Costa sugere a Passos que vá caçar pokémons

Carla Azevedo / portugal.gov.pt

António Costa levou uma "vaca voadora" para a cerimónia de apresentação do Simplex 2016.

António Costa levou uma “vaca voadora” para a cerimónia de apresentação do Simplex 2016

O primeiro-ministro defendeu que não tem o menor cabimento colocar-se um cenário de segundo resgate financeiro a Portugal e, numa indireta a Pedro Passos Coelho, sugeriu que quem espera o “diabo” melhor fará em dedicar-se a caçar “pokémons”.

Interrogado pelos jornalistas sobre o facto de a agência de rating Moody’s ter afastado um cenário de segundo resgate financeiro a Portugal, o líder do executivo respondeu: “Nunca estive intranquilo, porque sempre disse que não faz o sentido, não tem qualquer cabimento falar em qualquer tipo de resgate“.

Mais à frente, numa alusão indireta às previsões económico-financeiras do PSD, António Costa declarou que “quem anda à procura de encontrar o diabo mais vale dedicar-se à caça de pokémons, porque caçar pokémons é mais fácil do que encontrar o diabo“.

O presidente do PSD afirmou esta terça-feira que se Portugal voltar a ter um “mal maior”, numa referência implícita a um novo resgate, tal acontecerá “em consequência de ato deliberado”, salientando que não será aceitável que aconteça por incompetência ou distração.

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Coimbra, Pedro Passos Coelho recordou o período de 2010 que antecedeu o anterior resgate da troika e em que o Governo socialista, então liderado por José Sócrates, pediu “responsabilidade” aos sociais-democratas para evitar o “mal maior”.

Sem referir expressamente a palavra resgate, o líder do PSD lembrou que ainda assim “o mal maior acabou por acontecer”: “Desta vez, se acontecer qualquer coisa desse tipo, só por consequência de ato deliberado. Quem passou pelo que nós já passámos não pode aceitar que haja qualquer ingenuidade, desatenção, incompetência, distração que permita que uma coisa dessas”, avisou.

Estabilidade

Perante os jornalistas, o primeiro-ministro sustentou que há um quadro de estabilidade económica e financeira no país, com resultados positivos em termos de controlo do défice e na resolução das questões da banca.

“Portugal tem tido uma execução orçamental muito tranquila: Este ano (pela primeira vez em muitos anos) não ficará somente abaixo da meta dos 3% do défice, como também abaixo dos 2,7% previstos pela Comissão Europeia. E vamos mesmo ficar confortavelmente abaixo dos 2,5%”, advogou o primeiro-ministro.

António Costa disse que este resultado se verifica depois de o seu Governo, ao longo de 2016, ter reduzido a sobretaxa de IRS e de ter reposto vencimentos de salários e de pensões.

Também de acordo com o primeiro-ministro, “a gestão da dívida tem sido feita com grande competência e profissionalismo por parte do IGCP (Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública) e as taxas aplicadas a Portugal têm revelado enorme estabilidade“.

“Por outro lado, as questões que têm sido colocadas relativamente ao sistema financeiro têm sido resolvidas uma a uma com tranquilidade, não continuando a disfarçar o que irresponsavelmente foi escondido”, acrescentou, numa crítica ao anterior executivo.

António Costa falava no final de uma visita ao Liceu Passos Manuel, onde estudou em jovem, deslocação em que esteve acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e que se destinou a assinalar a abertura do ano escolar.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Os socialistas e comunas fod*** tudo, mas depois os outros têm que tapar a me**a , mas quem paga sempre é o Zé Povo pobre de espírito que continua a acreditar nessa cambada de ladrões!

  2. Este sr gajo é um Gozam, é tal e qual o Socrates sem tirar nem por. Não se mexam portugueses porque quem vai pagar a fatura seremos todos nós. Estes da esquerda sempre posaram o país em maus lenções nunca olharam pelo bem dos portugueses. Digo e repito todos eles são péssimos mas dentro deles há que escolher os menos maus e não permitir que os mais péssimos tomem o poder desenfreadamente.

  3. E já agora porque não caçar também umas quantas vacas voadoras.
    Sempre podiam distribuir as excedentes pelo Povo.
    Não acredito que, consigam comer todas sem distribuir algumas pelo Povo. Não devia ser só os impostos a mais, que vamos pagar ainda durante este Governo.

  4. Este senhor da vaca voadora agora aconselha os outros a apanhar pokémons, talvez tenha toda a razão porque neste governo virtual e seus associados é de facto um fartote de pokémons que seriam bem caçados e postos numa incineradora e ele próprio seria o Pokémon certamente mais desejado.

  5. Penso que o texto em baixo incomoda o coelho que perdeu a cenoura por ter destruído a horta, e quando vê a horta tornar a crescer tenta por todos os meios comer as cenouras não dando oportunidade a que a mesma cresça.
    Estabilidade
    Portugal tem tido uma execução orçamental muito tranquila: Este ano (pela primeira vez em muitos anos) não ficará somente abaixo da meta dos 3% do défice, como também abaixo dos 2,7% previstos pela Comissão Europeia. E vamos mesmo ficar confortavelmente abaixo dos 2,5%”, advogou o primeiro-ministro.
    António Costa disse que este resultado se verifica depois de o seu Governo, ao longo de 2016, ter reduzido a sobretaxa de IRS e de ter reposto vencimentos de salários e de pensões.
    Também de acordo com o primeiro-ministro, “a gestão da dívida tem sido feita com grande competência e profissionalismo por parte do IGCP (Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública) e as taxas aplicadas a Portugal têm revelado enorme estabilidade.

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …