Costa é o líder europeu que melhor nota recebe pela gestão da pandemia

Julien Warnand / EPA

O primeiro-ministro português surge no topo da confiança dos cidadãos no que se refere à resposta dada pelos Governos de Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Alemanha à crise de Covid-19. António Costa recebe 75% de aprovação contra apenas 27,7% do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez.

Estes dados resultam de uma compilação feita pelo jornal espanhol ABC em torno de sondagens feitas em Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Alemanha, para aferir a forma como a actuação dos líderes destes países está a ser avaliada pelos seus cidadãos.

António Costa é o líder que se destaca com 75% de aprovação, seguindo-se Giuseppe Conte (71%), o primeiro-ministro de Itália. Angela Merkel, a Chanceler da Alemanha, recebe 63% de aprovação.

O ABC repara que os números de Portugal “se situam muito longe do drama que se vive em Milão ou Madrid”, apontando, contudo, que “aumentam as suspeitas de que a informação oficial apenas representa a ponta do icebergue“. Apesar disso, os “cidadãos renovam a sua confiança no Governo socialista, tendo em vista que aprendeu com os erros dos seus homólogos de Espanha ou Itália“, refere o jornal.

Boris Johnson, o primeiro-ministro britânico, recebe 55% de aprovação, mesmo depois da forma como começou por desvalorizar a pandemia. Ele está infectado com coronavírus, mas continua a governar o país, e conseguiu aumentar a sua popularidade de 33%, antes da pandemia, para os 55% actuais.

Em sentido inverso, o primeiro-ministro de Espanha está com a popularidade em baixa. Pedro Sánchez consegue apenas 27,7% de aprovação.

Também o presidente de França, Emannuel Macron, está a corresponder mal às expectativas dos franceses, contando com apenas 39% de aprovação.

ZAP //

PARTILHAR

29 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Sr. Primeiro Ministro,estou agradado com a actuação do governo, está a gerir bem a situação, bom trabalho!

    • Está a ser irónico… só pode!!!

      Num país em que não há testes e desse modo o número de infetados aparenta ser menor (apenas porque se desconhece o real número de infetados); num país em que há pessoas que são postas em confinamento obrigatório e depois não lhes fazem os testes finais; num país em que muitos nem sequer são assistidos após longas horas a ligar para a linha saúde24 (há relatos de pessoas que ligaram durantes dois ou três dias sem que lhes fosse dado seguimento); num país em que não foi dado particular cuidado aos lares; num país em que neste momento as empresas ainda não sabem com o que podem contar; num país em que a banca vai ganhar à grande com tudo isto com spreads de 1 a 3% mesmo indo buscar o dinheiro a taxas negativas e tendo o capital praticamente todo garantido pelo Estado; num país em que não há máscaras nem equipamentos de proteção para médicos e enfermeiros (veja o elevado nº de profissionais infetados neste momento); num país em que as duas tontas (a da dgs e a pseudo-ministra da saúde) dizem um dia uma coisa e no dia imediatamente a seguir o seu contrário; num país em que o estado não quis saber da capacidade produtiva nacional instalada que poderia produzir praticamente tudo aquilo que necessitamos (apenas agora se lembrou disso); num país que teimou em não encerrar as fronteiras (fê-lo muito tardiamente e sabendo-se o que estava a acontecer em Espanha…); num país em que se não fosse o Presidente da República não haveria estado de emergência (o governo manteria tudo como estava); e…

      Bem sei que o povo não é muito exigente mas penso que também não é assim tão estúpido para perceber que se não fosse a vontade do povo português neste momento ainda teríamos as escolas abertas e andava tudo por aí normalmente. Basta ver o que se passa com as máscaras. Todos sabem que deverão ser usadas. Pois o governo e a dgs continuam a não recomendar o seu uso. Uma vez mais o povo está a frente de quem governa e adota o uso da máscara. E faz bem. Perante um bando de incompetentes tem de ser o povo sereno a ajuizar e a tomas as decisões corretas.

