Criança morreu de “afogamento secundário” uma semana depois de nadar

Um menino de quatro anos morreu devido ao que se chama de “afogamento secundário”, uma semana depois de ter nadado pela última vez. Um caso reportado nos EUA que alerta para este tipo de situação rara que acontece quase sempre com crianças.

O menino de quatro anos parou de respirar subitamente, depois de ter manifestado sintomas do que os pais interpretaram como uma virose, com diarreia e vómitos, relata o canal de televisão KHOU-TV, localizado em Houston, no Texas, onde a tragédia aconteceu.

Os médicos que o atenderam confirmaram depois que a criança faleceu devido a um “afogamento secundário”, com fluido nos pulmões e em torno do coração.

O menino tinha estado com os pais num parque aquático, cerca de uma semana antes, e não tinha voltado a nadar desde então.

O pai do menino, Francisco Delgado Jr., conta que o filho se tinha queixado de dores nos ombros, algumas horas antes de acordar, repentinamente, durante a noite.

“Do nada, ele acordou. Disse ahhh. Teve o seu último suspiro e eu não sabia o que mais havia de fazer”, lamenta o pai, citado pelo site Abc13.com.

O que é e porque ocorre o afogamento secundário?

O chamado “afogamento secundário” pode ocorrer “horas ou dias” depois de um incidente de queda na água ou de quase afogamento, explica o Portal Nacional dos Municípios e Freguesias, no âmbito de uma campanha de sensibilização para evitar que situações destas ocorram.

O problema reside na entrada de água nos pulmões que pode suceder mesmo quando não ocorre um incidente muito grave.

Nas situações mais sérias, “após o processo de reanimação e mesmo que se restabeleça a vítima”, a água, “pouco a pouco, converte-se num edema pulmonar que inicialmente não implica nenhum problema, nem é visível, mas que horas ou dias depois pode levar a complicações graves e em último caso à morte“, nota-se no Portal dos Municípios.

As piscinas apresentam a agravante de a água conter substâncias químicas, nomeadamente o cloro, que é “um grande irritante dos brônquios”, explica-se no site.

Os químicos vão provocando, lentamente, “irritação e inflamação interna nos órgãos afectados”, o que motiva “a perda de oxigénio constante”, acabando por promover, nos casos fatais, “uma espécie de afogamento silencioso sem que ninguém se aperceba do que realmente está a acontecer”, refere-se ainda.

Recomendações aos pais

O “afogamento secundário” é precedido de sintomas como “sonolência, dormência ou perda de força (membros moles)” e “a criança pode adormecer e não voltar a acordar”, alerta o Portal dos Municípios.

Estando em causa um problema que sucede, habitualmente, com crianças, fica a recomendação aos pais para actuarem preventivamente, nunca deixando os filhos sozinhos, na praia ou perto de piscinas.

Também devem procurar que as crianças aprendam a nadar e, mesmo quando já sabem nadar, nunca facilitar quando estão na água.

Em caso de acidentes, com quedas na água e quase afogamento, mesmo que a criança fique bem, é conveniente levá-la ao hospital.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tem circulado pela mídia, alertas sobre os riscos de afogamentos horas após a criança ter saído de dentro da piscina.

    Este tipo de alerta, é perigoso, pois assusta desnecessariamente pais e responsáveis que acabam não querendo mais levar suas crianças a piscina ou a natação. Um prejuízo imenso em vários aspectos.
    Afogamento tipo seco não existe – Se a necrópsia não evidenciar água no pulmão, a vítima provavelmente não estava viva quando entrou na água. Nem todas as pessoas que se afogam aspiram água em quantidade. Aproximadamente menos de 2% dos óbitos parecem ocorrer por asfixia secundária a laringoespasmo, portanto sem aspiração de líquido importante. O termo “afogado seco” muito utilizado no passado foi recentemente extinto da nomenclatura, já que todos os afogados aspiram alguma quantidade de liquido.
    ENTÃO O QUE PODE TER OCORRIDO COM ESTAS CRIANÇAS?
    O primeiro ponto é ter certeza de que houve ou não o diagnóstico de afogamento. A ocorrência do afogamento é evidente se houve produção de tosse ou evidente aspiração de água durante o lazer na água.
    Leia mais em http://www.sobrasa.org/crianca-se-afoga-horas-depois-de-sair-da-piscina-isto-e-possivel/
    Dr David Szpilman
    Diretor Médico da Sobrasa

RESPONDER

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …