O criador de um dos mais famosos vírus informáticos do mundo confessou o crime. Foi sem intenção

Em 4 de maio de 2000, o vírus informático “ILOVEYOU” foi libertado na Internet, deixando um rasto de destruição em milhões de computadores e várias acusações criminais. Vinte anos depois, um dos homens por trás do cibercrime falou pela primeira vez sobre o crime.

Um dos dois estudantes que desenvolveu o vírus, Onel de Guzman, foi localizado na cidade filipina de Manila, onde trabalha numa loja de reparações de telemóveis. Agora com 44 anos, Guzman falou pela primeira vez em anos sobre o vírus ILOVEYOU ao jornalista investigativo Geoff White para o seu novo livro sobre crime cibernético “Crime Dot Com”.

Tudo começou em 2000, quando Guzman estudava na AMA Computer University, em Manila, na esperança de aprender os truques do comércio e garantir um emprego no exterior no mundo florescente da tecnologia da computação.

Naquela época, a Internet nas Filipinas era paga por minuto e acedida através de senhas, mas Guzman era demasiado pobre para pagar por elas. Então, começou a trabalhar num código que lhe permitisse roubar as senhas de acesso à Internet, explicou, em declarações à BBC.

O vírus funcionava ao enviar um e-mail a pessoas inocentes com o assunto “ILOVEYOU” e o anexo “LOVE-LETTER-FOR-YOU.txt.vbs” Ingenuamente, esperando ler uma carta de amor, a vítima abriria o anexo, o que copiaria todos os arquivos e roubaria as senhas, antes de enviar automaticamente cópias do e-mail para todos os contactos no catálogo de endereços da vítima.

No entanto, a situação ficou rapidamente fora de controlo. Depois de ser enviado para um computador em Singapura, o vírus ILOVEYOU saltou de um computador para outro e disparou para fora do sudeste da Ásia em poucas horas, encontrando-se rapidamente nos sistemas de e-mail do Governo e de negócios em todo o mundo.

A taxa de propagação foi até 15 vezes mais rápida do que o chamado vírus “Melissa”, que invadiu a Internet um ano antes.

Até ao final da semana, estima-se que dezenas de milhões de computadores em todo o mundo ficaram infetados pelo vírus ILOVEYOU.

Guzman afirma que não sabia do caos que se estava a desenrolar até que a sua mãe lhe disse que a polícia estava à procura um hacker em Manila.

Com o Bureau Nacional de Investigação das Filipinas e a aplicação da lei internacional em alta, Guzman escondeu-se. Eventualmente, emergiu em 11 de maio de 2000 e realizou uma entrevista coletiva em Manila.

O homem de 23 anos mal faz contato visual com os repórteres, escondendo-se atrás de óculos de sol e cobrindo o rosto com uma toalha.

Todas as acusações contra Guzman e os seus colegas conspiradores em agosto de 2000 caíram, quando o departamento de justiça das Filipinas disse que as evidências eram insuficientes. Alé disso, não havia leis nas Filipinas contra a criação de malware de computador na época.

Agora, Guzman vive uma vida tranquila, trabalhando numa loja de reparação num shopping no distrito de Quiapo, em Manila. Porém, o legado da sua criação ainda pode ser visto na forma como os vírus e malware da Internet funcionam atualmente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …