Empresa não percebe porque a comissão de trabalhadores disse que o Passe Ferroviário Verde vai prejudicar as suas finanças.
Está quase a chegar o Passe Ferroviário Verde, um novo título de transporte válido nos comboios da CP – Comboios de Portugal.
O passe custa 20 euros e pode ser adquirido em qualquer dia do mês, com a validade de 30 dias consecutivos.
Poderá ser usado nos comboios Intercidades (segunda classe), Regionais, InterRegionais (segunda classe), urbanos de Coimbra e alguns percursos dos urbanos de Lisboa e Porto.
Vai estar disponível a partir do dia 21 de Outubro e já originou críticas, quer de partidos da oposição, quer de trabalhadores da própria CP. Todos temem pela situação financeira da empresa, com este passe mais barato.
A Comissão de Trabalhadores da CP divulgou um comunicado, no qual alertou que a compensação prevista pelo Governo, de 18,9 milhões de euros, “não será suficiente para assegurar a oferta”.
A CP ficou surpreendida e demonstra “repúdio” por afirmações como estas, “em particular pelas considerações que sugerem que esta iniciativa pode ter um impacto negativo significativo nas finanças da empresa”.
Em comunicado enviado ao ZAP, a empresa refere que nem percebe a base para esta suposição da Comissão de Trabalhadores.
“O valor de 18,9 milhões de euros mencionado foi rigorosamente calculado pelos serviços comerciais e financeiros da CP, que trabalharam de forma dedicada para desenvolver este novo passe, de acordo com os melhores padrões de análise e planeamento”.
“É inadmissível que a Comissão de Trabalhadores se permita vir a público desrespeitar e pôr em causa a competência e o profissionalismo dos trabalhadores, passando um atestado de incompetência a todos os que se dedicaram a este projeto com empenho e rigor”, lê-se.
A CP assegura que estas sugestões “carecem de fundamento e revelam um desconhecimento profundo sobre as contas e operações da CP”, alegando que a Comissão de Trabalhadores distorceu a realidade e questionou a integridade dos trabalhadores e da administração.
A empresa tem noção de que precisa de mais material circulante – é por isso que está realizar a maior aquisição de comboios de sempre.
Contudo, a Comissão de Trabalhadores “parece ignorar um dado crucial: a disponibilidade de material circulante é hoje significativamente maior do que há três anos, graças ao esforço e à dedicação dos trabalhadores das oficinas, que têm reparado e devolvido à rede dezenas de carruagens e locomotivas”.
A CP lembra que, graças a esse esforço, chegou ao maior número de passageiros dos últimos 25 anos.
A empresa reforça que o Passe Ferroviário Verde será importante para “promover a mobilidade sustentável e a coesão territorial”, para apostar na “mobilidade verde”, que terá um “impacto ambiental positivo”.
“Além disso, queremos sublinhar que a CP será compensada pelo Estado para prestar este serviço, garantindo que esta medida não compromete a sustentabilidade financeira da empresa”, repete a empresa.