/

Costa e Merkel querem ritmo elevado na vacinação. Charles Michel visita os Jerónimos esta terça-feira

Stephanie Lecocq / POOL / EPA

António Costa com o presidente do Conselho da Europa, Charles Michel

O primeiro-ministro, António Costa, e a chanceler germânica, Angela Merkel, assumiram esta segunda-feira como objetivo prioritário “manter um ritmo elevado” na vacinação contra a covid-19 em todos os Estados-membros da União Europeia.

“Excelente reunião com a chanceler Angela Merkel para passagem de testemunho entre presidências da União Europeia”, escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

A presidência portuguesa da União Europeia (UE), que se prolongará até junho, sucede a seis meses de presidência alemã, quer terminou em 31 de dezembro de 2020.

Sobre esta reunião “de passagem de testemunho” entre os chefes dos governos português e germânico, que se realizou por videoconferência, António Costa escreveu que houve acordo em relação à “importância de manter ritmo elevado da vacinação e de pôr no terreno os instrumentos para a recuperação económica e social“.

Costa recebe esta terça-feira o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, para uma reunião de trabalho, na qual participará também o Ministro dos Negócios Estrangeiros, num programa que inclui ainda uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos.

Do programa da visita de Charles Michel consta uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro, na qual participam o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a secretária de Estado do Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, e que acontece a partir das 15h30, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Está também prevista uma breve visita ao Mosteiro dos Jerónimos, local onde foi assinado o Tratado de Adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (atual UE), em 1985.

A visita do presidente do Conselho Europeu é o primeiro encontro oficial da presidência portuguesa do Conselho da UE.

Também esta terça-feira, pelas 18h30, o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém será palco do espetáculo inaugural da presidência portuguesa, com um concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa, conduzido pela maestrina Joana Carneiro.

O espetáculo contará ainda com a participação dos artistas Ana Moura, Carminho, Camané, Sara Correia e da guitarrista Marta Pereira da Costa, com curadoria do Museu do Fado e direção artística de Elisabete Matos.

O fadista Carlos do Carmo, que morreu na passada sexta-feira, aos 81 anos, será homenageado durante o concerto, depois de o Governo ter decretado um dia de luto nacional pela sua morte.

Portugal assumiu a sua quarta presidência do Conselho da UE no dia 1 de janeiro, a qual se estenderá durante o primeiro semestre de 2021, sucedendo à Alemanha e antecedendo a Eslovénia, sob o lema “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”.

Marcelo destaca vacinação e ajudas financeiras

O Presidente da República saudou esta terça-feira e desejou êxitos à presidência portuguesa da UE, destacando os processos de vacinação contra a covid-19 e de atribuição de ajudas financeiras aos Estados-membros para fazer face à atual crise.

Numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa antevê “seis meses de grande empenho das autoridades portuguesas e de afirmação de Portugal, quer em Bruxelas, mas também um pouco por todo o mundo”, como “ator internacional de primeira linha”.

“Ser Estado-membro da União Europeia torna-nos num ator internacional de primeira linha e esta presidência é um momento raro de dirigir os destinos e as tomadas de decisão desta comunidade de valores, de promoção da paz, dos direitos humanos, da igualdade, solidariedade e estabilidade e do bem-estar sustentável dos cidadãos europeus, mas também da melhoria das condições de vida em muitos outros locais do mundo”, considera.

Segundo o chefe de Estado, “é esta igualdade e solidariedade da União Europeia que vai permitir que os seus 450 milhões de cidadãos possam vir a ser vacinados” contra a covid-19, “bem como atribuir as ajudas financeiras” para fazer face à crise social e económica causada pela pandemia.

Marcelo Rebelo de Sousa refere que “as prioridades definidas pelo Governo português para esta presidência”, durante o primeiro semestre de 2021, são “promover a recuperação, a coesão e os valores europeus, promover a União Europeia como líder na ação climática, acelerar a transformação digital ao serviço dos cidadãos e das empresas, valorizar e reforçar o modelo social europeu, promover uma Europa aberta ao mundo”.

“O Presidente da República saúda assim o início desta Presidência Europeia e deseja os maiores êxitos na sua realização”, lê-se na nota.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.