Costa dá sinais de querer ficar, mas mantém tabu. Afastamento de Medina pressiona recandidatura em 2023

António Cotrim / Lusa

Os poucos sinais que António Costa tem dado indicam que será recandidato nas próximas legislativas, em 2023.

Em entrevista ao Expresso, Fernando Medina vincou que não está disponível para suceder a António Costa no PS, caso o atual secretário-geral decida sair em 2023.

“Não há nenhuma circunstância política que me fizesse não cumprir esse compromisso com os lisboetas”, garantiu, acrescentando que “espera mesmo” que o atual primeiro-ministro seja candidato nas próximas legislativas.

O afastamento de Medina da corrida pressiona Costa para que não abra a luta pela sucessão no PS daqui a um ano e meio. Isto porque, sem o autarca, seria muito provável que o partido pendesse para a ala esquerda de Pedro Nuno Santos.

O semanário Expresso avança que António Costa tem dado pequenos sinais de que quererá ficar. O mais significativo terá sido o anúncio das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, em que nomeou uma comissão, presidida por Pedro Adão e Silva, para fazer perdurar a celebração até 2026.

Também em entrevista ao Expresso, o ex-ministro Vieira da Silva vaticinou que “nunca” sentiu da parte do primeiro-ministro “vontade de se reformar das suas funções”.

“Estamos num processo, como se vivêssemos dentro de um parêntesis, congelámos muitas coisas na nossa vida coletiva. A tarefa deve ser retomá-la, sabendo que o passado não volta para trás”, disse.

No entanto, no seio socialista, esta convicção não é comum e há dúvidas, principalmente quando se analisa o calendário.

As eleições diretas para o secretário-geral do PS foram em maio e o congresso do PS realiza-se (depois de um adiamento) a 28 e 29 de agosto, o que empurrará o próximo conclave para daqui a dois anos, a meses das eleições legislativas.

Ora, a dúvida é se António Costa se atreveria a abrir uma luta pela sucessão tão perto de eleições.

A hipótese de um cargo europeu também complica as contas. O semanário explica que os cargos de topo na UE só voltam a abrir em maio de 2024, após as eleições europeias e sete meses depois das legislativas.

Sair nessa altura deixaria o PS sem sucessor no Governo e sem a garantia de que Marcelo o aceitasse sem novas eleições.

Há ainda quem defenda que o PRR tem de ser executado até 2026 e que Costa quererá deixar o seu nome associado a uma mudança na economia, que pode ser impulsionada pelo plano.

Além disso, grande parte das reformas deixou-as para depois de 2023.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …