/

CP está sem soluções. Crise na ferrovia agrava-se e dezembro pode ser caótico

1

A crise na ferrovia parece não ter fim à vista. Depois de um verão atribulado, a época natalícia vai também ficar marcada pelas perturbações causadas aos utentes da Comboios de Portugal (CP).

A CP continua sem material circulante suficiente e o recrutamento de operários para a EMEF ainda não está concluído, pelo que se mantém a incapacidade em reparar as automotoras e carruagens que se vão acumulando nas oficinas. Depois de um verão caótic, a situação da CP não melhorou e avizinha-se um período difícil na época natalícia.

Segundo a edição desta segunda-feira do jornal Público, todos os dias há comboio suprimidos no Algarve e no Oeste. Aliás, só na passada quarta-feira, 21 de novembro, foram suprimidos 11 comboios no Algarve – nove entre Faro e Vila Real de Santo António e dois entre Faro e Lagos.

Ainda este mês, o trajeto do comboio que liga o Entroncamento a Badajoz numa viagem diária de ida e volta, foi durante dez dias realizado por um autocarro. No domingo, o Alfa Pendular que deveria sair às 16h de Faro para o Porto avariou e a CP teve de alugar seis autocarros para transportar os passageiros do Algarve para Lisboa, denuncia o jornal.

Nas últimas semanas, 60% do parque de automotoras UDD (Unidades Duplas a Diesel) chegou a estar imobilizado em oficina, uma situação que tende a agravar-se porque o material há muito ultrapassou o seu período de vida útil e o que sobra tende a avariar.

Para evitar que estas imobilizações prejudiquem as automotoras UTE (Unidades Triplas Elétricas), responsáveis pela grande maioria do serviço regional, a CP decidiu estender o ciclo de manutenção dos seus rodados dos 200 mil para os 300 mil quilómetros.

O Público perguntou ao IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), entidade que garante a segurança do sistema ferroviário, se deu parecer favorável a esta solução da CP, mas não obteve resposta.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Estes tipos deviam ser eles a ir de autocarro de lisboa ate faro! A ver se nao Iam sentir falta do comboio! De autocarro a viagem pra alem de ser longa e extremamente cansativa ! Para quem viaja pra o aeroporto de faro e quer ir pra Lisboa nao haver transportes num país europeu faz lembrar o pais no minimo atrasado

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.