/

Costa foi recebido (no mesmo dia) por 2 ministros dos Estrangeiros da Argentina

Paulo Novais / Lusa

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, com a ministra cessante dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Susana Malcorra

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, com a ministra cessante dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Susana Malcorra

O primeiro-ministro, António Costa, viveu esta segunda-feira a circunstância insólita de ter sido recebido no mesmo dia por dois ministros dos Negócios Estrangeiros argentinos, primeiro Susana Malcorra, que foi depois substituída no cargo por Jorge Faurie.

“Tenho a certeza que este será um dia inesquecível para si”, disse Susana Malcorra a António Costa no encerramento de um Fórum de Negócios entre Portugal e a Argentina no seu último ato oficial enquanto ministra dos Negócios Estrangeiros.

Susana Malcorra, que chegou a ser apontada como uma das mais sérias adversárias de António Guterres na corrida ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas, foi esta segunda-feira substituída por Jorge Faurie nas funções de ministra dos Negócios Estrangeiros, no executivo chefiado pelo Presidente da República, Maurício Macri.

Jorge Faurie tem ligações a Portugal, onde viveu dez anos e desempenhou as funções de embaixador da Argentina em Lisboa. Esta madrugada esteve no aeroporto de Ezeiza para receber o primeiro-ministro português.

Depois de Susana Malcorra lhe falar em tom de despedida, António Costa deu uma resposta simpática, aproveitando a circunstância de a ministra cessante ir desempenhar funções em Madrid.

“Agora que está livre de atos oficiais, tenho a certeza que fica mais disponível para nos visitar. Pode vir a Lisboa, mas não só, também ao Porto, à região do Douro, ao Alentejo, Algarve, Açores ou Madeira”, disse o primeiro-ministro.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.