Noiva adolescente leiloada no Facebook. Rede social só reparou depois do casamento

unamid / Flickr

Uma jovem de 16 anos do Sudão do Sul foi leiloada para casamento no Facebook. Quando a rede social reparou, a jovem já tinha sido comprada e estava casada.

De acordo com a organização pelos Direitos das Crianças Plan International, que sugeriu que a rede social pode estar a servir como um mercado negro moderno, a venda rendeu ao pai da jovem 500 vacas, três carros e cerca de 8500 euros.

O grupo informou ainda que cinco homens, incluindo membros do governo do Sudão, terão participado no leilão.

Segundo um porta-voz do Facebook, a publicação foi apagada logo após a sua descoberta, no dia 9 de novembro. Contudo, de acordo com a CNN, quando a plataforma se apercebeu do leilão, já passavam 15 dias desde o anúncio da venda e alguns dias do casamento da adolescente com o seu comprador.

George Otim, o diretor nacional do Plan International do Sudão do Sul, condenou o leilão e pediu uma investigação pelo governo do Sudão do Sul.

“Este uso bárbaro de tecnologia é o que resta dos mercados de escravos dos últimos tempos. O facto de uma adolesceste poder ser vendida para casamento no maior site de relacionamento social do mundo nos dias de hoje é inacreditável “, disse Otim.

“As meninas que se casam correm um alto risco de engravidar precocemente, podem morrer no parto e muitas vezes são socialmente isoladas – isoladas da família e dos amigos e outras fontes de apoio”, acrescentou. “Encorajamos todas as jovens que se encontram em situações de casamentos forçados e prematuros a denunciá-las à polícia”.

O porta-voz do Facebook também condenou o incidente, que viola as políticas da empresa que proíbem o tráfico de seres humanos. A empresa informou que tomou medidas contra a conta que criou o leilão.

“Qualquer forma de tráfico humano – seja por publicações, páginas, anúncios ou grupos – não é permitida no Facebook. Removemos a publicação e desativamos permanentemente a conta da pessoa. Estamos sempre a melhorar os métodos para identificar conteúdo que viola as nossas políticas, incluindo duplicar a equipa de segurança para mais de 30 mil pessoas e investir em tecnologia“, disse o porta-voz.

Não se sabe como é que a publicação foi detetada pelo Facebook e porque demorou duas semanas a ser apagada. O porta-voz disse que a empresa revê o conteúdo, em busca de violações das Normas da Comunidade em todos os fusos horários, 24 horas por dia e em mais de 50 idiomas.

O casamento infantil é proibido pelo direito internacional, embora ainda ocorra em todo o mundo.

Na África Subsariana, onde a prática é mais comum, 38% das adolescentes casam, formal ou informalmente, antes do 18º aniversário. O sul da Ásia tem o segundo maior nível, com 30%, enquanto a América Latina e as Caraíbas estão em terceiro lugar, com 25%. O Médio Oriente ocupa o quarto lugar, com 17%. No Sudão do Sul, 52% das jovens casam antes dos 18 anos.

As crianças são casadas por diversos motivos, como a pobreza, religião, proteção à criança e honra da família. O povo do Sudão do Sul, que se separou do Sudão em 2011, luta contra a fome, a seca, a guerra civil e a corrupção no governo.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “O casamento infantil é proibido pelo direito internacional, embora ainda ocorra em todo o mundo.”

    Convém notar que casamentos aos 16 anos são perfeitamente legais pela lei portuguesa (se isto ocorresse em Portugal, a ilegalidade teria apenas na venda e no provavelmente ela não ter tido escolha, não no casamento em si).

    Acho que nesta conversa de “casamentos infantis” faz-se uma grande salganhada entre casamentos aos 11-12 anos (ou até menos) e casamentos aos 16-17 anos, como se estivéssemos a falar da mesma coisa.

    • Completamente de acordo com a sua opinião e pelos vistos colaboram em grandes patifarias que se vão fazendo pelo mundo fora, em vez de sermos bloqueados pelo facebook o melhor talvez sejamos nós a bloqueá-los a eles!

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …