Nem Costa, nem Merkel. Ninguém quer voltar a confinar

Primeiro-ministro António Costa com a chanceler alemã Angela Merkel

São vários os países europeus a registar um aumento do nível de novos casos de infeção por covid-19, mas também são muitos aqueles que querem evitar novos confinamentos.

A curva achatou em vários países europeus, mas o número de novos casos de infeção por covid-19 voltou a aumentar, motivando os Governos a apertar as restrições. No entanto, avança o ECO, são muitos os líderes que querem evitar um novo confinamento. A principal razão? O receio de que a economia não consiga resistir.

António Costa é um dos líderes que partilha desta opinião. O primeiro-ministro português avisou que, quando chegar o outono e o inverno, não vai ser possível repetir a “capacidade de resposta” que houve em março.

Isto significa que “o ano letivo não pode decorrer com as escolas totalmente encerradas” e que “não podemos voltar a encerrar empresas porque isso significa milhares de postos de trabalho em risco”.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, também já afastou um novo confinamento, afirmando que “não podemos fechar o país porque os danos colaterais do confinamento são consideráveis”. Macron admite, ainda assim, a contenção de determinadas áreas “se a situação o exigir”, indicando a sua preferência por “estratégias muito localizadas“.

Angela Merkel também defendeu uma atuação coordenada para que não se avance para um novo confinamento. “Politicamente, queremos evitar fechar as fronteiras novamente a qualquer custo, mas tal parte do princípio de que agiremos em coordenação”, disse.

A economia europeia recuperou, mas, em agosto, a tendência inverteu-se: o ECO aponta que o indicador que mede a atividade da indústria e dos serviços, o PMI compósito, para a Zona Euro baixou de 54,9 pontos em julho para 51,6 pontos em agosto.

Nos Estados Unidos, Donald Trump também se mostra contra maiores restrições. No início deste mês, o Presidente norte-americano disse que um confinamento iria fazer mais mal do que bem.

“Um confinamento permanente não é um caminho viável para produzir o resultado desejado ou certamente não é um caminho viável para a frente e acabaria por infligir mais danos do que prevenir”, afirmou, citado pela CNBC.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …