CP impede funcionários de falar com a imprensa

Comboio da CP em Porto São Bento

O Regulamento de Comunicação da CP, em vigor desde dia 3 de Setembro, proíbe os trabalhadores da empresa de responderem a perguntas de imprensa e de expressarem opiniões pessoais que colidam com a boa imagem, actividade e negócios da empresa.

A notícia publicada esta terça-feira pelo jornal Público refere que o documento, assinado pelo presidente e vice-presidente da CP informa que “a comunicação da empresa deve proteger a sua reputação, bom nome, identidade e actividade comercial” em que “nenhum trabalhador da empresa está autorizado a dar resposta ou estabelecer contactos com a imprensa”, sendo essa função unicamente desempenhada pelo responsável de comunicação da empresa.

Além da imprensa, de acordo com o documento a que o Público teve acesso, os funcionários deverão “abster-se de comentar ou fomentar rumores sobre a Empresa, sua actividade ou negócios”.

Da mesma forma, quaisquer convites para participação em fóruns ou conferências deverão ser efectuados com autorização prévia da administração.

A Comissão de Trabalhadores veio já criticar esta medida e repudiar “o teor das normas regulamentadas dirigidas aos trabalhadores, na medida em que colidem com a sua liberdade de expressão e opinião” referindo o 37º artigo da Constituição sobre a liberdade de expressão sem impedimentos nem restrições.

Ao Público, José Reisinho da Comissão de Trabalhadores refere que com esta atitude a CP fomenta uma “lei da rolha“.

Segundo o jornal, este regulamento teve origem em supostas fugas de informação à imprensa relacionadas com a segurança na linha de Cascais.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …

Cessar-fogo quebrado. Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado na madrugada desta quarta-feira. Os israelitas lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza depois de, segundo dizem, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. …

"Síndrome de Maria Antonieta". Condição que torna o cabelo branco repentinamente pode ter explicação

Os últimos meses da vida de Maria Antonieta foram extremamente desgastantes, sendo que a onda de acontecimento negros culminou com a sua morte. Os livros de história contam que este cenário fez com que a …

Von der Leyen vem a Lisboa dar "luz verde" ao PRR. Plano é “ambicioso e robusto” (e pode avançar já na próxima semana)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai estar hoje em Lisboa para anunciar formalmente a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal. Von der Leyen vai “entregar pessoalmente ao primeiro-ministro, …

Biden e Putin reúnem-se em Genebra em busca de relação "estável e previsível"

A Ucrânia, a Bielorrússia, o destino do opositor russo detido Alexei Navalny, e os ciberataques são os temas da cimeira e o debate prevê-se áspero e difícil. A cimeira vai decorrer na cidade suíça de Genebra …