Portugueses acham que Costa será ilibado (mas com regresso à política em xeque)

7

André Kosters / Lusa

O primeiro-ministro António Costa

Mais de 70% dos portugueses acredita que será ilibado, revela nova sondagem. Muitos veem possíveis cargos em órgãos europeus para o primeiro-ministro em gestão.

Mais de 70% dos portugueses acredita na ilibação do primeiro-ministro demissionário no processo da Operação Influencer, mas a confiança no seu regresso à política é um terreno mais incerto.

Segundo nova sondagem da Intercampus para o CM, a CMTV e Jornal de Negócios, a maioria dos inquiridos (70,2%) acredita que António Costa será ilibado — apenas 13,1% tem certezas de que é culpado e não escapará a condenação, e 16,2% estão indecisos.

Questionados sobre um eventual regresso à vida política, 43,4% consideram que Costa deve prosseguir a sua carreira política — num cenário em que as respostas apontam para cargos externos como o Parlamento Europeu ou o Conselho Europeu — enquanto 42,9% indicam que não o deveria fazer.

O balanço de oito anos de governo de Costa é equilibrado entre positivo (41,7%) e negativo (43,7%), com destaque do lado negativo para a saúde e habitação e do positivo para a gestão da dívida pública.

Consequência direta da menção do seu nome em investigações do Ministério Público, a demissão de Costa deu origem a uma crise política nacional em novembro.

Em relação a um eventual regresso a cargos políticos, o ex-secretário-geral do PS reiterou, na Alemanha a 20 de novembro, que está de “consciência absolutamente tranquila”, mas que não está disponível para “exercer cargos públicos”, nem a nível europeu, “enquanto não estiver esclarecido” o inquérito de que é alvo.

“A política não é uma carreira, é uma atividade cívica, que se exerce das mais variadas formas. Aquilo que eu disse é sentir-me de consciência absolutamente tranquila, nada me pesando na minha consciência. Entendo que a função que eu exercia, enquanto primeiro-ministro, não é compatível com a existência de um juízo de suspeição”, declarou.

Por enquanto, não há suspeitas concretas contra Costa – mas pairam no ar dúvidas quanto ao seu papel num caso que envolve crimes de prevaricação, de corrupção ativa e passiva de titular de cargo político e de tráfico de influências.

ZAP //

7 Comments

  1. Mas alguém acredita neste tipo de sondagens, jamais ele pedia a demissão se não estivesse com o rabo entalado, agora fez-se de vitima

  2. Bom até o Sócrates e o Isaltino Morais (peritos nesta matéria), já manifestaram o total apoio a A.Costa e reprovação à actuação do Ministério Público….

  3. Quem devia demitir-se é a Procuradora Geral da República, Lucília Gago, por acusar dirigentes governamentais sem provas como ficou evidente com as decisões do primeiro juiz que julgou os indiciados.

  4. Mas alguma vez vão condenar um Politico do PS ou do PSD? Eles comem todos do mesmo Prato,l e os juizes são todos amiguinhos e recebem algum com a terceira mão por isso nunca Julgam nenhum politico ou então prendem durante um tempo para o Tuga engolir e calar, como se dizia antigamente o Ditado, com Papas e Bolos se enganam os Tolos.

  5. Totalmente inocente, desde que tentou manipular as decisões judiciais de Paulo Pedroso (casa pia)… No YouTube estão lá as gravações inocentes!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.