Corrida repete-se. Ronaldo, Messi e Van Dijk finalistas no The Best da FIFA

Alessandro Di Marco / EPA

Cristiano Ronaldo estreia-se a marcar pela Juventus

O internacional português Cristiano Ronaldo, da Juventus, está, uma vez mais, nos três finalistas ao prémio ‘The Best’, troféu da FIFA que desde 2016 designa o melhor futebolista da época.

O prémio ‘The Best’, detido pelo croata Luka Modric (Real Madrid), veio substituir o antigo troféu Jogador do ano da FIFA, criado em 1991 e que a partir de 2010 e até 2015 foi atribuído em conjunto com a Bola de Ouro da revista France Football.

Cristiano Ronaldo concorre ao The Best de 2019 com o argentino Lionel Messi e com o holandês Virgil van Dijk, campeão europeu e defesa do Liverpool que já foi distinguido na quinta-feira com o prémio de jogador da UEFA 2018/19.

Curiosamente, o defesa central, também jogador do ano em Inglaterra, superou Lionel Messi (FC Barcelona) e Cristiano Ronaldo, segundo e terceiro, respetivamente.

No ‘The Best’, Cristiano Ronaldo venceu as edições de 2016 e 2017, depois de já ter vencido o prémio de jogador do ano da FIFA em 2008, e na atribuição em conjunto com a Bola de Ouro em 2013 e 2014.

Os vencedores nas várias categorias, que incluem candidatas às melhores futebolistas, aos melhores guarda-redes e aos melhores treinadores, serão conhecidos em 23 de setembro no Teatro alla Scala, em Milão.

O ‘trio’ de candidatas femininas inclui as campeãs mundiais Megan Rapinoe e Alex Morgan, e a lateral inglesa, de ascendência portuguesa, Lucy Bronze, numa lista que tem também as treinadoras finalistas do mundial, Jill Ellis (Estados Unidos), e Sarina Wiegman (Holanda), juntamente com Phil Neville (Inglaterra).

Nos treinadores no futebol masculino, concorrem Pep Guardiola, que ganhou todas as provas em Inglaterra pelo Manchester City, Maurício Pocchetino, vice-campeão europeu com o Tottenham, e Jürgen Klopp, campeão europeu com o Liverpool.

Alisson Becker (Liverpool), o ex-benfiquista Ederson (Manchester City) e Marc-André ter Stegen (FC Barcelona) concorrem a melhor guarda-redes, posição em que, em femininos, tem como candidatas Christiane Endler (Paris Saint-Germain), Hedvig Lindahl (Chelsea/Wolfsburgo) e Sari van Veenendaal (Arsenal/Atlético Madrid).

Messi (com um golo diante do Bétis em 17 de março), o húngaro Dániel Zsóri (Debrecen) e o colombiano Juan Quintero (River Plate) concorrem ao prémio Púskas, que distingue o melhor golo da época.

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …