Crise não termina enquanto houver 20 milhões de desempregados

WEF / Wikimedia

Christine Lagarde, Directora do FMI

Christine Lagarde, Directora do FMI

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, considerou hoje que a zona euro está lentamente a sair da profunda recessão, mas alertou que enquanto houver 20 milhões de desempregados não se poderá falar no fim da crise.

Num texto publicado hoje no blogue do FMI a propósito do lançamento do livro ‘Jobs and Growth: Supporting the European Recovery’, Lagarde diz que apesar dos indícios animadores de que a zona euro está “lentamente a sair da profunda recessão em que se encontrava” e a crescer, ainda existem 20 milhões de desempregados.

“Enquanto os efeitos no emprego não forem invertidos, não podemos dizer que a crise chegou ao fim”, escreve.

No texto, Lagarde identifica no mercado do emprego duas tendências particularmente preocupantes “para hoje e para o futuro”, o desemprego jovem e o de longa duração.

De acordo com os dados do FMI, cerca de um quarto dos jovens europeus com menos de 25 anos não consegue encontrar trabalho.

Em Portugal e em Itália, destaca a responsável, mais de um terço dos desempregados com menos de 25 anos não conseguem encontrar trabalho. Em Espanha e na Grécia este número sobe para metade.

O aumento do desemprego de longa duração preocupa também Lagarde, que aponta para o facto de quase metade dos desempregados estarem nesta condição há mais de um ano.

De acordo com Christine Lagarde, quando o desemprego é elevado, o crescimento é lento “porque as pessoas consomem menos e as empresas investem e empregam menos”.

“Isto significa que a forma mais eficaz para criar mais postos de trabalho é impulsionando o crescimento”, acrescenta a directora-geral do FMI, citando estimativas que indicam que o crescimento de um ponto percentual nas economias mais avançadas poderá reduzir o desemprego em cerca de meio ponto percentual, fazendo regressar ao mercado de trabalho mais de quatro milhões de pessoas.

O FMI defende que a curto prazo será preciso uma “política fiscal e monetária inteligente” que suporte a recuperação, propondo três prioridades: acelerar a união bancária com o objectivo de estabilizar o sistema financeiro, reduzir a dívida de empresas, das famílias e do sector público e insistir nas reformas estruturais, incluindo no mercado laboral.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Ronaldo, Bernardo e Félix estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo e Félix são nomeados para o prémio da …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …