/

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

1

Hugo Delgado / Lusa

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar.

Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do estado de emergência, a opinião dos portugueses parece oferecer um selo de aprovação a António Costa. O PS atingiu 41,7% de intenções de voto, conseguindo os melhores resultados desde abril do ano passado, quando depois das legislativas tinha 36,3% dos votos,

Os socialistas seguem, assim, 16,5 pontos percentuais acima dos sociais democratas. A sondagem da Pitagórica para o JN e a TSF coloca o PSD no segundo posto, com 25,2% das intenções de voto. O partido de Rui Rio desceu 2,4 pontos percentuais relativamente aos resultados das legislativas.

O Bloco de Esquerda registou uma ligeira queda, mas conseguiu segurar o terceiro lugar, com 8,6% dos votos. Não muito longe, com 8,1%, o Chega de André Ventura protagoniza a principal subida nas intenções de voto. Nas eleições de outubro, o partido de direita teve apenas 1,2% dos votos.

Nesse mesmo sentido, também a Iniciativa Liberal, que elegeu o deputado único João Cotrim Figueiredo, registou uma ligeira subida de 0,8 pontos percentuais. Agora, a IL soma 2% das intenções de voto.

Por sua vez, a CDU ocupa o quinto lugar, com 5,3%. Seguem-se, em sexto, o PAN com 3,1% e, em sétimo, o CDS-PP com apenas 2,9% das intenções de voto. Os centristas sofreram uma queda de 1,3 pontos percentuais desde os resultados das eleições.

Entre os candidatos avaliados na sondagem, António Costa continua a ser a opção mais confiável dos portugueses para o cargo de primeiro-ministro. Com uma subida de 4 pontos percentuais relativamente a agosto, 26% dos inquiridos disse que votaria “de certeza” em Costa para chefe do Executivo. O seu principal rival, Rui Rio, surge em segundo no pódio, com 14% – o mesmo valor registado em agosto.

Um dos principais destaque vai novamente para o André Ventura. Embora tenha subido do oitavo para o quarto lugar, atrás de Catarina Martins, o líder do Chega enfrenta uma elevada taxa de rejeição. A sondagem mostra que 64% dos inquiridos “jamais votariam” nele.

ZAP //

1 Comment

  1. O Chega nunca será o Partido mais votado em Portugal!
    Acredito que nunca vai ter votos de:
    -Pedófilos e outros criminosos
    -Bairros de várias etnias, como cova da Moura, Bairro do Aleixo, bairro da Jamaica,etc… essas pessoa,( na sua maioria ) vão votar sempre BE, PC e Livres.
    O Chega vai subir naturalmente com votos de pessoas descontentes com CDS, PSD e PS mas, dificilmente chegará a 1º.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.