Cristas defende “algum incentivo fiscal” para aumentar a poupança

Mário Cruz / Lusa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou nesta quinta-feira estar preocupada com os “valores dramaticamente baixos da poupança” e admitiu “algum incentivo fiscal” para levar as pessoas a poupar.

Assunção Cristas abriu esta quinta-feora um colóquio, na sede nacional do CDS-PP, em Lisboa, “Poupar para investir”, em que acusou, indiretamente, o Governo de não ter tido “um discurso público que valorizasse o fator da poupança”.

Ao comentar os números do Instituto Nacional de Estatística (INE), a líder centrista sublinhou que “as famílias estão a consumir como nunca“, com as despesas de consumo final a atingirem “o valor mais alto do INE”, que começa em 1995.

São “valores dramaticamente baixos de poupança, o que, naturalmente, comprometem o investimento”, afirmou a líder centrista.

A “poupança média evoluiu negativamente” em Portugal, fixando-se nos 5%, e está “muito distante da média da União Europeia (UE)”, que é de 10,6% do rendimento bruto disponível. Assunção Cristas perguntou “qual é o drama disto”.

E a seguir a líder do CDS deu a resposta: “Se não há poupança também não há forma de termos meios para podermos investir”, disse, afirmando que este “é um dos problemas críticos” do país. Porque, acrescentou, se não subirem os “níveis de poupança”, dificilmente se conseguirá “catapultar a economia para os crescimentos” que considera “necessários, duradouros e sustentáveis”.

Assunção Cristas concluiu que, para “promover a poupança”, há “muitos aspetos” possíveis, como estimular a “literacia financeira”, promover “instrumentos de poupança” e adotar “algum incentivo fiscal a essa poupança“, sem adiantar modalidades concretas. O debate juntou Miguel Coelho, Leonardo Mathias, Valdemar Duarte e Miguel Torres.

A líder dos centristas prometeu que as ideias lançadas neste debate, organizado pelo gabinete de estudos do CDS-PP, serão tidas em conta na elaboração do programa eleitoral do partido para as legislativas de outubro. Assunção Cristas admitiu também que algumas das ideias deste grupo de economistas venham a ser utilizadas durante o debate do Programa de Estabilidade e do Plano Nacional de Reformas, em abril.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …