//

Costa garante: vai haver aumentos reais para pensões e apoios sociais

O secretário-geral do PS afirmou este sábado que o Governo vai atualizar em termos reais o Índice de Apoios Sociais (IAS) e que as pensões mais baixas terão reposição do poder de compra, diminuindo-se a desigualdade entre pensionistas.

António Costa falava no encerramento da rentrée política do PS em Coimbra, num discurso em que destacou medidas em preparação pelo seu executivo para aumentar as pensões mais baixas, o salário mínimo e o IAS, embora sem quantificar.

“Nos limites das nossas capacidades, não deixaremos de assegurar àqueles que recebem as mais baixas pensões que as suas pensões serão respostas e permitirão repor o poder de compra, diminuindo as desigualdades entre pensionistas”. declarou o líder socialista, também primeiro-ministro

“Sim, esses que trabalharam, que descontaram e que vivem das suas pensões têm também o direito de ver reduzidas as suas desigualdades”, acrescentou António Costa

Também segundo António Costa, “pela primeira vez desde 2009”, este ano será atualizado o IAS – uma medida que classificou como “essencial para que não se deteriore em valor real o conjunto de prestações sociais, apesar da baixa inflação, e permita uma recuperação de rendimento a quem mais carece”.

“O Governo também não desistirá do aumento progressivo do salário mínimo nacional. Ao contrário do que muitos diziam, o aumento do salário mínimo [em 2016] não contribuiu este ano para o aumento do desemprego, que se reduziu este ano”, defendeu.

Sobre a política de rendimentos do seu Governo, o primeiro-ministro advertiu que, ao contrário do passado, não se podem dar “incentivos errados à sociedade, designadamente a trabalhadores, empresários ou desempregados”.

“Temos de dar o incentivo de que vale a pena trabalhar e que não é à custa de baixos salários que ganhamos competitividade”, sustentou.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.