/

Ausência de Bernardo Silva na corrida ao The Best “é anormal”

Fernando Santos comentou as nomeações para o prémio “The Best”, galardão atribuído anualmente pela FIFA para distinguir o melhor jogador do mundo.

Em declarações ao canal 11, o canal da Federação Portuguesa de Fuebol que arrancou a sua emissão esta quinta-fera, o selecionador nacional disse que Cristiano Ronaldo seria um justo vencedor do troféu, tendo em conta o que fez na Juventus e por Portugal.

“Para além de tudo o que fez na Juventus, que foi uma mudança muito grande na sua vida, foram muitos anos em Madrid, respondeu a grande altura no clube e na seleção nacional. Quando juntamos tudo o que fez não tenho dúvidas que, na minha opinião, seria mais do que justo vencedor”, afirmou.

Outro dos temas abordados pelo técnico da seleção das «quinas» foi a ausência de Bernardo Silva dos dez finalistas.

“Cada um escolhe quem quer, respeito sempre, mas há uma constatação que faço. Naquele lote de 10 é anormal que o Bernardo Silva não esteja“, afirmou Fernando Santos, que foi também nomeado na categoria de melhor treinador.

“É mais um desses jogadores que fez tudo, no clube e na seleção nacional. Ganhou a Liga das Nações, até foi o MVP e acho que seria justo que o Bernardo estivesse junto do Cristiano Ronaldo nessa votação. Na minha opinião ganhava o Ronaldo e a seguir o Bernardo”, sentenciou.

Além do único português na lista, eleito melhor jogador do mundo em 2008, 2013, 2015, 2016 e 2016/2017, destaca-se a presença do internacional argentino Lionel Messi, distinguido também por cinco vezes (2009, 2010, 2011, 2012 e 2014), e a ausência do croata Luka Modric, vencedor da última temporada.

Messi foi o melhor marcador da Liga dos Campeões, com 12 golos, e da Liga espanhola, com 36, que lhe valeram uma sexta ‘Bota de Ouro’ e ajudaram o FC Barcelona a conquistar o campeonato. O avançado argentino terminou a temporada com 51 tentos pelos catalães. Somando a Argentina, foram 54 golos, em 58 jogos.

Integram também a lista o egípcio Mohamed Salah, o senegalês Sadio Mané e o holandês Virgil van Dijk, que ajudaram o Liverpool a conquistar a Liga dos Campeões, e os também holandeses Frenkie de Jong (agora no FC Barcelona) e Matthijs de Ligt (contratado pela Juventus), que foram determinantes na campanha do Ajax, que venceu campeonato e taça do seu país e alcançou com surpresa as meias-finais da ‘Champions’.

Entre os nomeados, selecionados por um “painel de peritos em futebol”, pelo desempenho entre 16 de julho de 2018 a 19 de julho de 2019 estão ainda o francês Kylian Mbappé (Paris-Saint-Germain), o belga Eden Hazard (Chelsea, agora Real Madrid) e o inglês Harry Kane (Tottenham).

O português Bernardo Silva, do Manchester City, ficou de fora da lista final de dez nomeados, na qual não consta qualquer jogador dos ‘citizens’, que conquistaram todos os títulos em Inglaterra (campeonato, Taça de Inglaterra, Taça da Liga e Supertaça).

ZAP // Lusa / F365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.