Costa recebido com protesto contra cortes nos contratos de associação

Fernando Veludo / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, na inauguração do Museu Municipal Abade Pedrosa

O primeiro-ministro, António Costa, foi este sábado recebido em Santo Tirso sob um forte protesto de centenas de pessoas que se manifestam contra os cortes no financiamento a colégios privados com contrato de associação.

O primeiro-ministro chegou com 25 minutos de atraso ao Museu Municipal Abade Pedrosa, para presidir à cerimónia que assinala a requalificação desta infra-estrutura, e entrou directamente nas instalações para descerrar as placas de inauguração, sem parar junto aos convidados e manifestantes.

Três representantes das escolas foram levados pela organização do evento ao interior do Museu, onde entregaram a António Costa “um estudo sobre as consequências que vão sofrer as 39 escolas que não vão poder abrir turmas”, disse uma das representantes, Filipa Amorim.

“Não se trata apenas de não abrir novas turmas. Estamos a falar de matar à machadada os colégios com contrato de associação”, sublinhou a representante dos manifestantes.

A comunicação social foi afastada deste encontro entre representantes e o primeiro-ministro.

No exterior do museu, onde foi montada uma tenda para o decurso da cerimónia, os manifestantes continuaram a gritar palavras de ordem.

Paulo Novais / Lusa

Pais, professores e alunos de colégios privados manifestam-se à passagem da comitiva do Primeiro-ministro, António Costa, em Águeda.

Pais, professores e alunos de colégios privados manifestam-se à passagem da comitiva do Primeiro-ministro, António Costa, em Águeda.

Costa diz que colégios privados terão sido iludidos

No final da visita deste sábado ao Museu Abade Pedrosa, em Santo Tirso, o primeiro-ministro afirmou que “talvez alguém” tenha iludido os colégios privados “na convicção de que os contratos de associação deixaram de ser exceção para passar a ser regra“.

Talvez alguém os tenha iludido, mas não é isso que está nos contratos, não é isso que está na lei, não é isso que está no nosso programa de Governo”, disse António Costa.

Costa lembrou que “os contratos de associação não são a única forma de colaboração entre o Estado e ensino particular e cooperativo”, adiantando que nada move o Governo contra este ensino nem contra a livre opção dos pais de onde querem educar os seus filhos.

“Agora a lei diz de forma clara que os contratos de associação só são utilizados quando a rede pública é insuficiente“, frisou.

Docentes dos colégios sentem-se traídos pela Fenprof

A associação que representa os docentes dos colégios com contratos de associação acusou hoje a Federação Nacional dos Professores de traição e de ser “cúmplice” de um governo que quer acabar com as escolas onde trabalham.

Os professores dos colégios dizem ainda que se sentem “sem qualquer proteção, cercados“, de um lado pelo governo, e do outro pela Fenprof.

“A Fenprof tornou-se cúmplice e defensora de um governo que quer condenar à morte as escolas onde trabalhamos e terá de assumir a sua responsabilidade pelo que está a acontecer”, acrescentam.

E por isso entendem que aquela estrutura sindical “perde legitimidade como defensora dos trabalhadores portugueses porque defende e apoia o despedimento de trabalhadores portugueses”.

/Lusa

3 COMENTÁRIOS

  1. A máfia dos colégios está bem organizada e este “circo” só mostra que o governo está no caminho certo!!
    Engraçado é ver o povo (alunos, professores, pais) instrumentalizados a fazerem o “trabalho” de certos “empresários” dos colégios!…

RESPONDER

O veterano da 2ª Guerra que inspirou Dunkirk viu o filme - e chorou

O filme Dunkirk está a superar todas as expetativas: além de liderar nos EUA está a ter uma excelente aceitação nos mercados internacionais e Portugal não é exceção. No entanto, a aprovação de um espetador “especial”, …

Escândalo de fuga de informação confidencial provoca crise no Governo sueco

O primeiro-ministro da Suécia, o social-democrata Stefan Löfven, anunciou esta quinta-feira que os ministros do Interior, Anders Ygeman, e Infraestruturas, Anna Johhansson, vão deixar o Executivo após o escândalo provocado no país pela fuga de …

Rússia terá usado perfis falsos no Facebook para espiar campanha de Macron

A Agência Reuters noticia que agentes secretos russos tentaram espiar a campanha de Macron, para as eleições francesas. Como? Criando perfis falsos para se fazerem "amigos" de membros da campanha. Agentes ligados aos Serviços Secretos russos …

Cientistas chineses desenvolvem possível inibidor do vírus Zika

Uma equipa de investigadores chineses desenvolveu um possível inibidor do vírus Zika baseado em moléculas, que foi testado em ratos e poderá ajudar a combater a propagação do vírus entre seres humanos. Segundo o jornal Shanghai …

Fundador da Amazon ultrapassou Bill Gates e é o novo homem mais rico do mundo

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, tornou-se nesta quinta-feira pela primeira vez no homem mais rico do planeta, com uma fortuna que supera 90 mil milhões de dólares. De acordo com a revista "Forbes", que …

Augusto Inácio esteve retido nas instalações do Zamalek e teve que recorrer à embaixada poortuguesa

O treinador português esteve impedido de sair das instalações do Zamalek, no Egito, por seguranças do clube, tendo sido obrigado a pedir auxílio à representação portuguesa no Cairo - que interveio prontamente. No final, ficou …

Fumar pode aumentar a sensibilidade ao stress

Fumar pode aumentar a sensibilidade ao stress, revela um estudo feito em cobaias pelo Centro Nacional para a Pesquisa Científica da França (CNRS) e publicado nesta terça-feira na revista “Molecular Psychiatry“. Contrariando a ideia popular que …

Índia: Criança de dez anos pede para abortar

O Supremo Tribunal indiano aceitou estudar o caso de uma criança de 10 anos, grávida de 26 semanas, cujos pais pediram autorização para fazer um aborto fora do prazo legal. Vários médicos vão examinar a …

Criança inglesa desaparecida na Praia da Luz foi encontrada

Uma criança de nacionalidade inglesa esteve desaparecida desde o início da tarde desta quinta-feira na praia da Luz, em Lagos, Algarve, estando as autoridades policiais a efetuar buscas sobre o seu paradeiro, disse à Lusa …

Nova tecnologia permite extrair energia cinética aos veículos e transformá-la em energia elétrica

Uma equipa que envolve especialistas do Porto, de Lisboa e de Coimbra está a desenvolver uma tecnologia para ser aplicada na superfície de pavimentos rodoviários, que permite extrair energia cinética aos veículos e transformá-la em …