Cristãos do Iraque estarão extintos em 5 anos

chrisdebruyn / Flickr

Mosteiro cristão ortodoxo em Bashiqa, no Iraque

Mosteiro cristão ortodoxo em Bashiqa, no Iraque

A religião cristã poderá estar extinta no Iraque no prazo de cinco anos se não houver uma “ajuda de emergência a nível internacional”, alerta um relatório da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

O relatório “Perseguidos e Esquecidos?“, sobre “os cristãos oprimidos por causa da sua fé” e relativo ao período entre Outubro de 2013 e Julho de 2015, refere que o número de cristãos no Iraque passou “de cerca de um milhão em 2002-2003 para cerca de 700 mil em 2006 e para menos de 300 mil” no período em análise.

A “população cristã tem vindo a sofrer uma verdadeira hemorragia no Iraque, a um ritmo de 60 a 100 mil por ano”, assinala o estudo, adiantando: “Estas estatísticas sugerem que, a não ser que haja uma mudança para melhor, o Cristianismo será totalmente extinto no Iraque no prazo de cinco anos”.

Organização da Igreja Católica que depende directamente da Santa Sé, a Fundação AIS tem como missão “ajudar os cristãos onde quer que eles se encontrem perseguidos, refugiados ou em necessidade”.

Além do Iraque, o relatório refere que “um enorme êxodo de cristãos de outras regiões do Médio Oriente, como por exemplo da Síria, combinado com um aumento das pressões sobre os fiéis na Arábia Saudita e no Irão, significam que a Igreja está a ser silenciada e expulsa do coração da sua antiga região bíblica”.

De acordo com o estudo, “a ameaça mais grave” para os cristãos tem sido o islamismo extremista e não só no Médio Oriente.

“A ascensão de grupos militantes islâmicos na Nigéria, no Sudão, no Quénia, na Tanzânia e noutras regiões de África está a destabilizar a presença cristã no único continente que até agora constituiu a maior esperança da Igreja para o futuro”, adianta.

Ameaça para os cristãos é ainda a “ascensão de outros movimentos religiosos extremistas” que representou “um grande retrocesso”.

“Em países como o Sri Lanka, a Índia e Israel, os cristãos estão sob ameaça de radicais budistas, hindus e judeus”, respectivamente, refere o resumo do relatório divulgado pela Fundação AIS.

O relatório avalia a situação em 22 países e os relatos de incidentes abrangem todos os grupos cristãos tradicionais – católicos, ortodoxos e protestantes.

Dos 22 países, 19 estavam incluídos no relatório anterior da Fundação AIS e destes “15 (ou seja, 79%) viram a situação dos cristãos ‘piorar'”.

“O número de países categorizados como aqueles onde os cristãos sofreram perseguição “extrema” aumentou de seis em 2011-13 para 10 em 2013-15″, segundo o estudo.

Iraque, Nigéria, Sudão e Síria são os países que passaram a integrar a lista daqueles onde os cristãos são mais perseguidos e que incluía a China, Eritreia, Coreia do Norte, Paquistão, Arábia Saudita e Vietname.

Entre os factores de degradação da situação nos vários países estão o “aumento dos ataques aos cristãos e às igrejas, alterações legais que comprometem claramente a liberdade dos cristãos e discurso de ódio, sobretudo na comunicação social”, adianta o relatório.

A investigação que tem sido feita para a realização de cinco edições do relatório “Perseguidos e Esquecidos?“, abarcando um período de nove anos, “revela que a situação se deteriorou na esmagadora maioria dos países em análise”, assinala a Fundação AIS.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …