Crianças que receberam vacina diluída em água em Espanha geraram anticorpos

Cerca de uma centena de crianças foram vacinadas com uma vacina diluída em água num centro em Santander, Espanha. O caso aconteceu em dezembro e os testes provaram a eficácia da inoculação.

As crianças foram vacinadas no dia 18 de dezembro no centro de saúde El Alisal, em Santander. Na altura, um erro na preparação das doses da vacina contra a covid-19 levou a que cerca de uma centena de crianças fossem vacinadas com uma vacina diluída em água.

Quando o erro foi detetado, as crianças foram sujeitas a testes para apurar a eficácia da inoculação. Segundo o El Mundo, os resultados confirmara que a primeira dose da vacina gerou anticorpos nos jovens.

“Confirmou-se o que se estava à espera. Os testes mostraram que a vacina desenvolveu o estímulo antigénico e consequentemente a imunidade normal“, disse um responsável de saúde, depois de os resultados terem sido analisados pelo serviço de imunologia de um hospital.

As amostras foram processadas no hospital de Valdecilla e os resultados foram analisados pelos Cuidados Primários e pelo Serviço de Imunologia deste hospital.

A partir de sexta-feira, os pais das crianças serão chamados para lhes serem dadas todas as explicações sobre o sucedido e poderem agendar a segunda dose da vacina.

Desde o início da pandemia, já foram administradas em Espanha quase 16 milhões de terceiras doses da vacina e quase dois milhões de crianças entre os 5 e os 11 anos foram vacinadas com a primeira toma da vacina.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.