Investimento público de Costa vai ser inferior ao da troika

José Sena Goulão / Lusa

No que toca ao investimento público, o Governo socialista liderado por António Costa só superará os números da legislatura passada, levada a cabo por Pedro Passos Coelho (PSD/CDS), em 2020, caso venha a vencer as legislativas.

Os números são do Jornal de Negócios, que tem por base a revisão em baixa da meta do investimento público para este ano apresentada esta segunda-feira pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, no âmbito do Programa de Estabilidade.

Contas feiras, o primeiro-ministro terá de ganhar as próximas eleições legislativas de outubro para superar os números do anterior executivo.

O Programa de Estabilidade 2018-2023, apresentado na segunda-feira pelo ministro das Finanças, é mais cauteloso no investimento público do que o Orçamento de Estado para 2019: a percentagem do PIB alocada para o investimento vai ficar-se pelos 2,1%, não os 2,3% previstos no OE2019. Ou seja, o peso do investimento do Estado na economia continuará abaixo do verificado em 2015, o último ano do Governo PSD/CDS (2,2%).

Caso o PS seja Governo na próxima legislatura, observa o diário de economia, apenas ultrapassará o nível de investimento público em 2020, atingindo os 2,3% do PIB. Nos anos seguintes, o investimento público deverá aumentar gradualmente até atingir os 2,6% do PIB em 2022, nível que irá manter-se em 2023, escreve o Negócios.

Ainda assim, o peso do investimento do Estado na economia continuará abaixo do que se verificava no pré-crise. Entre 1995 e 2011, o investimento público representou, em média, 4,5% do PIB português.

No documento esta segunda-feira enviado a Bruxelas com as previsões de médio prazo, Centeno não arrisca e mantém o défice para este ano mas baixa o crescimento, deixando alertas sobre os riscos da instabilidade internacional. Os 1,9% antecipados pelo Executivo são mais cautelosos do que os 2,2% inicialmente esperados, mas, ainda assim, revelam-se mais otimistas do que as previsões dos organismos independentes, que antecipam que a economia portuguesa não avance além dos 1,7%.

Na globalidade da legislatura, o ministro das Finanças conseguiu acertar nas previsões do défice e do desemprego, tendo conseguido até melhores resultados do que o esperado, mas falhou, por excesso de otimismo, na previsão do crescimento e da redução da dívida, observa ainda o semanário Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Afinal quando estão na oposição é SÓ conversa da TRETA. Chegam ao poder da forma que chegaram fazem igual/pior que os anteriores em tempo de TRoika!! Povo politicos NUNCA confiem neles são a pior CORJA que existe ao cimo da terra, são autênticos vermes…

    • Nem mais. A sua análise é realista. Tivemos cá a Troika 3 anos (que o governo PS chamou) e mesmo assim, com uma conjuntura tão favorável, este governo de Costa tem números miseráveis no investimento. Com estes gajos não sei para onde caminhamos.

  2. Para o costa e seu lacaio, cativador-mor do reino, só interessa o défice. O investimento, os serviços públicos e os comboios a cair aos bocados ficam para quando a troika voltar outra vez!

  3. Só em 2021 o investimento público será igual ao dos tempos do passos coelho! Dando umas migalhas e carregando o Povo de impostos, tem sido a receita da geringonça!

  4. Este sistema político é uma verdadeira mer*da… para que servem estas eleições da treta? Para sermos governados pelos perdedores unidos? ‘ganda cagada…

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …