CP está sem soluções. Crise na ferrovia agrava-se e dezembro pode ser caótico

A crise na ferrovia parece não ter fim à vista. Depois de um verão atribulado, a época natalícia vai também ficar marcada pelas perturbações causadas aos utentes da Comboios de Portugal (CP).

A CP continua sem material circulante suficiente e o recrutamento de operários para a EMEF ainda não está concluído, pelo que se mantém a incapacidade em reparar as automotoras e carruagens que se vão acumulando nas oficinas. Depois de um verão caótic, a situação da CP não melhorou e avizinha-se um período difícil na época natalícia.

Segundo a edição desta segunda-feira do jornal Público, todos os dias há comboio suprimidos no Algarve e no Oeste. Aliás, só na passada quarta-feira, 21 de novembro, foram suprimidos 11 comboios no Algarve – nove entre Faro e Vila Real de Santo António e dois entre Faro e Lagos.

Ainda este mês, o trajeto do comboio que liga o Entroncamento a Badajoz numa viagem diária de ida e volta, foi durante dez dias realizado por um autocarro. No domingo, o Alfa Pendular que deveria sair às 16h de Faro para o Porto avariou e a CP teve de alugar seis autocarros para transportar os passageiros do Algarve para Lisboa, denuncia o jornal.

Nas últimas semanas, 60% do parque de automotoras UDD (Unidades Duplas a Diesel) chegou a estar imobilizado em oficina, uma situação que tende a agravar-se porque o material há muito ultrapassou o seu período de vida útil e o que sobra tende a avariar.

Para evitar que estas imobilizações prejudiquem as automotoras UTE (Unidades Triplas Elétricas), responsáveis pela grande maioria do serviço regional, a CP decidiu estender o ciclo de manutenção dos seus rodados dos 200 mil para os 300 mil quilómetros.

O Público perguntou ao IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), entidade que garante a segurança do sistema ferroviário, se deu parecer favorável a esta solução da CP, mas não obteve resposta.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estes tipos deviam ser eles a ir de autocarro de lisboa ate faro! A ver se nao Iam sentir falta do comboio! De autocarro a viagem pra alem de ser longa e extremamente cansativa ! Para quem viaja pra o aeroporto de faro e quer ir pra Lisboa nao haver transportes num país europeu faz lembrar o pais no minimo atrasado

RESPONDER

Cortaram a água nas instalações da Tesla na Alemanha. Havia contas por pagar

A empresa pública alemã WSE cortou (e já restabeleceu) o fornecimento de água nas instalações da Tesla em Grünheide, onde nascerá a primeira gigafactory europeia da empresa, devido à falta de pagamento das contas. Na semana …

Trabalhadores remotos estão a encher pequenas cidades (que agora têm os problemas das grandes)

A pandemia de covid-19 está a levar a um novo fenómeno: a migração para "comunidades de passagem" - pequenas cidades próximas a grandes terras e estações de esqui - à medida que mais pessoas começam …

EUA vão retirar Sudão da "lista negra" de países apoiantes do terrorismo

O Sudão vai ser retirado da lista de países apoiantes do terrorismo, anunciou na segunda-feira o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, numa medida que permitirá ao país africano voltar a ter acesso a …

Trump testou positivo à covid-19 e Fauci não ficou nada surpreendido

Anthony Fauci, o principal especialista norte-americano em doenças infeciosas, revelou esta semana que não ficou nada surpreendido com o facto de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter testado positivo à covid-19.  Em entrevista ao …

Benfica castigado com um jogo de interdição da Luz

O Benfica foi punido com um jogo de interdição do Estádio da Luz e uma multa de 10.200 euros pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por apoio a claques não …

Homem muda a matrícula do carro para ficar "invisível", mas acaba com multas pendentes de 12 mil dólares

Um especialista em segurança cibernética norte-americano, conhecido como Droogie, trocou a matrícula do seu carro e pôs em prática um plano para tentar tornar o veículo indetetável nos leitores de matrículas e sistemas de bilhetes. …

Fenprof diz que já são mais de 330 as escolas com casos positivos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou que já são mais de 330 as escolas em que confirmou existirem casos de covid-19 e acusou o Ministério da Educação de “esconder informação” solicitada a este propósito. Os …

Boeing 737 Max novamente seguro para voar, diz regulador europeu

O 737 Max da Boeing, avião suspenso desde março de 2019 devido a dois acidentes que resultaram na morte de 346 pessoas, é novamente seguro para voar, afirmou o diretor executivo da Agência Europeia para …

Nenhum deputado quis fazer o parecer sobre lei da Stayaway Covid

A comissão de Assuntos Constitucionais viveu esta terça-feira momentos de boa disposição quando nenhum deputado se voluntariou para fazer um parecer sobre a proposta de lei do Governo para tornar obrigatória a aplicação Stayaway Covid. Apesar …

Instagram investigado na Irlanda pela gestão de dados dos utilizadores menores de idade

A comissão que regula a proteção de dados irlandesa abriu em setembro dois inquéritos à rede social Instagram, com base na gestão de dados dos utilizadores menores de idade daquela rede social. A Comissão de Proteção …