      Como comecei por referir… boa ironia!

      E já agora digo-lhe uma coisa que desconhece: em breve as aulas serão retomadas. Não porque não exista risco de contágio mas porque o estado está a ficar sem dinheiro e não aguenta mais o atual cenário. Isto é, vão ser tomadas já no início de maio medidas que não se encontram justificadas por questões de saúde mas apenas por critérios economicistas. E sei muito bem do que falo e do que anda a ser debatido.

      • Ventura, és tu?!
        .
        Se a ministra e e directora da DGS são tontas, tu és o quê?
        Tu, que claramente não sabes sequer o que se passa em Portugal, como sabes o que se passa nos outros países comparados?!
        Imagino como estaria o país se fosse governado por iluminados como tu!…

      • Excelente comentário! Alguém com capacidade para discernir corretamente o que por aqui se passa.
        Só lamento que alguns optem pelo profundo desconhecimento da realidade do país como este comentador de futebol dado pelo nome de Eu! É confrangedor ver o quão tacanho pode ser a mente humana.

      • Nenhum País está isento deste contagio. Nenhum Governo é irreprochavél, face a uma Pandemia desta envergadura, nota-se no entanto nas diferentes atitudes de vários Governos, que portugal (mal ou bem), enfrenta esta guerra com uma atitude Cívica apreciável e de certa forma exemplar, reconhecida por alguns dos seus Pares da U.E. Pode discordar da minha analise, mas por enquanto não estamos em situações dramáticas de certos outros Países, esperando que a População Portuguesa continue a respeitar todas as medidas de precaução aconselhadas e impostas por as Autoridades competentes !… Pense bem …. não se trata de uma simples constipação !…. Quanto a falhas, claro que as há, e temos todo o direito e dever de as apontar, mas não se esqueça que a maior solução está nas mãos de nós todos !… Bem haja !

        • E o que nos tem salvado tem sido mesmo a conduta responsável de cada um de nós. Pelo governo, neste momento, ainda não estaríamos no estado de emergência que no fundo lhe foi imposto pelo presidente da república. E, pelo governo, continuaremos todos a andar sem máscara. E tudo o resto…

          • É… o povo é que e responsável porque, pelos incompetentes do governo, andava tudo na praia e na borga… e tudo o resto!…
            E por eles, até os médicos e enfermeiros andavam em máscara… eles querem é matar tudo!…
            Enfim, vives numa realidade paralela e acreditas mesmo nas mentiras que inventas!
            Outro Ventura que só atrapalha e inventa estorias e polémicas para entreter o mais limitados…

            • Pensava que não era possível alguém ser assim tão lerdo. Mas lá está, há sempre mais um carneiro a surpreender-me todos os dias.
              Quanto ao resto o colega não terá percebido que não temos muitos casos porque também não fazemos muitos testes; não temos equipamentos de proteção para médicos e enfermeiros; o governo só decretou o estado de emergência porque tal lhe foi imposto pelo PR; o governo encerrou muito tarde as fronteiras; o governo desprezou a capacidade produtiva nacional; o governo baralhou os apoios e a única coisa que garantiu até ao momento foi um belo negócio para a banca… e por aí fora.
              Enfim, és apenas um palerma. E nada mais do que um palerma obcecado pelo futebol e que quando sai desse domínio só diz disparates. És no fundo um taberneiro.

      • concordo plenamente sem dúvida muito bem escrita essa analogia certíssima a verdade está ai nua e crua certamente não agrada a muita gente instalada que teêm dificuldade em aceitar os graves erros de governação gente incompetente são responsáveis pela perda de vidas que poderiam ter se salvo por tudo tardar vão continuar a errar ao ponto de tornar novamente incontrolável esta pandemia espero que não temos no País pessoas muito mal formadas só contam com o umbigo delas os outros que se lixem depois veêm aplaudir com se ouvesse algo a aplaudir ficaram todos mal na fotografia quem sofre com tudo isto São toda as pessoas que estão na linha da frente arriscando suas vidas para ajudar os outros mesmo confirmando que DGS ANDA A TAPAR BURACOS PROMETENDO O QUE NÃO TEÊM pondo as vidas dos proficionais de saúde em perigo a verdade vem vindo a conta gotas ao tono sempre a muito custo chega até a ser Ridiculo mas um dia vão ser responsabilizados deviam ter feito melhor tinham todas as condições para preparar atempadamente com que tivessem material para o primeiro combate mas a reação foi que não era nada não chegava ao País

