Investimento público de Costa vai ser inferior ao da troika

José Sena Goulão / Lusa

No que toca ao investimento público, o Governo socialista liderado por António Costa só superará os números da legislatura passada, levada a cabo por Pedro Passos Coelho (PSD/CDS), em 2020, caso venha a vencer as legislativas.

Os números são do Jornal de Negócios, que tem por base a revisão em baixa da meta do investimento público para este ano apresentada esta segunda-feira pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, no âmbito do Programa de Estabilidade.

Contas feiras, o primeiro-ministro terá de ganhar as próximas eleições legislativas de outubro para superar os números do anterior executivo.

O Programa de Estabilidade 2018-2023, apresentado na segunda-feira pelo ministro das Finanças, é mais cauteloso no investimento público do que o Orçamento de Estado para 2019: a percentagem do PIB alocada para o investimento vai ficar-se pelos 2,1%, não os 2,3% previstos no OE2019. Ou seja, o peso do investimento do Estado na economia continuará abaixo do verificado em 2015, o último ano do Governo PSD/CDS (2,2%).

Caso o PS seja Governo na próxima legislatura, observa o diário de economia, apenas ultrapassará o nível de investimento público em 2020, atingindo os 2,3% do PIB. Nos anos seguintes, o investimento público deverá aumentar gradualmente até atingir os 2,6% do PIB em 2022, nível que irá manter-se em 2023, escreve o Negócios.

Ainda assim, o peso do investimento do Estado na economia continuará abaixo do que se verificava no pré-crise. Entre 1995 e 2011, o investimento público representou, em média, 4,5% do PIB português.

No documento esta segunda-feira enviado a Bruxelas com as previsões de médio prazo, Centeno não arrisca e mantém o défice para este ano mas baixa o crescimento, deixando alertas sobre os riscos da instabilidade internacional. Os 1,9% antecipados pelo Executivo são mais cautelosos do que os 2,2% inicialmente esperados, mas, ainda assim, revelam-se mais otimistas do que as previsões dos organismos independentes, que antecipam que a economia portuguesa não avance além dos 1,7%.

Na globalidade da legislatura, o ministro das Finanças conseguiu acertar nas previsões do défice e do desemprego, tendo conseguido até melhores resultados do que o esperado, mas falhou, por excesso de otimismo, na previsão do crescimento e da redução da dívida, observa ainda o semanário Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Afinal quando estão na oposição é SÓ conversa da TRETA. Chegam ao poder da forma que chegaram fazem igual/pior que os anteriores em tempo de TRoika!! Povo politicos NUNCA confiem neles são a pior CORJA que existe ao cimo da terra, são autênticos vermes…

    • Nem mais. A sua análise é realista. Tivemos cá a Troika 3 anos (que o governo PS chamou) e mesmo assim, com uma conjuntura tão favorável, este governo de Costa tem números miseráveis no investimento. Com estes gajos não sei para onde caminhamos.

  2. Para o costa e seu lacaio, cativador-mor do reino, só interessa o défice. O investimento, os serviços públicos e os comboios a cair aos bocados ficam para quando a troika voltar outra vez!

  3. Só em 2021 o investimento público será igual ao dos tempos do passos coelho! Dando umas migalhas e carregando o Povo de impostos, tem sido a receita da geringonça!

  4. Este sistema político é uma verdadeira mer*da… para que servem estas eleições da treta? Para sermos governados pelos perdedores unidos? ‘ganda cagada…

RESPONDER

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

A NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …