Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Hugo Delgado / Lusa

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar.

Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do estado de emergência, a opinião dos portugueses parece oferecer um selo de aprovação a António Costa. O PS atingiu 41,7% de intenções de voto, conseguindo os melhores resultados desde abril do ano passado, quando depois das legislativas tinha 36,3% dos votos,

Os socialistas seguem, assim, 16,5 pontos percentuais acima dos sociais democratas. A sondagem da Pitagórica para o JN e a TSF coloca o PSD no segundo posto, com 25,2% das intenções de voto. O partido de Rui Rio desceu 2,4 pontos percentuais relativamente aos resultados das legislativas.

O Bloco de Esquerda registou uma ligeira queda, mas conseguiu segurar o terceiro lugar, com 8,6% dos votos. Não muito longe, com 8,1%, o Chega de André Ventura protagoniza a principal subida nas intenções de voto. Nas eleições de outubro, o partido de direita teve apenas 1,2% dos votos.

Nesse mesmo sentido, também a Iniciativa Liberal, que elegeu o deputado único João Cotrim Figueiredo, registou uma ligeira subida de 0,8 pontos percentuais. Agora, a IL soma 2% das intenções de voto.

Por sua vez, a CDU ocupa o quinto lugar, com 5,3%. Seguem-se, em sexto, o PAN com 3,1% e, em sétimo, o CDS-PP com apenas 2,9% das intenções de voto. Os centristas sofreram uma queda de 1,3 pontos percentuais desde os resultados das eleições.

Entre os candidatos avaliados na sondagem, António Costa continua a ser a opção mais confiável dos portugueses para o cargo de primeiro-ministro. Com uma subida de 4 pontos percentuais relativamente a agosto, 26% dos inquiridos disse que votaria “de certeza” em Costa para chefe do Executivo. O seu principal rival, Rui Rio, surge em segundo no pódio, com 14% – o mesmo valor registado em agosto.

Um dos principais destaque vai novamente para o André Ventura. Embora tenha subido do oitavo para o quarto lugar, atrás de Catarina Martins, o líder do Chega enfrenta uma elevada taxa de rejeição. A sondagem mostra que 64% dos inquiridos “jamais votariam” nele.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Chega nunca será o Partido mais votado em Portugal!
    Acredito que nunca vai ter votos de:
    -Pedófilos e outros criminosos
    -Bairros de várias etnias, como cova da Moura, Bairro do Aleixo, bairro da Jamaica,etc… essas pessoa,( na sua maioria ) vão votar sempre BE, PC e Livres.
    O Chega vai subir naturalmente com votos de pessoas descontentes com CDS, PSD e PS mas, dificilmente chegará a 1º.

RESPONDER

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …