Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Hugo Delgado / Lusa

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar.

Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do estado de emergência, a opinião dos portugueses parece oferecer um selo de aprovação a António Costa. O PS atingiu 41,7% de intenções de voto, conseguindo os melhores resultados desde abril do ano passado, quando depois das legislativas tinha 36,3% dos votos,

Os socialistas seguem, assim, 16,5 pontos percentuais acima dos sociais democratas. A sondagem da Pitagórica para o JN e a TSF coloca o PSD no segundo posto, com 25,2% das intenções de voto. O partido de Rui Rio desceu 2,4 pontos percentuais relativamente aos resultados das legislativas.

O Bloco de Esquerda registou uma ligeira queda, mas conseguiu segurar o terceiro lugar, com 8,6% dos votos. Não muito longe, com 8,1%, o Chega de André Ventura protagoniza a principal subida nas intenções de voto. Nas eleições de outubro, o partido de direita teve apenas 1,2% dos votos.

Nesse mesmo sentido, também a Iniciativa Liberal, que elegeu o deputado único João Cotrim Figueiredo, registou uma ligeira subida de 0,8 pontos percentuais. Agora, a IL soma 2% das intenções de voto.

Por sua vez, a CDU ocupa o quinto lugar, com 5,3%. Seguem-se, em sexto, o PAN com 3,1% e, em sétimo, o CDS-PP com apenas 2,9% das intenções de voto. Os centristas sofreram uma queda de 1,3 pontos percentuais desde os resultados das eleições.

Entre os candidatos avaliados na sondagem, António Costa continua a ser a opção mais confiável dos portugueses para o cargo de primeiro-ministro. Com uma subida de 4 pontos percentuais relativamente a agosto, 26% dos inquiridos disse que votaria “de certeza” em Costa para chefe do Executivo. O seu principal rival, Rui Rio, surge em segundo no pódio, com 14% – o mesmo valor registado em agosto.

Um dos principais destaque vai novamente para o André Ventura. Embora tenha subido do oitavo para o quarto lugar, atrás de Catarina Martins, o líder do Chega enfrenta uma elevada taxa de rejeição. A sondagem mostra que 64% dos inquiridos “jamais votariam” nele.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Chega nunca será o Partido mais votado em Portugal!
    Acredito que nunca vai ter votos de:
    -Pedófilos e outros criminosos
    -Bairros de várias etnias, como cova da Moura, Bairro do Aleixo, bairro da Jamaica,etc… essas pessoa,( na sua maioria ) vão votar sempre BE, PC e Livres.
    O Chega vai subir naturalmente com votos de pessoas descontentes com CDS, PSD e PS mas, dificilmente chegará a 1º.

RESPONDER

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …