/

Crise de meia idade? O Sol está (muito) mais calmo do que as suas estrelas-irmãs

O nosso Sol está a comportar-se de uma forma estranha em comparação com os seus pares cósmicos. A estrela está muito menos ativa do que as suas “irmãs”, o que faz com que os astrónomos pensem que possa estar a passar uma espécie de período de transição.

Numa investigação sobre o Sol e 369 outras estrelas que partilham as suas propriedades, os astrónomos do Instituto Max Planck descobriram que o Sol é muito menos ativo do que as outras. A principal explicação é que o Sol pode estar a passar uma espécie de “crise da meia idade”.

“Queríamos ver se o Sol é de alguma forma diferente”, disse Timo Reinhold, investigador do Instituto Max Planck, em declarações ao Inverse. “As pessoas alegam que é mais silencioso do que outras estrelas, enquanto outras alegam que é igualmente ativo, por isso queríamos resumir essa amostra muito solar, muito parecida com o Sol”.

Nos últimos quatro anos, o brilho das outras estrelas flutuou descontroladamente, enquanto o Sol permaneceu relativamente constante, de acordo com o estudo publicado na semana passada na revista científica Science. De facto, a diferença entre os momentos mais brilhantes e mais fracos do Sol é um quinto das outras estrelas.

“Esta variabilidade é causada por manchas escuras na superfície da estrela que giram dentro e fora”, disse Reinhold, em declarações à agência Reuters. “Uma medida direta da atividade solar é o número de manchas solares na superfície”.

Os cientistas prestaram atenção especial ao período de rotação, porque a velocidade com que uma estrela gira em torno do seu próprio eixo influencia a criação do seu campo magnético. Os investigadores também estudaram 2.500 outras estrelas parecidas com o Sol, com períodos de rotação desconhecidos, determinando que o seu brilho flutuava muito menos do que os do outro grupo.

É possível que o Sol esteja apenas num estágio diferente de algum tipo de padrão cíclico do que as outras estrelas. No entanto, como também está na metade da expetativa de vida útil de nove mil milhões de anos, é possível que o nosso Sol esteja no meio de um ponto intermediário particularmente tranquilo da sua vida. “Outra explicação é que o Sol está numa crise de meia idade“, disse Reinhold.

De acordo com o New York Post, esta monotonia solar pode ser uma boa notícia. “Um sol muito mais ativo também pode ter afetado a Terra em escalas de tempo geológicas – paleoclimatologia. Uma estrela muito ativa mudaria as condições de vida no planeta, por isso viver com uma estrela bastante chata não é a pior opção”, disse Reinhold.

Estes resultados permitem duas interpretações, explica o Phys. Poderia haver uma diferença fundamental ainda inexplicável entre estrelas com período de rotação conhecido e desconhecido. Isso significaria que o Sol tem sido invulgarmente fraco nos últimos nove mil anos e que, em escalas de tempo muito grandes, também são possíveis fases com flutuações muito maiores.

Não há, no entanto, motivo de preocupação. No futuro próximo, não há indicação dessa “hiperatividade” solar. Pelo contrário: durante a última década, o Sol tem mostrado-se bastante fraco, mesmo com os seus padrões baixos. As previsões de atividade para os próximos onze anos indicam que isso não mudará em breve.

A atividade solar depende parcialmente do campo magnético do Sol. O brilho do Sol reflete sobre as mudanças nos campos magnéticos, nas quais as mudanças nos campos magnéticos da estrela levam a flutuações no brilho.

O campo magnético do Sol pode ser responsável pelo seu misterioso ciclo de 11 anos. A cada 11 anos, o campo magnético do Sol passa por um ciclo periódico no qual os pólos sul e norte alternam os pontos. No final deste ciclo, a atividade do Sol começa a aumentar, com mais explosões solares e materiais a explodir no espaço.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.