Cozinhar com colheres de pau não é ilegal

Na cozinha com a colher de pau

A proibição de usar colheres de pau em restaurantes é um mito. Segundo a DECO, a lei só estabelece um requisito: os utensílios têm de apresentar boas condições de conservação e higiene.

Há alguns anos tornou-se “voz popular” que a legislação europeia tinha imposto a ilegalidade do uso de colheres de pau em restaurantes e outros locais públicos.

A proibição seria baseada no facto de as colheres de madeira serem utensílios “porosos, absorventes e com propensão ao desenvolvimento de microrganismos“, sendo assim totalmente “inconveniente o seu contacto com os géneros alimentícios”.

No entanto, a ideia generalizada de que as tradicionais colheres de pau tinham sido banidas das cozinhas do país é errada.

Se vir um cozinheiro no restaurante mexer o arroz com uma colher de pau, não corra a denunciar à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, esclarece a associação de defesa dos consumidores DECO no seu site.

O uso de colheres de é legal. A legislação apenas determina que “os utensílios em contacto com os alimentos devem ser fabricados com materiais adequados e mantidos em bom estado de conservação, de modo a minimizar qualquer risco de contaminação”.

Segundo a DECO, “tal como acontece com as tábuas de corte, existem colheres de diferentes materiais. As de plástico ou de silicone são mais fáceis de lavar e de desinfectar, pelo que é habitual aconselhá-las”.

Independentemente do material, aconselha a associação, o importante é limpar cuidadosamente com água muito quente e detergente. Em alternativa, as colheres de pau podem ser lavadas na máquina, depois de uma pré-lavagem à mão. Deixe-as secar antes de arrumar e deite-as fora quando estiverem danificadas.

Portanto, se acha que uma boa colher de pau com muitos anos a acumular paprika dá mais sabor ao cozinhado… bom apetite.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.