  2. Mas pagar o que deve às empresas portuguesas é melhor não… Batam palmas pelo concurso público que foi aberto para enfermeiros a pagar 6.42€ por hora. Isto para os meter na linha da frente da pandemia. A falta geral de equipamento básicos nos hospitais. Estão à espera que os privados continuem a fabricar e doar material? Este governo é uma vergonha, repugnante

    • Admitindo que o governo seja mau, para não o contradizer o Pereira, e outros mais que por aqui andam a querer impor a sua politica, aonde é que o Pereira vai buscar um governo que não seja muito pior que este?

      • Parece que ainda há poucos dias compararam a situação em Portugal com a da República Checa, pois tinham realidades muito parecidas relativas no início do surto da Covida 19 (n.º de habitantes parecido, início do surto na mesma altura…) e por lá as coisas estão muito melhores…
        A questão que coloco é: haverá países que, estando na situação em que Portugal estava, conseguiram fazer pior? Eu não conheço.

RESPONDER

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …

Nuno Graciano "disponível" para acordo com Carlos Moedas

Nuno Graciano, candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo Chega, disse que há "condições" para conversar com Carlos Moedas, em caso de vitória do social-democrata. Em entrevista ao Diário de Notícias, Nuno Graciano, candidato do Chega …

Jogos Olímpicos: 4 modalidades estiveram em todas as edições

Curiosamente, em Tóquio também se vão estrear quatro modalidades (mais duas vertentes). Há desportos que só estiveram nos Jogos uma vez. Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já arrancaram oficialmente. Depois do início de algumas modalidades, na …

Rússia "desconectada com sucesso" da Internet mundial em nova ronda de testes

A Rússia se "desconectou com sucesso" da rede mundial de Internet durante novos testes da sua tecnologia 'RuNet', informou o site de notícias RBC. De acordo com o site, que cita fontes não identificadas no setor …

Depois das cheias, Alemanha tem outra luta em mãos: limpar montanhas de lixo

Foram as cheias mais devastadoras da Alemanha nos últimos 60 anos, mas os problemas não acabaram com as chuvas. O país terá agora de lidar com montanhas de lixo, frigoríficos estragados e carros destruídos, amontoados …

Síndrome de Guillain-Barré apontada como efeito "muito raro" na vacina da Janssen

Infarmed justifica a decisão com os resultados da investigação feita pela Agência Europeia do Medicamento, iniciada após os reguladores norte-americanos terem dado o alerta para o "risco acrescido de se desenvolver uma condição neurológica rara …

Presidenciais. Tweets de Sara Sampaio e Barroco de Melo motivam abertura de inquérito no MP

Sara Sampaio e Eduardo Barroco de Melo fizeram publicações no Twitter, durante o período de reflexão para as últimas presidenciais, que serão agora investigadas pelo Ministério Público (MP). O Ministério Público (MP) abriu um inquérito para …

2,5% da população respondeu "não" ao SMS de agendamento

O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 revelou hoje que, no total, 2,5% da população respondeu ‘não’ à mensagem recebida para agendar a vacina e, quando houve mais filas, 2,7% faltaram à marcação. Henrique …

El Salvador pede prisão de ex-Presidente Salvador Sánchez Cerén por corrupção

Promotores de El Salvador emitiram um mandado de prisão contra o ex-Presidente Salvador Sánchez Cerén sob a acusação de peculato, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. O procurador-geral Rodolfo Delgado disse na quinta-feira que as acusações …