Crise no setor de petróleo pode ser a pior dos últimos 100 anos

A crise no setor de petróleo pode ser a pior dos últimos 100 anos, antevê o presidente da Petrobras. O brasileiro calcula que o preço do barril de petróleo caia dos 40 para os 25 dólares.

A sentença é dada presidente da petrolífera brasileira Petrobras, Roberto Castello Branco: a crise no setor do petróleo pode ser a pior dos últimos 100 anos. A pandemia de covid-19 está a surtir graves efeitos económicos e tanto a procura como o preço do petróleo e derivados estão em queda.

O gestor garante que se está a viver um momento sem precedentes em que as petrolíferas estão a sofrer duros golpes com a crise que já se começa a sentir, mas que ainda vai certamente agravar.

“Isto é mais sério do que tivemos no passado. É talvez a pior crise sofrida pela indústria do petróleo em 100 anos. Não há fórmula para lidar com essa crise“, disse Roberto Castello Branco, citado pela Agência Brasil.

“Temos de estar preparados para o pior cenário”, sustenta o presidente da Petrobras, acreditando que a solução passa por lidar com a situação em conjunto, sem pânico e com transparência.

Para além de relatar que a procura por combustíveis caiu significativamente no Brasil, Roberto Castello Branco prevê que a crise nos Estados Unidos se agrave num futuro próximo. Por sua vez, na China, é importante que o país recupere “porque é o destino da maior parte” das exportações da empresa brasileira.

“A menos que aconteça algum evento inesperado, não prevemos uma recuperação significativa do preço do petróleo”, acrescentou, citado pelo Jornal Económico. O gestor calcula que o preço do barril de petróleo desça de 40 para cerca de 25 dólares.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …

"Resolvia metade dos problemas sociais". PCP critica verba para o Novo Banco

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) disse este domingo que os 850 milhões de euros transferidos recentemente para o Novo Banco davam para “resolver metade dos problemas sociais que neste momento existem”. “Tantas vezes nos …

Schumacher "está numa fase difícil", revela antigo colega do piloto

Michael Schumacher "está numa fase difícil", disse este domingo Felipe Massa, que foi colega do piloto alemão na Ferrari, em 2006. "Sei como está, tenho informações. A minha relação com [Michael Schumacher] sempre foi muito próxima. …

Centeno deixa na gaveta reforma que tira poder ao governador do BdP

O ministro das Finanças, Mário Centeno, deixou na gaveta uma reforma da supervisão financeira que retirava poder ao governador do Banco de Portugal (BdP), avança este domingo o jornal Expresso. Em causa está uma reforma …

Um supercomputador culpou a nossa espécie por aniquilar os neandertais

De acordo com modelos desenvolvidos num supercomputador, a extinção dos neandertais não foi causada por mudanças repentinas no clima glacial nem por cruzamentos com o Homo sapiens. Os neandertais viveram na Eurásia durante, pelo menos, 300.00 …

Liverpool-Atlético levou a 41 mortes por covid-19, revela estudo

Um estudo publicado pelo jornal Sunday Times conclui que o jogo da Liga dos Campeões de futebol entre Liverpool e Atlético de Madrid, em 11 de março, levou a 41 mortes por infeção de covid-19. O …

Trump proíbe entrada nos Estados Unidos de estrangeiros oriundos do Brasil

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou este domingo a proibição de entrada no país de todos os estrangeiros que tenham estado no Brasil nos 14 dias anteriores à tentativa de entrada, devido à …

Covid-19. Doentes curados continuaram internados por falta de respostas sociais

De acordo com o barómetro especial sobre internamentos sociais, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), quase 20% dos doentes curados continuaram internados por falta de respostas sociais. O barómetro especial sobre internamentos sociais, da Associação …

Lar de idosos evacuado em Abrantes após 15 testes positivos

Um lar de idosos foi este domingo evacuado na freguesia de Carvalhal, concelho de Abrantes, após a confirmação de um total de 15 casos de infeção pela covid-19, entre utentes, funcionários e proprietários, disse à …