signora a chegar novamente ao título, revelando-se preponderante em várias vitórias do conjunto de Massimiliano Allegri, treinador italiano que foi pentacampeão pela Juventus e ganhou 11 títulos internos desde 2014, e vai agora deixar o clube de Turim no final da temporada.

“Obrigada, mister. Vivemos apenas um ano juntos, mas foi excecional, porque, para além de ser um grande treinador, é um grande ser humano. Foi um prazer trabalhar contigo”, escreveu o português através das redes sociais.

Distinguidos foram ainda Samir Handanovic (Inter), melhor guarda-redes, Kalidou Koulibaly (Nápoles), melhor defesa, Sergej Milinkovic-Savic (Lazio), melhor médio, e Fabio Quagliarella (Sampdoria), melhor avançado. Nicolò Zaniolo (Roma) foi escolhido o melhor jovem da temporada.

O capitão da seleção é o primeiro jogador a ser campeão em Itália, Espanha e Inglaterra. Nunca antes – pelo menos desde que há registos – um atleta festejou o campeonato nestas três ligas europeias.

É ainda o 12.º português (em 65 que já jogaram na liga italiana) a conquistar o scudetto, depois de Rui Costa, Fernando Couto, Paulo Sousa, Dimas, Paulo Futre, Luís Figo, Sérgio Conceição, Ricardo Quaresma, Maniche e José Mourinho, além de João Cancelo, que também se sagrou campeão este sábado.

Ronaldo é ainda o quarto português a festejar o título italiano com as cores bianconeri, depois de Paulo Sousa, Dimas e João Cancelo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.