Crato espera ter 4.500 professores aposentados em Janeiro

Nuno Crato / Wikimedia

O Ministro da Educação, Nuno Crato

O Ministro da Educação, Nuno Crato

O ministro da Educação, Nuno Crato, estimou hoje que em janeiro estejam aposentados 4.500 docentes, de um total de 6.000 professores, que prevê que se aposentem em 2014.

Nuno Crato falava no parlamento em resposta a perguntas do deputado do Bloco de Esquerda, Luís Fazendo, sobre a incerteza das contas que incidem sobre as aposentações e rescisões, no valor de 240 milhões de euros.

“As contas são falíveis, nomeadamente aquelas que têm a ver com decisões humanas, mas os nossos serviços estudaram para ter aqui uma previsão o mais fiel possível”, disse Nuno Crato.

O ministro admitiu que os professores aposentados passarão a ser um encargo de outro ministério, o da Segurança Social, quando deixarem o sistema de ensino e passarem a receber as suas reformas.

Luís Fazenda advertiu que “mais cedo do que tarde” haverá um orçamento retificativo, alegando que a escola pública está em queda e a universidade encontra-se “à beira do colapso”.

Criticou ainda as contas apresentadas, afirmando que o orçamento “esconde uma espécie de ensaio para o cheque ensino” e acusando o ministério de fazer “experiências” à custa de uma escola pública de qualidade para todos.

O ministro alegou que foram conseguidos “ganhos de eficiência” de 102,2 milhões de euros com a reorganização dos Quadros de Zona Pedagógica e a agregação de escolas, bem como com a reformulação das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

Só com as AEC, o ministro disse que o “ganho de eficiência” foi de quase 38 milhões de euros, “sem acabar com as AEC”.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente, Nuno Crato não é o Ministro da Educação que Portugal precisa. Prometeu alguma coisa como ensaísta quando escreveu sobre o eduquês, mas tal não lhe garantiu os créditos para ser um bom ministro da educação. A conjuntura é desfavorável. Sem dúvida. Mas precisávamos de algo mais do que um ministro que esgrime números, mas que não vê a realidade da escola e do ensino e “aposta nos cavalos errados”. Infelizmente pensa que poupa, mas na verdade apenas compromete o futuro de muitos jovens e adultos portugueses.

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …