Cristãos do Iraque estarão extintos em 5 anos

chrisdebruyn / Flickr

Mosteiro cristão ortodoxo em Bashiqa, no Iraque

Mosteiro cristão ortodoxo em Bashiqa, no Iraque

A religião cristã poderá estar extinta no Iraque no prazo de cinco anos se não houver uma “ajuda de emergência a nível internacional”, alerta um relatório da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

O relatório “Perseguidos e Esquecidos?“, sobre “os cristãos oprimidos por causa da sua fé” e relativo ao período entre Outubro de 2013 e Julho de 2015, refere que o número de cristãos no Iraque passou “de cerca de um milhão em 2002-2003 para cerca de 700 mil em 2006 e para menos de 300 mil” no período em análise.

A “população cristã tem vindo a sofrer uma verdadeira hemorragia no Iraque, a um ritmo de 60 a 100 mil por ano”, assinala o estudo, adiantando: “Estas estatísticas sugerem que, a não ser que haja uma mudança para melhor, o Cristianismo será totalmente extinto no Iraque no prazo de cinco anos”.

Organização da Igreja Católica que depende directamente da Santa Sé, a Fundação AIS tem como missão “ajudar os cristãos onde quer que eles se encontrem perseguidos, refugiados ou em necessidade”.

Além do Iraque, o relatório refere que “um enorme êxodo de cristãos de outras regiões do Médio Oriente, como por exemplo da Síria, combinado com um aumento das pressões sobre os fiéis na Arábia Saudita e no Irão, significam que a Igreja está a ser silenciada e expulsa do coração da sua antiga região bíblica”.

De acordo com o estudo, “a ameaça mais grave” para os cristãos tem sido o islamismo extremista e não só no Médio Oriente.

“A ascensão de grupos militantes islâmicos na Nigéria, no Sudão, no Quénia, na Tanzânia e noutras regiões de África está a destabilizar a presença cristã no único continente que até agora constituiu a maior esperança da Igreja para o futuro”, adianta.

Ameaça para os cristãos é ainda a “ascensão de outros movimentos religiosos extremistas” que representou “um grande retrocesso”.

“Em países como o Sri Lanka, a Índia e Israel, os cristãos estão sob ameaça de radicais budistas, hindus e judeus”, respectivamente, refere o resumo do relatório divulgado pela Fundação AIS.

O relatório avalia a situação em 22 países e os relatos de incidentes abrangem todos os grupos cristãos tradicionais – católicos, ortodoxos e protestantes.

Dos 22 países, 19 estavam incluídos no relatório anterior da Fundação AIS e destes “15 (ou seja, 79%) viram a situação dos cristãos ‘piorar'”.

“O número de países categorizados como aqueles onde os cristãos sofreram perseguição “extrema” aumentou de seis em 2011-13 para 10 em 2013-15″, segundo o estudo.

Iraque, Nigéria, Sudão e Síria são os países que passaram a integrar a lista daqueles onde os cristãos são mais perseguidos e que incluía a China, Eritreia, Coreia do Norte, Paquistão, Arábia Saudita e Vietname.

Entre os factores de degradação da situação nos vários países estão o “aumento dos ataques aos cristãos e às igrejas, alterações legais que comprometem claramente a liberdade dos cristãos e discurso de ódio, sobretudo na comunicação social”, adianta o relatório.

A investigação que tem sido feita para a realização de cinco edições do relatório “Perseguidos e Esquecidos?“, abarcando um período de nove anos, “revela que a situação se deteriorou na esmagadora maioria dos países em análise”, assinala a Fundação AIS.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …