A sobrevivência do Homo sapiens teve uma “arma secreta”. Foi a criatividade

(dr) University of Granada

Comparação entre Homo sapiens e Homo neanderthalensis

Os genes ligados à criatividade deram aos humanos a vantagem de que precisavam para se tornarem aquilo que são hoje.

A criatividade constituiu uma grande vantagem sobre os neandertais e desempenhou um papel importante na sobrevivência da espécie humana, concluiu um novo estudo levado a cabo pela Universidade de Granada, em Espanha, que identificou, pela primeira vez, 267 genes ligados à criatividade que diferenciam o Homo sapiens do Homo neanderthalensis.

Foram estas diferenças genéticas que permitiram ao Homo sapiens substituir os neandertais. No fundo, foi a criatividade que lhe deu vantagem, ao facilitar a adaptação ao ambiente e ao fornecer maior resiliência ao envelhecimento, lesões e doenças.



Segundo o EurekAlert, os 267 genes identificados, exclusivos do Homo sapiens, fazem parte de um grupo maior de 972 que estão ligados à personalidade em adultos saudáveis.

Em estudos anteriores, os cientistas mostraram que estes 972 genes são organizados em três redes cerebrais dissociáveis ​​de traços de personalidade responsáveis ​​pela aprendizagem e pela memória.

Depois de identificarem e analisarem os 267 genes, os cientistas concentraram-se em identificar os marcadores genéticos e os dados de expressão genética que os ligavam diretamente à criatividade, um processo possível graças a técnicas como a ressonância magnética apoiada em Inteligência Artificial.

Os genes que desempenharam “um papel fundamental na evolução da criatividade, autoconsciência e comportamento cooperativo” foram isolados, trazendo à luz uma terceira rede cerebral vital no cérebro humano.

A primeira rede surgiu há cerca de 40 milhões de anos, tem cerca de 972 genes e é responsável pela reatividade emocional – regula impulsos, aprendizagem de hábitos, apego social e resolução de conflitos.

A segunda surgiu há cerca de 2 milhões de anos e está associada ao autocontrolo voluntário e deliberado. Por fim, a terceira e nova rede, relacionada com a criatividade (também chamada de autoconsciência criativa) surgiu há apenas 100 mil anos.

O artigo científico foi publicado no dia 21 de abril na Molecular Psychiatry (Nature).

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …