Creche na Sertã encerrada após criança de 3 anos testar positivo. Surto fecha fábrica téxtil em Famalicão

Os 37 funcionários da creche “O Pinheiro”, na Sertã, vão ser submetidos a testes à covid-19 após uma criança de três anos ter acusado positivo, disse esta quarta-feira à agência Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Sertã. Em Famalicão, um surto fechou uma fábrica têxtil.

A creche “O Pinheiro”, na Sertã, distrito de Castelo Branco, foi esta quarta-feira encerrada, após uma criança de três anos ter testado positivo à covid-19. Além da creche, a ordem de encerramento abrange o jardim de infância e o CATL-Centro de Atividades de Tempos Livres, que acolhem um total de “cerca de 130 crianças”, adiantou o provedor, Tavares Fernandes, referindo que trabalham nestas três valências 37 colaboradores da Santa Casa da Misericórdia da Sertã.

De acordo com o provedor, a criança de três anos que testou positivo à covid-19 encontra-se assintomática, assim como os pais, que também estão infetados.

Após o resultado do teste da criança, a delegada de saúde regional determinou esta quarta-feira o encerramento da creche, jardim de infância e CATL “O Pinheiro”, informou Tavares Fernandes.

“Não temos ninguém com sintomas”, avançou Tavares Fernandes, referindo que as crianças com contactos mais próximos da infetada são cerca de 30, repartidas por duas salas, mas que fazem o dormitório em conjunto.

“Os 37 funcionários estão todos em quarentena e vão fazer testes para a semana”, disse o provedor, tendo acrescentado que as crianças “não vão fazer testes, para já”.

As crianças vão ficar em casa, sendo vigiadas pelos pais, e se tiverem sintomas [da doença] será contactada a Delegada de Saúde para a eventual realização de testes à covid-19″, adiantou.

Fábrica têxtil fechada em Famalicão

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) anunciou esta quarta-feira a existência de um “surto de covid-19” numa fábrica têxtil em Vilarinho das Cambas, concelho de Famalicão, que fechou, sem adiantar o número de pessoas infetadas.

Em resposta enviada à agência Lusa, a ARS-N acrescenta que a autoridade de saúde local “está a desenvolver todas as medidas, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, e continuará a acompanhar” a situação.

Contactada pela Lusa, a presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho das Cambas, Judite Costa, declarou que a fábrica está fechada desde sexta-feira, dia em que foi detetado o primeiro caso positivo.

Citando informações que lhe foram transmitidas pela administração da fábrica, Judite Costa disse ainda que terão sido registados “cerca de uma dezena” de casos positivos, “mas todos assintomáticos”.

Ainda segundo a autarca, a empresa tem 25 trabalhadores e todos foram mandados para casa, para cumprirem um período de quarentena. A administração da fábrica terá custeado os testes a todos os trabalhadores.

“A data apontada para a reabertura é 10 de agosto, mas o administrador disse-me que a situação irá sendo, entretanto, reavaliada”, referiu Judite Costa.

Portugal contabiliza pelo menos 1.725 mortos associados à covid-19 em 50.613 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a atirar rochas vulcânicas para telhados (para provar que são perigosas)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Canterbury está a lançar rochas vulcânicas para telhados na Nova Zelândia na esperança de ajudar os habitantes de Auckland a entender os perigos vulcânicos. "Auckland localiza-se num campo vulcânico …

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve nos mapas durante um século

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve durante 100 anos em muito dos principais mapas do continente africano. Acabaria por ser um militar francês, que explorou o rio Níger, a acabar com este "fantasma da …

"Continua a pairar perigosamente". Relógio do Juízo final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo "Relógio do Juízo Final", que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite. O relógio, que é uma …

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …