Costa e Marcelo concordam em não fazer luto nacional por Otelo

José Coelho / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Tanto o primeiro-ministro como Marcelo Rebelo de Sousa concordam em não abrir o precedente de fazer luto nacional de figuras militares. Dos militares de Abril, apenas Spínola teve direito por ter sido Presidente da República.

O Presidente da República está de acordo com o Primeiro-Ministro. No último Domingo, o governo decidiu não decretar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, já que outras figuras importantes do 25 de Abril – como Salgueiro Maia ou Ernesto Melo Nunes – também não receberam essa homenagem.

De acordo com uma fonte de Belém citada pelo Expresso, essa diferença de tratamento “ia levantar perguntas sobre porquê este e não aquele, quando o Otelo ainda é quente”. Recorde-se que Marcelo emitiu uma nota pela morte do capitão de Abril referindo que foi uma figura que causou “profundas clivagens” na sociedade portuguesa.



“Um dos mais activos Capitães de Abril, exerceu funções muito relevantes durante a revolução e candidatou-se à Presidência da República em 1976. Afastado do poder na sequência do 25 de novembro de 1975, viria a ser considerado, pela Justiça, envolvido nas FP25, condenado e amnistiado”, escreveu, referindo que Otelo “suscitou paixões, tal como rejeições” e que “é ainda cedo para a História o apreciar com a devida distância”.

Manuel Alegre tem uma posição contrária à de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa. “Se Mário Soares fosse vivo e tivesse poder, decretaria luto nacional pela morte do Otelo. Acho que a morte dele merece luto nacional”, disse o socialista ao DN.

Questionado pelo Expresso sobre a questão, o Presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril, preferiu não dar a sua opinião. “Não sou a pessoa indicada para dizer isso. Não ficaria surpreendido se tivesse sido decretado, mas não quero comentar. Os militares de Abril não estão na moda há muito tempo”, revela.

Não há tradição de se declarar luto nacional por figuras militares, à excepção de António Spínola em 1996, que teve direito às honras por ter sido Presidente da República.

Segundo o Expresso, os governos portugueses decretam luto nacional por políticos, como Mário Soares ou Álvaro Cunhal; figuras religiosas, como o Papa João Paulo II ou o Cardeal D. José Policarpo; personalidades da cultura, como Amália Rodrigues ou José Saramago e figuras internacionais, como Nelson Mandela ou Samora Machel.

Marcelo Rebelo de Sousa vai estar mais logo presente na capela da Academia Militar, por volta das 16h30. O corpo de Otelo Saraiva de Carvalho encontra-se em câmara ardente até às 22 horas e vai ser levado amanhã para o funeral em Alcabideche, com uma missa restrita à família e pessoas próximas.

AP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …