Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

d.r. BBC

A creche e pré-escolar “Voar mais alto”, em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários.

A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as colaboradoras submeteram baixa médica por “doença natural” horas depois e no dia seguinte a uma reunião na qual foram informadas de que iriam acolher o filho de uma enfermeira.

Joaquim Moreira, presidente da associação Baptista Shalom, proprietária da creche, não confirma que este tenha sido o motivo pelo qual as funcionárias ficaram de baixa. “Podemos deduzir o que quisermos, mas provar, não podemos provar nada.”

Este caso, que remonta ao final de março, levou a Ordem dos Enfermeiros a fazer uma queixa ao Ministério da Saúde por considerar esta situação “manifestamente grave“. Depois da repercussão que teve nas redes sociais, o responsável pela associação deixou um comunicado no site negando as acusações imputadas à Baptista Shalom.

“Encontra-se assim, a ser veiculado nas redes sociais, que a ABShalom se recusou a receber uma criança na sua Creche ‘Voar mais Alto’, em virtude da mãe ser enfermeira no HSB [Hospital São Bernardo, que pertence ao Centro Hospitalar de Setúbal]. Tal afirmação é por nós repudiada por ser falsa e totalmente adversa à forma de estar e princípios da ABShalom (…)”, lê-sena nota.

Ao diário, o responsável explica que foi contactado pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, após o anúncio do encerramento dos estabelecimentos de ensino, no sentido de perceber se a instituição estaria disponível para receber filhos de profissionais de saúde e forças de segurança. “Imediatamente dissemos que sim.”

Além da enfermeira do Centro Hospitalar de Setúbal, a instituição recebeu “alguns contactos” de outros pais que levantaram a hipótese de vir a necessitar de uma creche para os filhos, mas só esta profissional a precisava desde logo que o estabelecimento acolhesse o filho.

Ainda antes de ter sido feito o pedido para receber o filho da enfermeira, o número de funcionários já era reduzido, ficando apenas seis auxiliares e uma educadora que estava a estagiar.

Na reunião, as colaboradoras ficaram a saber que a mãe da criança em causa era enfermeira e perguntaram que cuidados deviam ter. “Foi tudo combinado“, disse Joaquim Moreira ao Observador. Depois da reunião, começaram a surgir, via email, as baixas por doença natural.

“Nesse dia, à noite, recebemos duas baixas e no outro dia, recebi o resto, à exceção de uma auxiliar. A educadora que estava a estagiar interrompeu o estágio, só ficou uma auxiliar”, contou o presidente da associação.

A associação contactou a mãe e disse que, afinal, não podia receber a criança porque tinha ficado sem funcionárias. Da mesma forma, falou com outros pais que tinham deixado em aberto a possibilidade de lá colocar os filhos e comunicou à União das IPSS de Setúbal e à Segurança Social a impossibilidade de acolher crianças por falta de funcionários.

A “Voar mais alto” está agora encerrada e vai entrar em lay-off por falta de receitas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …