Costa ficou “comovido com o carinho de Rio pelo Bloco de Esquerda”

Mário Cruz / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, rejeitou esta segunda-feira responder a questões “conjunturais” e a “tricas entre políticos”, optando por falar sobre o que considera serem os desafios de longo prazo.

Questionado em Vila de Rei, Castelo Branco, sobre os ataques ao Bloco na entrevista que deu ao semanário Expresso, no fim de semana, e sobre as declarações do líder do PSD, Rui Rio, que afirmou que o primeiro-ministro é mal-agradecido ao parceiro de Governo, o líder do PS pediu a que quem fala da entrevista para a ler, para “entender bem o que lá está”.

António Costa declarou que a “vida política não são tricas entre políticos”, afirmando ainda ter ficado “comovido com o carinho do doutor Rui Rio pelo Bloco de Esquerda”.

Para o líder socialista, que falava no decorrer de uma visita ao Centro Geodésico de Portugal e ao Centro de Geodesia, em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, em mais um “ponto de paragem” do seu roteiro pela Estrada Nacional (EN) 2, nesta altura é preciso discutir “o que cada partido, cada político, deseja para o futuro para o seu país, e quais são as opções de cada um”.

O secretário-geral do PS lembrou que se vai “entrar numa nova etapa, numa nova caminhada a partir de outubro”, tendo dado conta que decidiu fazer esta volta pela EN2 porque “não há nada como ir ao quilómetro 0”, numa alusão ao início deste périplo pela maior estrada nacional, que liga Faro a Chaves, “para pensar tudo outra vez, olhar para o futuro e pensar o que vamos fazer mais e o que vamos fazer melhor”, dando conta das “ambições e desafios” do PS.

António Costa apontou que os “desafios demográficos”, “alterações climáticas”, e “transição para a sociedade digital”, bem como a “erradicação da pobreza” e o combate às desigualdades são alguns dos “grandes desafios estratégicos” que o país tem pela frente.

O líder do PSD, Rui Rio, disse no sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem “ingratidão” e o “medo” que o PS tem em “perder” votos para os bloquistas nas eleições legislativas.

“O que eu pessoalmente não acho bonito – e isso eu não faço – é, por exemplo, o que está a fazer o Partido Socialista, que andou com o Bloco de Esquerda de braço dado durante quatro anos […] e agora que precisa está com medo de que os votos da esquerda fujam para o BE”, disse Rui Rio.

O líder socialista, António Costa, sugeriu, em entrevista ao semanário Expresso, que o BE “vive na angústia de ter de ser notícia”, enquanto o outro parceiro da ‘geringonça’, o PCP, tem outra “maturidade institucional”.

No domingo, a coordenadora do BE, Catarina Martins, respondeu, pro seu turno, que seria “bom” o líder socialista ter “a humildade de reconhecer o que foi feito em conjunto”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …