Ausência de Bernardo Silva na corrida ao The Best “é anormal”

Fernando Santos comentou as nomeações para o prémio “The Best”, galardão atribuído anualmente pela FIFA para distinguir o melhor jogador do mundo.

Em declarações ao canal 11, o canal da Federação Portuguesa de Fuebol que arrancou a sua emissão esta quinta-fera, o selecionador nacional disse que Cristiano Ronaldo seria um justo vencedor do troféu, tendo em conta o que fez na Juventus e por Portugal.

“Para além de tudo o que fez na Juventus, que foi uma mudança muito grande na sua vida, foram muitos anos em Madrid, respondeu a grande altura no clube e na seleção nacional. Quando juntamos tudo o que fez não tenho dúvidas que, na minha opinião, seria mais do que justo vencedor”, afirmou.

Outro dos temas abordados pelo técnico da seleção das «quinas» foi a ausência de Bernardo Silva dos dez finalistas.

“Cada um escolhe quem quer, respeito sempre, mas há uma constatação que faço. Naquele lote de 10 é anormal que o Bernardo Silva não esteja“, afirmou Fernando Santos, que foi também nomeado na categoria de melhor treinador.

“É mais um desses jogadores que fez tudo, no clube e na seleção nacional. Ganhou a Liga das Nações, até foi o MVP e acho que seria justo que o Bernardo estivesse junto do Cristiano Ronaldo nessa votação. Na minha opinião ganhava o Ronaldo e a seguir o Bernardo”, sentenciou.

Além do único português na lista, eleito melhor jogador do mundo em 2008, 2013, 2015, 2016 e 2016/2017, destaca-se a presença do internacional argentino Lionel Messi, distinguido também por cinco vezes (2009, 2010, 2011, 2012 e 2014), e a ausência do croata Luka Modric, vencedor da última temporada.

Messi foi o melhor marcador da Liga dos Campeões, com 12 golos, e da Liga espanhola, com 36, que lhe valeram uma sexta ‘Bota de Ouro’ e ajudaram o FC Barcelona a conquistar o campeonato. O avançado argentino terminou a temporada com 51 tentos pelos catalães. Somando a Argentina, foram 54 golos, em 58 jogos.

Integram também a lista o egípcio Mohamed Salah, o senegalês Sadio Mané e o holandês Virgil van Dijk, que ajudaram o Liverpool a conquistar a Liga dos Campeões, e os também holandeses Frenkie de Jong (agora no FC Barcelona) e Matthijs de Ligt (contratado pela Juventus), que foram determinantes na campanha do Ajax, que venceu campeonato e taça do seu país e alcançou com surpresa as meias-finais da ‘Champions’.

Entre os nomeados, selecionados por um “painel de peritos em futebol”, pelo desempenho entre 16 de julho de 2018 a 19 de julho de 2019 estão ainda o francês Kylian Mbappé (Paris-Saint-Germain), o belga Eden Hazard (Chelsea, agora Real Madrid) e o inglês Harry Kane (Tottenham).

O português Bernardo Silva, do Manchester City, ficou de fora da lista final de dez nomeados, na qual não consta qualquer jogador dos ‘citizens’, que conquistaram todos os títulos em Inglaterra (campeonato, Taça de Inglaterra, Taça da Liga e Supertaça).

ZAP // Lusa / F365

PARTILHAR

RESPONDER

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …