Criança de dois anos mordida por um pitbull em Rio maior

Uma criança de dois anos ficou em estado grave depois de ter sido mordida por um cão de raça pitbull, em Azambujeira, concelho de Rio Maior.

O alerta foi dado por volta das 12:00, tendo resultado “num ferido grave”, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém.

Segundo o socorrista dos Bombeiros de Rio Maior que esteve no local, Vítor Carvalho, a menina de dois anos “foi mordida na face“, apresentando uma “ferida com alguma dimensão”.

Depois de ter sido transportada para o Hospital de Santarém, a vítima já terá sido transferida para “um hospital de Lisboa”, referiu.

O socorrista afirmou à agência Lusa que, de acordo com testemunhos das pessoas presentes no local, a criança já tinha feito uma festa ao cão sendo que, quando se voltou a aproximar do mesmo, que se encontrava “dentro do quintal de uma propriedade”, o pitbull mordeu a criança.

Fonte da GNR de Santarém referiu que o cão “mordeu uma só vez na face esquerda e largou logo a criança”.

“O cão estava na casa dos proprietários, que eram amigos da mãe da criança. Aconteceu tudo em espaço privado”, acrescentou, em declarações à Lusa.

Segundo fonte do Centro Hospitalar de Lisboa Central, a menina encontra-se “clinicamente estável” e o prognóstico é “favorável”.

A presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, revelou à Lusa que o cão que mordeu a criança está vacinado e vai para quarentena durante 45 dias.

“O cão era acompanhado pelo veterinário municipal, estando vacinado e legal”, informou a autarca.

“Durante estes 45 dias, o cão fica em observação médica e não vai para abate“, acrescentou, realçando que este “é o procedimento normal”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se o cão fosse abatido já havia aqui centenas de comentários mas como foi uma criança a prejudicada, essa, está abaixo de cão.

RESPONDER

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e recolher obrigatório entre as 22h00 e as …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …