Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Alessandro Di Marco / EPA

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, Netco Sports e Ernst & Young.

Ronaldo, que fez o hat-trick no top-3 de ligas europeias, soma 21 golos no campeonato, menos cinco do que Quagliarella, que foi considerado o melhor avançado. Nota para o facto de, apesar do domínio interno, a Juventus ter apenas um dos prémios individuais, com a Liga Italiana a optar por distribuir as distinções por várias equipas.

Na sua primeira experiência pós-Real Madrid, o craque português ajudou a Vechia Signora a chegar novamente ao título, revelando-se preponderante em várias vitórias do conjunto de Massimiliano Allegri, treinador italiano que foi pentacampeão pela Juventus e ganhou 11 títulos internos desde 2014, e vai agora deixar o clube de Turim no final da temporada.

“Obrigada, mister. Vivemos apenas um ano juntos, mas foi excecional, porque, para além de ser um grande treinador, é um grande ser humano. Foi um prazer trabalhar contigo”, escreveu o português através das redes sociais.

Distinguidos foram ainda Samir Handanovic (Inter), melhor guarda-redes, Kalidou Koulibaly (Nápoles), melhor defesa, Sergej Milinkovic-Savic (Lazio), melhor médio, e Fabio Quagliarella (Sampdoria), melhor avançado. Nicolò Zaniolo (Roma) foi escolhido o melhor jovem da temporada.

O capitão da seleção é o primeiro jogador a ser campeão em Itália, Espanha e Inglaterra. Nunca antes – pelo menos desde que há registos – um atleta festejou o campeonato nestas três ligas europeias.

É ainda o 12.º português (em 65 que já jogaram na liga italiana) a conquistar o scudetto, depois de Rui Costa, Fernando Couto, Paulo Sousa, Dimas, Paulo Futre, Luís Figo, Sérgio Conceição, Ricardo Quaresma, Maniche e José Mourinho, além de João Cancelo, que também se sagrou campeão este sábado.

Ronaldo é ainda o quarto português a festejar o título italiano com as cores bianconeri, depois de Paulo Sousa, Dimas e João Cancelo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

União Europeia anuncia 540 milhões para investir no "Nosso Oceano"

A União Europeia vai anunciar esta quarta-feira compromissos no valor de 540 milhões de euros para manter os oceanos limpos, assim como um mapa para acompanhar o que se faz nesse sentido, na abertura da …

Escócia e Gales querem eleições se houver adiamento do Brexit

Os chefes dos governos da Escócia e de Gales defenderam hoje eleições antecipadas no Reino Unido no caso de uma extensão do prazo de saída do país da União Europeia. “Quero que se realizem eleições gerais. …

Governo grego apresenta legislação mais restritiva do direito de asilo

O Governo grego enviou na terça-feira ao parlamento uma proposta de lei que endurece os procedimentos para concessão de asilo, reforça os poderes de detenção e acelera as deportações, noticiou a imprensa. A proposta, de 250 …

Libertadores. Jesus veta acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino

Escreve a imprensa brasileira que Jorge Jesus vetou o acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino que antecede o jogo com o Grémio para a Libertadores, que vai decidir um dos finalistas da competição. …

Caso do bebé sem rosto. Médico suspenso não viu que menina tinha duas vaginas, um rim e espinha bífida

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos suspendeu preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu, em Setúbal, com malformações graves. Entretanto, surgem novos dados sobre suspeitas atribuídas ao médico noutros …

Rede de imigração ilegal no SEF. Denúncias de corrupção eram antigas, mas ficaram na gaveta

A inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que foi detida nesta semana, por pertencer alegadamente a uma rede de imigração ilegal, já tinha sido identificada num inquérito interno desta entidade, devido às mesmas …

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …